Inkscape - Introdução (Parte 3)

Nos dois primeiros artigos da série introduzimos os principais aspectos e ferramentas do Inkscape, além de mostrar alguns exemplos de seu uso. O Inkscape é um excelente software de desenho vetorial, do mesmo tipo do Corel Draw. Aprenda como trabalhar com textos e algumas maravilhas a mais.

[ Hits: 46.847 ]

Por: Juliao Junior em 02/10/2008


Trabalhando com nós



Vamos incrementar o uso do Inkscape com uma característica que já vimos anteriormente, porém de forma limitada: os nós. Isso mesmo, já trabalhamos com eles quando usamos shapes e curvas Bezier. Mas ainda falta aproveitar ao máximo o uso de nós.

Começaremos com um simples exemplo: um quadrado. Use o ferramenta F4 e construa um shape do tipo quadrado.
Linux: Inkscape - Shape quadrado
Com o shape desenhado, podemos fazer tudo que já aprendemos no artigos anteriores: mudar a cor do preenchimento e do contorno, alterar aspectos de sua forma etc. Com o uso dos nós, vamos ter mais liberdade para nossa imaginação!

Use a ferramenta F2 e, se já não estiver selecionado, selecione o quadrado. Agora observe a segunda barra de ferramentas, e procure pelo botão abaixo e clique nele:
Linux: Inkscape - F2
Aparentemente não aconteceu nada. Mas a mudança causada pelo clique é relativamente profunda. O que você fez com ele? Mudamos a natureza do shape. Ele na verdade não é mais um shape - foi transformado em um "caminho", ou seja, é como se fosse desenhado por curvas Bezier.

Portanto, podemos alterar seu formato de maneira muito mais livre, como fizemos com as curvas Bezier. Ainda com a ferramenta Nó, clique nos lados do retângulo e altere seu formato por "puxar" os lados sem soltar o botão do mouse. Veja um exemplo:
Linux: Inkscape - Ferramenta Nó
Incrível! A seta mostrada na figura é o mesmo quadrado visto anteriormente mas, reforçando, com seus lados editados da mesma forma que fazemos com as curvas Bezier. Mas não paramos por aí. Lembra que podemos acrescentar nós às curvas? Agora podemos fazer o mesmo com nossa figura. No local desejado, clique duas vezes para acrescentar um nó. E isto fornece toda a liberdade para editarmos a figura quase de qualquer forma que quisermos. Veja abaixo alguns exemplos. À esquerda está o shape original, e à direita uma cópia editada da forma que explicamos.
Linux: Inkscape - Nó em curva
Eu sei, eu sei... o exemplo acima é bem feio. Mas é só um exemplo (risos). A criatividade para usar mais essa ótima característica do Inkscape fica por sua conta.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Trabalhando com textos
   2. Curvas Bezier
   3. Trabalhando com nós
   4. Exemplo
Outros artigos deste autor

Introdução ao Linux: O editor de texto Nano

Administração de sistema via WEB

APT - Fantástico gerenciador de pacotes

DeVeDe - Produzindo discos de vídeo

Distro-VOL: Meta-pacotes e comandos

Leitura recomendada

Apache - Compartilhamento de Recursos - VirtualHosts

Instalando o QEMU no Fedora Core 4

Sabayon Linux 5.3, versões futuras e seu potencial + remasterização

Criando um servidor de impressão para residências e pequenas empresas com Linux

É possível ganhar dinheiro com Software Livre?

  
Comentários
[1] Comentário enviado por eduardo em 02/10/2008 - 16:50h

Já foi pros favoritos ;)

[2] Comentário enviado por jaguillera em 01/06/2010 - 08:07h

Parabéns pela iniciativa. No windows eu ja usada o Corel e minha transição foi tranquila para o Ink. E eu achei o Ink mais leve e bem menor.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts