Estudo sobre os tipos de gerenciamento do SO Linux

O objetivo deste artigo é explicar o funcionamento dos gerenciamentos de memória, arquivos e processos e entrada/saída do sistema operacional Linux. Com isso procura-se entender um pouco mais sobre este sistema operacional obtendo resultados para que se iniciem novas pesquisas sobre este. Palavras-chave: Gerenciamento, Linux, SO.

[ Hits: 159.903 ]

Por: Silas Antônio Cereda da Silva em 07/12/2007


Gerenciamento de E/S



A gerência de entrada e saída no Linux é implementada através de device drivers, um device para cada dispositivo. Os device drivers são acoplados ao sistema operacional quando o kernel é gerado. Sempre que um novo dispositivo é acrescentado ao sistema, o driver correspondente deve ser acoplado ao núcleo. O acesso a dispositivos é na forma de arquivos especiais.

No Linux, todas as operações de E/S são realizadas como uma seqüência de bytes, não existindo o conceito de registro ou métodos de acesso. Dessa forma, as system calls de E/S podem manipular qualquer tipo de dispositivo de forma uniforme.

Os arquivos especiais podem ser acessados da mesma forma que qualquer outro arquivo, utilizando simplesmente as system calls de leitura e gravação. O Linux trabalha com dois tipos de operações de entrada e saída: uma orientada a blocos e outra orientada a caracter.

As operações orientadas a bloco estão geralmente associadas a dispositivos com altas taxas de transferência, como discos, e têm o objetivo de minimizar o número de transferências entre o dispositivo e a memória, utilizando buffer caches (vide figura a seguir). Por exemplo, quando uma operação de leitura a disco é realizada, um bloco é transferido para a memória e, posteriormente, processado.

Programa

Sistema de Arquivo

Buffer cachê

device driver

Disco

Dispositivos orientados a caracteres estão associados normalmente a dispositivos lentos, como terminais, onde a taxa de transferência entre o dispositivo e a memória é realizada caracter à caracter.

Redirecionamento de entrada e saída

O usuário pode, através do redirecionamento de E/S, redefinir de onde um comando ou programa receberá sua entrada e para onde enviará sua saída. A entrada de um comando são os dados sobre os quais o comando irá operar. Estes dados podem vir de um arquivo especificado pelo usuário, de um arquivo de sistema, do terminal ou da saída de outro comando. A saída de um comando é o resultado da operação que ele realiza sobre a entrada. A saída dos comandos pode ser impressa na tela do terminal, enviada a um arquivo, ou servir de entrada para outro comando.

Um comando Linux, normalmente requer uma entrada (em geral, um arquivo) e uma saída, a fim de exibir os resultados. Quando nenhum nome de arquivo é especificado, o shell admite que o teclado do usuário será sua entrada. O teclado é considerado a entrada padrão do sistema. E quando alguns resultados precisam ser exibidos, o shell assume que a tela será a saída padrão do sistema.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Gerenciamento de memória no Linux
   3. O sistema de arquivos do Linux
   4. Gerenciamento de E/S
   5. Gerência de processos
   6. Conclusão
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Home Estúdio com 2 ferramentas poderosíssimas

Instalando pacotes no Ubuntu e distros Debian-like

Ventoy: crie pendrives multiboot para quantas e quais ISOs quiser

Internet Explorer no Linux 100% funcional

Servidor de Repositório Yum - CentOS / Oracle Linux

  
Comentários
[1] Comentário enviado por nigthwing em 08/12/2007 - 02:37h

Só um cometário sobre a introdução.
O minix que eu saiba não é uma versão simplificada do Unix, mas sim um S.O. semelhante ao Unix para a plataforma x86, mais especificamente para o processador 8086. O Linux tb, mas direcionado para o processador 80386.
O Unix é proprietário e por isso não há versões não oficiais dele. Veja o que aconteceu com o FreeBSD a alguns anos (em 93 se não me engano).

[2] Comentário enviado por aleksandre em 08/12/2007 - 05:35h

Muito bom esse artigo!
Parabéns!

[3] Comentário enviado por morco em 08/12/2007 - 11:05h

Parabéns, muito bom!!!

me fez ver que tenho muito mais a aprender ..... e me deu um foco melhor

ty^^

[4] Comentário enviado por maran em 09/12/2007 - 10:24h

Belo artigo...
Serve para vermos que temos muito a aprender...

Te Mais...

[5] Comentário enviado por removido em 16/12/2007 - 14:08h

=P Legal, vo ver se coloco meu artigo de descrição do linux que eu fiz na facul...

[6] Comentário enviado por damisgarcia em 16/11/2012 - 10:45h

Belo artigo. Estou fazendo uma pesquisa de gerência de memória no Linux queria saber se vocês conhecem outro artigo que possa agregar a este.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts