Checkpoint: Até aqui você já deveria estar assim
Particionou o hd da máquina com 03 novas partições, uma que servirá como swap (swap), outra que será sua raiz de arquivos do sistema(/) e uma outra que será para armazenar seus arquivos pessoais(/home).
Baixou as ISOs necessárias para instalar o novo sistema.
Baixou programas necessários para bootar e testar seu pendrive.
E bootou seu pendrive e o testou.
Passo 3: Reboot / Particionamento / Instalação
Reboot:
Irreversível! Está preparado(a)?
DICA: se você ainda não anotou, comece a fazer sua checklist para que possa compreender o que está fazendo e não apenas seguindo passos ok?!
Agora reinicie a sua máquina a partir do pendrive bootado, geralmente se pressiona a tecla F12 ou F8 na reinicialização, varia conforme fabricante.
Escolha a opção INSTALAR.
Ops! Se houver algum problema: uma tela muito importante ira abrir logo ao reiniciar a partir do pendrive bootado com "winsetupfromusb" fornecendo opções que podem ser acessadas teclando F1 ou F2. Teclando F2, que é o que importa, abrirá as opções de inicialização e se o boot não funcionar com esta opção você poderá encontrar e iniciar a máquina novamente a partir do Windows, no entanto isto não definirá a inicialização, apenas não vai te deixar na mão caso o grub não funcione, mas só utilize esta opção caso haja algum problema com sua instalação e você não consiga acessar seu Windows, no demais prossiga a instalação normalmente.
(para matar a curiosidade, tecle F2 e veja o que acontece, e para sair: ctrl+alt+del, lembrando: tudo aqui é por sua conta e risco!)
Particionamento:
Escolha a opção de "Instalação Manual" ou "Particionamento Manual", geralmente a última opção da página de instalação.
Lembra das anotações que você fez sobre o particionamento no Windows que você fez? Agora pegue e confira o tamanho da partição que anotou e selecione conforme os valores se encaixem. Partição por partição, selecione e você vai encontrar a opção "formatar para:" e normalmente há uma lista em cascata diversos tipos de partições, inclusive:
- / (raiz) :: partição do sistema; assim que você achar a partição que você separou para ser a raiz, selecione, confirme e procure a próxima partição e continue a configurar.
- /swap (swap) :: partição do gerenciador de memória. Lembre: o dobro de sua RAM;
- /home (home) :: partição pessoal: onde serão salvos seus arquivos e downloads.
Pronto! Agora é só aplicar as alterações, confirmar e prosseguir a instalação.
Instalação:
As etapas a seguir são muito intuitivas: definir língua, layout de teclado, senhas, usuário etc.
Em caso de imprevistos leia atentamente a mensagem de notificação anote e antes de qualquer coisa pesquise artigos relacionados.
Lembrando: TUDO AQUI É FEITO POR SUA CONTA E RISCO!