Agora que testei a distribuição e a instalei no HD, estou pronto para usá-la. Mas espera um pouco... esta distro não tem os programas que gosto de usar. O que fazer?
[ Hits: 25.794 ]
Por: Bruno de Jesus Barreira Pereira em 09/07/2008
Para os usuários que estão acostumados a utilizar as ferramentas que gerenciam pacotes binários, como apt-get (Debian e derivados), rpm (Red Hat, Fedora), e pkgtool (Slackware), o GoboLinux possui sua própria ferramenta: o script InstallPackage.
Com este script você pode instalar os binários adequados da distro ou utilizando os repositórios da internet, ou no próprio computador.
Como toda distribuição que se preze, o formato do pacote binário do GoboLinux também obedece algumas convenções. o pacote binário obedece a seguinte nomenclatura:
Para instalar os binários a partir da internet, você digita o seguinte comando no shell:
$ InstallPackage <nome_do_programa>
Que ele vai instalar a versão mais recente encontrada nos repositórios.
"Tá, mas eu não quero a versão mais recente do programa. Sei que nos repositórios existe uma versão mais antiga. Sou obrigado a instalar sempre a mais recente?" Não. Você pode especificar qual versão do programa quer instalar. No shell, adicione ao comando acima a versão que deseja instalar.
Por exemplo, quero instalar a versão 2.1 do Gimp... na linha de comando digito:
$ InstallPackage gimp 2.1
O script vai baixar o pacote apropriado e o instalará no seu computador, sempre checando as dependências. O interessante desse comando é que você também pode baixar o pacote binário e instalar no seu computador do mesmo jeito... mudando apenas o parâmetro de entrada:
[1] Comentário enviado por SithX em 09/07/2008 - 19:11h
opa, bacana os artigos. só um detalhe:
na compilação manual, o procedimento correto é executar o "PrepareProgram" (equivalente ao "./configure"), depois executar o bom e velho "make", depois executar o "SandboxInstall" (equivalente ao "make install"), e por fim, o SymlinkProgram, que é um passo adicional comparado à instalação tradicional.
[3] Comentário enviado por brunojbpereira em 09/07/2008 - 21:46h
hum... valeu pelo toque, SithX... não tinha analisado este detalhe antes pelo fato de quando eu digitava o comando "SandboxInstall" ele fazia de tabela o "make" e o "make install"
[5] Comentário enviado por sithx em 10/07/2008 - 08:34h
humm, o SandboxInstall roda o make também? falha minha então!
é que se nao me engano, na documentação deles (wiki), o procedimento que eles mandam fazer é rodar o "make" antes do SandboxInstall, então na verdade nunca testei rodá-lo sem fazer isso =D
[7] Comentário enviado por brunojbpereira em 07/01/2009 - 13:00h
Fala, duca.luz... beleza?
Também tive dificuldade para usar o firefox em português no gobolinux.
O único meio que consegui é utilizando o pacote binário que está disponível no site do firefox, eu o descopactei na minha pasta de usuário e usava desta forma.
Infelizmente não tive como estudar a respeito para poder instalar o firefox pt-BR na distribuição obedecendo os scripts de instalação, pois voltei a instalar o slackware no meu computador. Voltarei a usar a distro para estudar mais coisas, pois é uma distro muito interessante. :)