Quando sua rede se expande, surge uma maior demanda por controle. A segurança precisa ser cada vez mais dinâmica. Utilizando soluções open source teremos um "scanner" de vulnerabilidades completo, onde poderemos agendar escaneamentos e termos relatórios completos.
Quando sua rede se expande, surge uma maior demanda por controle. A segurança precisa ser cada vez mais dinâmica. Utilizando soluções open source teremos um "scanner" de vulnerabilidades completo, poderemos agendar scanners e ter um um relatório gerado em HTML, PDF e XLS, com gráficos, resumindo em graus de seriedade as falhas de segurança, contendo ainda a solução para a falha em questão.
Neste tutorial foram utilizados o Nessus e o Inprotect em um CentOS 5.0 i386.
Pré-requisitos
Apache, MySQL e alguns módulos PHP e Perl, que são necessários para o correto funcionamento do Inprotect. Infelizmente não fica muito claro quais módulos o Inprotect utiliza, por isso instalei todos os possíveis no artigo.
Aqui eu fui conferindo os logs e instalando conforme a necessidade, caso tenha paciência, faça o mesmo.
[3] Comentário enviado por vitor.jjb em 04/09/2008 - 12:03h
Caros amigos,
Cabe ao VOL fazer essa modificação, pois não tenho acesso a artigo já publicado. Mas tenho certeza que se um ADM Linux tiver um know-how para implementar e utilizar o Inprotect, com certeza o ' -c ' não vai ser um problema. Hahahahahaha .
[4] Comentário enviado por EJALES em 10/09/2008 - 09:20h
Olá pessoal, blz?
Tira uma dúvida. O inprotect foi feito para sistemas baseados em Red Hat? Tentei instalar no Debian e com um pouco de luta consegui, mas memo assim os seus scripts possuem muitos erros. Não sei se é a versão q eu baixei (http://sourceforge.net/projects/inprotect/) q diz q é 0.80.2 mas quando está instalado acusa sendo 0.80.1 beta. Não consegui baixa desse endereço http://ufpr.dl.sourceforge.net/sourceforge/inprotect/inprotect0.80.2.tar.gz e não foi por causa do -c, hehehehhe
Fiz um teste aqui com o Fedora 9 e foi uma mão na roda. Não gerava os mesmos erros do q feito no Debian.
Vocês conhecem outro Web Front para o Nessus?
Valeu pela ajuda!
[5] Comentário enviado por rasrangel em 27/10/2008 - 19:26h
Olá pessoal!
Primeiramente, parabéns ao Vitor pelo belo artigo...Parabéns Vitor!
Segundo: Para os novatos ou menos avisados e/ou atenciosos(como eu, que não li os comentários...rsrs)para fazer download do pacote inprotect vá no shell e use o seguinte comando:
Pronto! Agora você conseguirá baixar o pacote direitinho... ;-)
Para quem fez como eu a instalação no Debian Etch via aptitude, não esqueça que o comando para aplicar a licença e os plugins deve sofrer uma pequena alteração:
Onde esta "#/opt/nessus/bin/" substitua por "#/usr/bin/nessus/" e onde está "# /opt/nessus/sbin/nessusupdateplugins" deverá ser alterado para "#/usr/sbind/nessus-update-plugins", caso contrario você não achará os scripts necessários! ;-)
Abração e tudo de bom a todos!!
Leonardo Alves Rangel