Caros,
Esta pequena série tem a sua serventia em auxiliar aquelas pessoas que, eventualmente, precisarão em algum momento da vida digital, abrir o
Inkscape para criar seja um mero cartão de visitas, ou até mesmo uma arte 3D para usar em um vídeo de forma prática e sem rodeios. Vamos lá?
Sendo um dos melhores programas para desenho vetorial disponíveis no universo do Software Livre, a leveza e a baixa demanda de recursos do mesmo, permitem que ele rode sob praticamente qualquer configuração, tornando-o arma importante para momentos assim.
Na imagem abaixo, temos um pequeno panorama das ferramentas que iremos aprender a utilizar:
Vamos começar pela ferramenta
Retangular, esta ferramenta permite criar formas retangulares sem maior esforço e ainda dar ao mesmo, cantos arredondados através da movimentação das parábolas brancas presentes nas laterais do objeto recém criado. E tudo isso bastando clicar e arrastar o recurso a ser alterado para ver o resultado!
Por fim, ainda podemos utilizar o seletor de objetos para modelar o seu formato final. Com um segundo clique sobre o objeto, podemos também modificar a sua inclinação das extremidades ou mesmo rotacioná-lo!
Agora, vamos converter o nosso retângulo em caminho, isto pois, o nosso objeto ainda possui as "travas" relativas à ferramenta que originou o mesmo. A conversão em caminho, tem em sua serventia permitir a livre modelagem do mesmo, através da ferramenta de edição de nós. Com esta ferramenta podemos mover, rotacionar ou mesmo deletar pontos vetoriais indesejados!
A ferramenta
Circular possui recursos bem similares aos vistos na ferramenta anterior, porém, agora podemos criar aberturas através das mesmas parábolas supracitadas.
Com objetos originados da ferramenta circular, também devemos converter para caminho caso a modelagem livre seja primordial ao nosso trabalho.