Tento aqui fazer uma descrição do usuário do GNU/Linux, bem como do próprio GNU/Linux, com a pretensão de atrair aqueles que se encaixam no "perfil" para a Comunidade do Software Livre.
O GNU/Linux é tradicionalmente distribuído através da Internet, razão pela qual os iniciados costumam chamar cada uma destas distribuições de "distros Linux". E são muitas as distros, algumas bem conhecidas, outras recém chegadas ao "ecossistema" GNU/Linux.
Em se tratando de distros GNU/Linux, há desde megaprojetos de software livre como o Debian, que envolve milhares de programadores ao redor do mundo, até "distros de um homem só", como até bem pouco tempo atrás era o Slackware, distro de grande tradição e muito bem sucedida, apesar de, digamos, faltar-lhe mão de obra.
O GNU/Linux tem distros para todos os gostos e usos. Há distros para quem quer construir o sistema do zero, compilando todos seus componentes, tal como era no começo, e há distros para quem quer apenas instalar e usar. Sendo óbvio que é nessa última categoria que os candidatos a "linuxers", ou "linusers", devem procurar sua primeira experiência.
É tradicional em fóruns de Linux a pergunta: "Qual distro eu uso?". E a resposta varia sempre, pois cada um que responde "puxa a sardinha" para a sua distro preferida, ainda que ela não seja recomendada para uma primeira experiência com o sistema operacional "do pinguim".
Por conta disso, não vou responder à tradicional pergunta, e sim indicar onde e como encontrar uma distro adequada aos iniciantes:
No site acima, dedicado aos sistemas operacionais livres (Linux e BSD), há um ranking das cem primeiras distros que traz links para páginas dedicadas a cada uma delas, sendo que, nas dez primeiras posições, temos três distros indicadas para "beginners" (iniciantes), que são, pela ordem de classificação, Mint (1° lugar), Ubuntu (3° lugar) e PCLinuxOS (8° lugar).
E se clicarmos em "beginners" na página do Mint, por exemplo, o site nos levará a uma lista de vinte outras distros indicadas para iniciantes.
Abaixo, uma imagem desse ranking:
Certo que o ranking em questão leva em conta o interesse atual em cada uma das distros ranqueadas, melhor começar a escolher a sua de cima para baixo.
[2] Comentário enviado por vitorgatti em 27/11/2012 - 12:57h
Vou deixar minha opinião sobre algo bem simples que muitas pessoas tem dificuldade em explicar sobre o Linux, na hora do "é difícil usar?" ou "é fácil usar?".
Nunca esqueçam que nenhum usuário é obrigado a saber particionar HDs, instalar drivers, dar boot direto pelo CD, criar um pendrive bootável, etc. Ninguém é obrigado a saber aonde os melhores softwares são baixados, ou como instala-los.
Portanto, instalar Linux, Windows ou Mac, em muitos casos, pode sim ser difícil. É fácil pra quem adora fuçar e/ou trabalha com informática, e só.
Agora, usar Linux, é tão fácil quanto usar Windows e Mac.
Qualquer SO é muito fácil de usar, desde que seja preparado por uma pessoa que saiba configurar um computador para tal.
Convenhamos: a maioria das pessoas só precisa de um browser e um lugar para guardar fotos e músicas. Isso qualquer SO faz, perfeitamente, já faz muito tempo. Se isso não fosse verdade, então realmente teríamos um problema.
As pessoas, usuárias comuns, acham que são dependentes de softwares "famosos", como Photoshop, iTunes, Nero, Windows Media Player, Windows Live Messenger.
Nós, pessoas que fuçamos/trabalhamos com informática, é que somos os responsáveis por convencer os usuários, que não tem conhecimento, do que realmente é bom, do que dá pra fazer com qualquer SO.
É essencial convencer as pessoas de que elas não são dependentes de softwares, e somente nós podemos fazer isso.
Já converti diversos amigos e familiares a usar Linux basicamente porque não é difícil, desde que você prepare o ambiente :-)
[3] Comentário enviado por pinduvoz em 27/11/2012 - 14:16h
@ felipe300194 - Obrigado.
@ vitorgatti - O problema, meu caro, é que não é nada fácil arranjar alguém que instale Linux para outras pessoas. Ressalvados os "Install Fests" e os eventos de SL, não há lugar para se levar um computador e ter o Linux instalado. No mais, concordo: ultrapassada a instalação, fica muito fácil.
[5] Comentário enviado por pinduvoz em 27/11/2012 - 20:36h
@ mbrainiac
Aqui, comigo, tudo bem. Aí, contigo, espero que também esteja.
Agradecemos sua mensagem, pois saber que ajudamos alguém é o que nos move a colaborar com o VOL e outros Fóruns de Linux.
Obs.: Usei o "nós" não como plural majestático, ma sim porque acho que falo em meu nome, no do Edinaldo (edps) e no dos "outros", todos citados na tua mensagem.
[8] Comentário enviado por removido em 29/11/2012 - 16:30h
pinduvoz, parabéns pelo artigo!
Realmente, depois de instalado e configurado dá p/ usar linux, "dis costas" como diria o "seu boneco"!
Eu era um fussador no windows. Agora no linux "a coisa piorou"! rsrsrsrsrsrs
Gosto de instalar e testar novas distros e lançamentos p/ ver se acho " a distro perfeita"
E já achei: é aquela que faz tudo que eu quero sem dores de cabeça!
Um abraço!
Congratuleixons man!
[12] Comentário enviado por sinistrobaiano em 15/12/2012 - 02:09h
Salve companheiro,,,
matéria excepcional, gostei muito...
realmente muita informação bacana que só nesses bate-bolas para informar e formar leigos como eu (me libertei recentemente)!!!
força camarada!!!