Há poucos dias, fui convidado a fazer uma busca e instalar uma nova aplicação de chamados que fosse mais amigável para os usuários e até mesmo para a equipe de suporte poder trabalhar junto com o software.
O desafio foi remover ou migrar o OTRS para o
GLPI e, buscando materiais interessantes para poder vencer esse desafio, fui diretamente à documentação de instalação no site da própria GLPI. Infelizmente, a documentação disponível era datada de 2014, uma documentação na versão 0.85, em francês.
Isso me forçou a estudar um pouco mais, ler muito mais e entender exatamente o que é necessário. Porém, durante as buscas, eu percebi que muitos materiais disponíveis acabam sendo obsoletos ou apresentam erros na instalação, então, decidi contribuir com o meu primeiro artigo para o Viva o
Linux.
Espero, de todo o coração, que possa ajudar alguém com este artigo e que seja bem claro para ajudar a todos que buscam orientação sobre a instalação do
GLPI.
Procedimentos de instalação do GLPI
O GLPI tem alguns pré-requisitos para a instalação e funcionalidade fluída. Um deles é o servidor web, que neste caso é o Apache. Como o GLPI é programado em PHP, se torna necessário instalar o módulo de PHP para funcionar corretamente:
# apt install apache2 libmysqlclient15-dev php5 php5-gd php5-mysql php5-curl php5-imap php5-ldap php5-xmlrpc php5-apcu
Outro item importante para a funcionalidade plena do GLPI é o servidor MySQL. Caso já tenha um servidor ativo e não queira instalar outro, basta fazer a criação e configuração do caminho do banco de dados no GLPI, no momento da sua configuração, que será uma tela mostrada mais a frente. Se não houver nenhum servidor de banco de dados, o seguinte comando fará a instalação do mesmo:
# apt install mysql-server mysql-client
Durante o processo de instalação do MySQL, será pedida uma senha de gerenciamento para do Admin do SQL. A senha deverá ser repetida para confirmação da senha. Neste documento será fornecido o exemplo de senha 1234.
Criação do banco de dados
Agora que as dependências foram instaladas, precisamos fazer a criação do banco de dados e depois fazer a instalação do GLPI:
# mysql_install_db
# mysql -u root -p (vai pedir a senha que no caso deste tutorial é 1234)
Criaremos um banco de dados com o nome glpidb e a senha de acesso ao banco de dados será glpi-key podendo ser definida da forma que você desejar. Os comandos de criação e de aplicação de privilégios de acesso ao BD são os seguintes:
mysql>
create database glpidb character set utf8;
mysql>
GRANT ALL PRIVILEGES ON *.* TO glpi@localhost IDENTIFIED BY 'glpi-key' WITH GRANT OPTION;
mysql>
quit;