FreeCAD: veja como está o CAD for Linux em 2018

A muito tempo já não temos algo sobre o andamento do FreeCAD aqui no VOL, então, como usuário permanente deste software, eis aqui minha contribuição para manter os (recém) interessados nesta área, informados da situação atual (2018). Vamos lá!

[ Hits: 11.515 ]

Por: Wilker Azevedo em 06/07/2018


Como está agora em 2018?



Desde 2016, já trabalho com FreeCAD em ambiente profissional no desenvolvimento de máquinas como: torno mecânico, veículos off-road, peças mecânicas, fresadora, prensas e aparelhos eletrônicos (design).

Minha empresa abandonou o Autodesk Inventor, para usar FreeCAD, e não foi fácil, ficamos tristes com a questão de movimento livre na montagem, realmente o Inventor está muito a frente neste quesito. Mas acostumamos, e como agora não está fazendo muita falta as funções do Inventor, somos 100% software livre.

Com este pequeno depoimento, estou apenas mostrando mais um caso em que FreeCAD trabalha no mercado como qualquer outro software profissional.

Os desenvolvedores resolveram adotar outro padrão no empacotamento do programa, AppImage, em que basicamente você tem um único arquivo com extensão .AppImage, executa ele e o programa já está rodando, ou seja, além de ser um pacote, também é um gerenciamento capaz de manter dentro a estrutura suficiente para que o programa rode sem reclamar.

Uma evolução e tanto. O mais interessante é que rodando com o parâmetro certo, é possível "instalar" o programa na estrutura do seu sistema.

Se você quer testar o FreeCAD ou apenas conhecer, baixa o AppImage da versão 0.18, pois basta executar, cria um novo arquivo ou abrir um exemplo e já pode mexer com peças. Também tem opção para seguir tutoriais ou abrir projetos de usuários na internet, direto no FreeCAD.

Se não gostar do programa, basta apagar o arquivo AppImage e o diretório que ele vai criar no seu home (.FreeCAD).

Apesar da versão 0.18 já estar em AppImage. A versão oficialmente liberada é 0.17 e não está em AppImage. Mas como o foco deste artigo é falar do ano de 2018, vou abordar a versão 0.18.

O FreeCAD está forte, firme e saudável, nem de longe parece ser um projeto que morre sozinho com o tempo. Diante o fato, o profissional não precisa ter receios de adotar este programa sob risco de ficar a deriva no futuro.

Muitas novidades estão vindo na 0.18, nota-se um grande salto em preparação para um crescimento ainda maior. Pois até as teclas de atalho estão sendo reorganizadas para tornar mais fácil e expansível as opções.

Um exemplo é a mudança do estilo na forma como vemos, onde na versão 0.17 era comandada pelas teclas "o" (orthographic) e "p" (perspective). Conforme o que estamos fazendo, precisamos alternar para entender melhor o objeto.

Agora na versão 0.18 são necessário duas teclas pressionadas em sequência (não simultâneas): "v" e "o" ... "v" e "p" ... Ou seja, continuam as letras "o" e "p", mas agora é preciso dizer antes que faz parte de "v". Desta forma, ficam livre as teclas "o" e "p" para algum outro grupo.

A própria arvore do projeto ganhou algumas melhorias, pois na versão 0.17, conforme o projeto crescia começava a ficar mais confuso, nada que vinha a atrapalhar. Mas a versão 0.18 está mais organizada, mesmo quando o projeto cresce.

É interessante lembrar que, apesar das modificações, não tem incompatibilidade entre versões. Os projetos podem ser continuados na versão 0.18 sem qualquer mensagem de erro.

As toolbars ficaram mais organizadas e o próprio FreeCAD já salta para o Workbench necessário, durante o trabalho, controlando também as toolbars.

O trabalho com peças transparentes está ótimo e no geral, tudo mais suave e ágil.

É claro que uma mudança básica no tema (splash e ícones) deram uma revigorada no visual.
Print da versão 0.17:
Print da versão 0.18
E aqui estão alguns links para o fantástico mundo do FreeCAD:
Uma rápida busca no YouTube e no Google deixa bem claro que FreeCAD é bem conhecido e totalmente capacitado.

CONCLUSÃO

Este artigo não trata da parte técnica ou didática do FreeCAD. Tem unicamente o objetivo de trazer um artigo novo sobre o tema agora em 2018, visto que faz alguns anos que não encontramos algo atualizado sobre ele.

Também para declarar que... O FREECAD ESTÁ FIRME, FORTE E SAUDÁVEL e conquistou seu lugar ao sol, assim como o Cinelerra, Blender e tantos outros.

Pois infelizmente, bons softwares acabaram morrendo na estrada. Quem não se lembra do KDEnlive, Kino, Jahshaka (como?) e "tantos" outros "bons" softwares, que por logística ou incentivo foram esquecidos e sepultados.

Enfim, no Viva o Linux tem uma galera enorme que utiliza FreeCAD, então é importante mantermos ativa a informação de que tudo vai bem, pois todos os dias surgem novos interessados em CAD for Linux e encontrarão no VOL um grande apoio para se firmarem no Software Livre.

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. O que é FreeCAD
   2. Qual utilizar? Sempre essa pergunta
   3. Como está agora em 2018?
Outros artigos deste autor

IBM apresenta Maqetta, uma contribuição open source para HTML5

O Linux está pronto para desktop, mas não está pronto para usuário contaminado

Como NÃO crackear um programa

A Microsoft morreu

Acabando com o Linux

Leitura recomendada

Inkscape descomplicado - Parte III (criando e imprimindo objetos 3D)

Penpot, uma alternativa ao Figma

Inkscape descomplicado - Parte III (criando e imprimindo objetos 3D)

Filamentos para Impressão 3d: Um Teste a Toda Prova

Desenhando fácil um pinguim no Inkscape

  
Comentários
[1] Comentário enviado por cytron em 06/07/2018 - 10:12h

### ATENÇÃO ###

Uma correção no artigo ....

Eu disse que projetos como KDEnlive e Jahshaka morreram... Entretanto, para minha surpresa, eles "estavam" morrendo e receberam grandes incentivos voltando com força total, estou muito satisfeito com a situação atual destes dois softwares. Possuem interface madura, apesar do KDEnlive ser ruim na manipulação de mídias na timeline perdendo feio para a usabilidade existente no Cinelerra. E o Cinelerra, apesar de ter melhorando o visual, ainda não alcançou um padrão mais refinado, principalmente nos ícones.

Então, reconsiderem o que eu disse no artigo sobre estes dois programas, pois estão muito bem atualmente.

[2] Comentário enviado por FurretUber em 06/07/2018 - 21:32h

Preciso dizer que essa AppImage do FreeCAD está espetacular. Consegui desenhar peças, salvar e carregar corretamente, geralmente muitas AppImages são cheias de problemas, a do OpenShot é muito lenta e a do Kdenlive sofre um crash quando se veem as trilhas de vídeo e áudio (super básico para o Kdenlive).

Enquanto há discussões a respeito de GIMP e Photoshop ou Microsoft Office e LibreOffice, sempre pareceu claro como os programas de CAD de código aberto eram inferiores em comparação aos pagos. E, de fato, era complicado usar FreeCAD ou LibreCAD. LibreCAD é usável para desenhos 2D, quebra o galho em relação ao AutoCAD, mas o FreeCAD era inferior demais a SolidWorks ou NX Unigraphics (esse já é de outro patamar). Essa versão 0.18 tem potencial sim, consegui adicionar as restrições aos esboços sem que o FreeCAD explodisse (problema que eu tinha).

Mas eu fui capaz de fazer o FreeCAD sofrer um crash quando tentei adicionar um filete. Eu consigo reproduzir esse crash de forma bem consistente quando se tenta adicionar um filete usando um valor como 25,4/4. Mesmo assim, para uma versão de desenvolvimento está muito bom.

Como o FreeCAD usa Python, talvez esse fosse o estímulo que eu precisasse para aprender Python.

[3] Comentário enviado por Freud_Tux em 07/07/2018 - 21:13h

Bom texto. Faz tempo que não mexo no FreeCad. E quando li que a versão tinha appimage, fui chegar no site oficial,e a 0.17 e uns quebradinhso tem em appimagem para 64bits. Gelou o coração aqui... Mas achei o source no repositório deles no Github...

Eu não gosto do appimage, pois acho o projeto pouco maduro, com ideia boa, mas pouco maduros. Desde que o usuário tenha a opção de instalar via segura por repositórios, ou compilar, pra mim está valendo.

O que eu acho legal no FreeCad é a facilidade que se consegue modelar coisas... É incrível!
Uma dúvida... Ela ainda usa o Calculix para simulação de stress nas peças?

T+

[4] Comentário enviado por cytron em 08/07/2018 - 22:46h


Ela ainda usa o Calculix para simulação de stress nas peças?


Sim, ainda usa Calculix.

[5] Comentário enviado por removido em 09/07/2018 - 19:12h

Excelente proposta.

Vou dizer uma coisa, e´ realmente complicado mudar de software. Uso AutoCAD desde 2015 e agora agrego com zwCAD, SketchUp e V-Ray+Lumion na area de arquitetura e construçao e sempre tive muito preconceito com aplicativos open source, NESTE SEGMENTO, mesmo usando Linux desde 2009. Sempre falta alguma coisa.

Mas pretendo dar uma chance ao FreeCAD. Aproveitar essas ferias curtas pra conhecer o programa.
Vlw

[6] Comentário enviado por ojsouza em 09/07/2018 - 21:10h

Eu trabalho com Catia desde 2001, e também já utilizei outros CAD como Siemens NX e Solid Edge.
Há algum tempo que não uso o FreeCAD, mas no tempo livre tento contribuir com a tradução da documentação e entender melhor a metodologia de trabalho com ele, pois, assim como linguagem de programação, cada programa CAD tem a sua forma mais adequada de trabalhar.
O que me atrai no FreeCAD é a possibilidade de fazer grandes coisas com pouco recurso, tanto que o uso no CAE Linux em uma máquina virtual. Ainda não tive problema de memórias ao modelar, mas nunca cheguei a fazer uma simulação como faria no HyperWorks.
Enfim, acredito que as Universidades brasileiras fariam muito bem aos alunos se os aproximassem de soluções "open source" como o FreeCAD e o CAE Linux. O formando estaria mais próximo do desejável pelo mercado, principalmente em acuidade espacial que é fundamental para quem trabalha com CAD.
---
Otavio J. Souza
Usuário GNU/Linux Iniciante

[7] Comentário enviado por aionos em 11/07/2018 - 10:26h

Sou aquarista e já tenho alguns projetos criados com o Google SketchUp. Gostaria de saber se é possível desenhar aquários com o FreeCAD.

[8] Comentário enviado por cytron em 11/07/2018 - 23:02h


[7] Comentário enviado por aionos em 11/07/2018 - 10:26h

Sou aquarista e já tenho alguns projetos criados com o Google SketchUp. Gostaria de saber se é possível desenhar aquários com o FreeCAD.


Sim, "no meu caso", achei bem melhor o FreeCAD se comparado ao SketchUp, a parametrização no FreeCAD faz o trabalho ficar mais refinado e dá mais sensação de profissionalismo. Sei lá! kkkk

Quanto a transparência do material não cheguei a mexer, mas me lembro de ver opções para vidro e acrílico, além de vários outros tipos.


[9] Comentário enviado por aionos em 12/07/2018 - 09:29h

Para cytron:
Você poderia compartilhar seus projetos de aquário ou indicar um tutorial para essa finalidade?

[10] Comentário enviado por cytron em 13/07/2018 - 23:50h


[9] Comentário enviado por aionos em 12/07/2018 - 09:29h

Para cytron:
Você poderia compartilhar seus projetos de aquário ou indicar um tutorial para essa finalidade?


Não tenho nada sobre aquários, utilizo FreeCAD para projetar máquinas.
No site do FreeCAD tem um tutorial sobre arquitetura, dá uma boa noção sobre técnicas que podem ser úteis, mas quero chamar atenção especial para a parte das janelas, onde na renderização com Raytracing poderá ver o resultado bem satisfatório.

Link: https://www.freecadweb.org/wiki/Arch_tutorial

[11] Comentário enviado por marco_sistemas em 19/07/2018 - 15:57h

Não utilizo o CAD, mas acho bem bacana essa sua contribuição, mostrando "novas" ou ferramentas alternativas para as convencionais.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts