Este artigo mostra como fazer um "quebra-galho" para escrever em arquivos PDF. Não é a situação ideal (uma vez que não prevê a edição do arquivo PDF), mas funcione bem em uma situação de emergência.
É claro que existe o recurso certo para resolver este problema. Seria o programa Adobe Acrobat Writer (que, ao contrário do Reader, não só lê como permite edição e gravação de PDF).
A desvantagem para usuários do Linux é que este programa é pago e, em geral, seu uso acaba sendo feito de maneira ilegal. Outro problema é que não roda no wine.
Outra solução seria abrir o arquivo no Kword, editor de textos do KDE e o único que conheço que edita PDF. O problema disto? A perda de formatação (em caso de tabelas) é significante, fazendo com que o resultado final seja nada satisfatório. Para o caso de texto corrido, o resultado final até que fica bonzinho.
[4] Comentário enviado por agk em 16/02/2006 - 08:32h
Realmente é uma solução quebra -galho, mas funcionar é o que importa.
Só que tem um problema, se o arquivo pdf for protegido contra cópia você não consegue selecionar e nem copiar o conteúdo e acreditem, tem gente que manda formulário em pdf e ainda protege o arquivo.
Parabéns pelo artigo, [ ]'s.