Como meu primeiro artigo, decidi escrever sobre GoboLinux, uma distribuição que possui uma particularidade: a forma como os arquivos estão organizados no computador.
[ Hits: 23.325 ]
Por: Bruno de Jesus Barreira Pereira em 05/06/2008
Gobolinux é uma nova distribuição criada por Hisham Muhamad e equipe. Atualmente está na versão 0.14, disponível em Live CD. Ela deriva do trabalho feito a partir da documentação do Linux From Scratch, acrescentando uma estrutura de diretórios novo e organizado.
Apesar da nova organização da árvore ser diferente, o sistema mantém a tradicional estrutura, apesar de estar mantida oculta. O modo como a árvore está organizada, permite um maior controle na instalação de programas, isolando cada um em seu próprio diretório. Explicarei nos tópicos seguintes meus primeiros contatos com esta distro.
Inicialização do live CD
Alguns usuários podem tomar um susto na inicialização do Gobolinux, pois não há muitas opções a fazer a não ser apertar ENTER.
Após o processo de inicialização você tem a opção de escolher um entre quatro idiomas: português do Brasil, Inglês, Alemão e Magyar (húngaro).
No fim do processo você começa a utilizar esta distro a partir do shell. Caso queira abrir a interface gráfica, pode chamar o X a partir do comando "startx".
Nos meus primeiros contatos com a distribuição, o KDE travava antes mesmo de ser carregado. Após uma pequena análise descobri que o problema era causado pela configuração do X.org, que detectava as duas placas de video no computador (a placa de vídeo onboard que não utilizo e a placa offboard da nvidia que estou usando). O problema pôde ser solucionado apertando a tecla ESC antes da configuração do X ser concluída ou editando o próprio arquivo xorg.conf, removendo todas as configurações referentes à placa de vídeo que eu não utilizava.
o programa shell padrão desta distro é o ZSH, ao invés do famoso BASH e o prompt padrão se apresenta como:
[1] Comentário enviado por kalib em 05/06/2008 - 12:00h
Legal...apenas havia ouvido falar nele..mas não conhecia esse lado.
Essa inovação me pareceu interessante...irei procurar testar em uma máquina virtual..
[2] Comentário enviado por albfneto em 05/06/2008 - 12:30h
Testei Gobo Linux, também. Gosto.
quem gosta de estar com arvore de diretorios, facil e bem arrumada, vai gostar..
não coloca parte do pacote no /etc/sbin e outra no /home/fulano!
[6] Comentário enviado por SmithuX em 05/06/2008 - 23:38h
É uma distro interessante!!! Já testei ela antes.... Realmente pra quem quer uma inovação no sistema de organização dos diretórios essa distro é bem interessante, mas acho que pessoas que desejam distros com instalações e pacotes rapidamente, não iriam querer utilizar o GoboLinux, logo ele é source né?! Usuários de Gentoo devem achar interessante a distro.
[9] Comentário enviado por edneyrj em 07/06/2008 - 18:11h
Muito boa a iniciativa da Equipe.
Não querendo dizer que a estrutura de diretórios do Linux
seja algo estranho, mas para usuários comuns, básicos,
aquele que só estão querendo utilizar o sistema para fazer
suas tarefas do dia-a-dia é meio complexo.
Só faltam iniciativas assim para acabar mesmo com o esquema
da Microsoft com Windows, pois a maioria dos usuário já estão
acostumados com aquele esquema de c:\, Arquivos de Programas,
etc...
Muito bom, vou baixar para testar.
Abraço e parabéns véio!!!
[10] Comentário enviado por juliaojunior em 08/06/2008 - 02:34h
"Apesar da nova organização da árvore ser diferente, o sistema mantém a tradicional estrutura, apesar de estar mantida oculta."
Essa frase não está correta. A estrutura tradicional não é ''mantida'' estando oculta. Na verdade, há links simbólicos relacionando a estrutura tradicional com a estrutura do gobolinux.