Os usuários Linux não precisam chorar quando pensam no Corel Draw. Há uma ótima alternativa livre e hoje já bem conhecida: nosso Inkscape. Semelhante ao seu "primo" comercial, é um programa para desenho vetorial. Nesse artigo trabalhamos com uma introdução ao uso do Inkscape inspirado nos próprios tutoriais oficiais.
Outra característica interessante é a possibilidade de utilizarmos transparência nos shapes.
Para exemplificar o uso dessa ferramenta vamos utilizar os mesmos shapes dos exemplos anteriores (estrelas), aplicar o alinhamento por eixo horizontal e depois aplicar a distribuição pelos centros dos shapes, conforme explicado anteriormente.
Veja o resultado preliminar:
Agora vamos usar as ferramentas de preenchimento para alcançar nossos objetivos. Use o menu "Object > Fill and Stroke" ou a combinação de teclas SHIFT + CTRL + F, dá no mesmo. Selecionamos uma das estrelas e na aba "Fill" alteramos a opção "Opacity, %". Quanto menor a porcentagem de escolha, maior a transparência. Faça alguns testes e veja o resultado. Na mesma janela faça testes com a opção "Blur" e descubra como é útil para diversas ilustrações. Veja um exemplo:
[1] Comentário enviado por rafrancoso em 15/08/2008 - 11:55h
O único motivo que me obrigava a rodar o Windows em casa junto com o Debian era o Fireworks, porém depois que conheci o Inkscape abandonei o win em casa :) é uma excelente ferramenta, sem comentários (mas já comentando)
Parabéns pela matéria...
[2] Comentário enviado por removido em 16/08/2008 - 10:32h
Amigo, já tentei usar o Inkscape algumas vezes, mas sempre me deparei com um problema: ele não gera os arquivos CDR, e as gráficas com as quais eu trabalho exigem esse tipo de arquivo. Como nem o Inkspace gera CDR nem o Corel abre SVG, o que eu posso fazer? Existe algum conversor ou algum plugin para Inkscape?
[4] Comentário enviado por davidsonpaulo em 18/08/2008 - 00:51h
É uma pena que, ao menos no Brasil, a incompetência e a falta de profissionalismo no meio gráfico seja tão grande. Exigir o formato CDR como sendo o único possível de se trabalhar é patético. Lembro-me bem em 2005 quando participei de uma reunião onde um dono de uma grande rede de cursos de informática estava fazendo cotação de impressão de apostilas, e os representantes de todas as gráficas concorrentes disseram a mesma coisa: "a apostila tem que ser em formato CDR". Mencionei o formato PDF e alguns nem sabiam o que era.
O Inkscape é fora de série, uma ferramenta extremamente profissional e altamente produtiva. Há muita escassez de documentação sobre o Inkscape e esse artigo vem para suprir essa necessidade. Espero que venham muitos mais. Parabéns.
[6] Comentário enviado por slack felix em 30/08/2008 - 21:57h
Olá,
Eu estou com problema para usar o Inkscape. Toda vez que eu tento usar algum efeito dá um erro e pede pra instalar o lxml. Eu instalo mas continua dando o mesmo erro. O que eu posso fazer?
[7] Comentário enviado por removido em 01/09/2008 - 19:33h
Cicero, uma dúvida:
no Corel para fazer um quadrado bastava segurar Shift ao desenhar o shape retângulo... no inkscape isso não funciona... existe algum atalho no teclado para fazer o quadrado ou vou ter q desenhar retângulos e depois mudar as dimensões?