1. Obtendo as fotos
O
Hugin pode trabalhar com imagens em qualquer orientação e direção, mas talvez você ache mais fácil dar ao Hugin alguns "pontos de controle" entre as fotos. Um artifício interessante é determinar uma foto "âncora" que ficará fixa e a qual todas as outras fotos partirão. Nesta aba você pode, ainda, escurecer, clarear e girar as fotos. Se deseja, por exemplo, girar a foto em 90 graus, digite 90 na caixa referente a "Girar" (não se preocupe se a foto não girar neste momento, isto acontecerá em outra etapa).
Para adicionar fotos, acesse a aba "Imagens" e opte por "Adicionar Imagens Manualmente" para incluir algumas fotos ou "Adicionar um conjunto de fotos" para adicionar todas as fotos de uma vez:
Em seguida selecione as fotos desejadas e defina a quantidade de "pontos de controle" que servirão de guia no momento de juntar as fotos. Quanto mais "pontos de controle", mais precisa a junção (e melhor o resultado da otimização) e mais trabalho se tem de definí-los. Para fazer isto, selecione a quantidade de "Pontos de Sobreposição" e clique no botão "Criar Pontos de Controle" (no exemplo acima, temos 10).
Definindo os "Pontos de Controle"
Esta é a etapa onde você gastará mais tempo na elaboração de sua fotopanorâmica, pois é onde deverá definir uma série de pontos correspondentes entre os pares de fotos que deseja juntar. Nesta etapa você deverá definir (sempre aos pares) os pontos de controle para todas as fotos que comporão a panorâmica ou o mosaico.
Na aba "Pontos de Controle / Control Points Tab" o Hugin já pré-posiciona os "pontos de controle" na foto, de acordo com a quantidade definida por você . Caso ache necessário fazer alguma alteração, clique sobre o círculo (que ficará vermelho) e arraste-o para o local desejado. Veja:
Em "Zoom" você pode ter uma visão mais aproximada e, consequentemente mais detalhes, o que facilita a definição dos "Pontos de Controle". Clicando no botão "Refinamento / Auto Fine-Tune", o Hugin tentará reajustar os pontos da melhor maneira possível.
Para inserir novos "Pontos de Controle" clique a figura com o botão direito do mouse.
IMPORTANTE: Evite definir pontos perto da borda da imagem (onde sua câmera geralmente não trabalha muito bem).
Se você NÃO utilizou uma lente panorâmica para tirar as fotos, NÃO escolha objetos muito próximos como "Pontos de Controle", pois isto gerará um "Erro de Paralax" (1), o que pode confundir o Hugin durante a otimização dos pontos. Cenas em ambientes externos com mais objetos, têm menos probabilidade de Erros de Paralax.
(1) Vide:
http://en.wikipedia.org/wiki/Parallax