O SWAT é uma ferramenta de configuração do Samba. Funciona via web e é capaz de fazer todas as configurações básicas e avançadas do Samba, além de iniciar, parar e reiniciar os serviços, manter os usuários do servidor e ter alguns assistentes para configurações básicas. E aí? Vai encarar o SWAT?
[ Hits: 118.324 ]
Por: Dailson Fernandes (fofão) - http://www.dailson.com.br em 26/11/2009
O botão Wizard (Assistente) irá lhe ajudar a fazer tarefas "chatas" de como promover o servidor a controlador de domínio. A tela é bem intuitiva.
Não esqueça de a cada alteração, apertar o botão "Rewrite smb.conf" e depois Commit Changes.
Tela principal do Wizard
STATUS
O menu Status serve para duas funções:
1. Reiniciar, parar e iniciar os serviços que fazem o Samba funcionar, conforme tela abaixo:
2. Ou ter um log visual das conexões que estão abertas no momento. Veja na tela abaixo que é possível ver quem está acessando, que compartilhamento está sendo usado e que arquivos estão sendo utilizados.
Note que existem uns botões X para que você consiga fechar as conexões dos clientes. Porém, se o cliente abrir novamente ele irá continuando a ter acesso ao compartilhamento.
Se você quiser fazer um monitoramento tem tempo real das conexões, carga, arquivos e compartilhamentos que estão sendo utilizados use o botão Auto Refresh. Ele já está configurado para atualizar esta página de 30 em 30 segundos, porém você pode colocar um tempo menor e ver como o seu servidor está sendo utilizado durante este período.
VIEW
O botão view é apenas um visualizador do smb.conf. Aqui também vale a dica. Clique no botão Advanced e veja como é o smb.conf completo...
Visualização do smb.conf
PASSWORD
O menu Password serve para você manter os usuários que poderão acessar o servidor samba. Ao invés de cadastrar usuários com o comando smbpasswd -a usuário, você pode fazer diretamente nesta tela. Isto facilita e muito a gestão de usuários.
Além disso você pode mudar a senha de usuários e ainda pode cadastrar as máquinas XP que necessitam ser criadas contas para ingressar no domínio.
[9] Comentário enviado por Ignorante em 16/02/2010 - 14:15h
Acabei de fazer um servidor Samba 3.4.0 + Swat (Limpinho, default), mas quando eu acesso, ele pede para autenticar, quando eu me autentico ele entra bonito, mas ele me da só a opcão Home, Status, View e Password. Ha! eu só consegui me logar como Usuario (não root).
[10] Comentário enviado por leandrobahia em 04/05/2010 - 17:10h
boa tarde se pode mim ajudar, eu intalei a swat e não aparece toda as opção, so aparece as seguitem, HOME,STATUS,VIEW e PASSWORD, como fasso para aparecer as outra opções?
muito obrigado!!
[18] Comentário enviado por fabioled em 30/11/2011 - 01:59h
Bacana o tutorial gosto de trabalhar com o Samba e gostei muito dessa ferramenta.
Você chegou a utilizá-la com uma base LDAP, instalei ela aqui e inicialmente ainda não consegui identificar uma maneira de usar a integração. Como ela possui muitas opções na seção Advanced ainda não encontrei. Mas caso já tiver tido essa experiência com a ferramenta poderia compartilhar.
[20] Comentário enviado por caje em 06/01/2012 - 10:19h
Será que alguem me poderia dar uma ajuda...Estou a tentar pela primeira vez utilizar o SWAT, mas na password sempre que tento criar um novo utilizador recebo a indicação que falhou. O que pode estar a causar isto?
Neste processo estou também a tentar conectar uma máquina com Win7 à máquina onde instalei tenho o UBUNTU com o SAMBA instalado e não consigo... porque me estará a ocorrer isto?
[21] Comentário enviado por ctfalci em 28/02/2012 - 10:51h
Desculpa Dalison, mas 9.5 num artigo desse?
O povo do VOL ta louco!
Esse artigo é 10. Cara demais mesmo eu não sabia dessas opções. Mas com esse SWAT da pra configurar bem mais fácil o SAMBA. Na verdade eu tinha configurado com o vi. depois eu li seu artigo e instalei na minha máquina para praticar.
Obrigado.
[22] Comentário enviado por m4cgbr em 24/05/2012 - 03:01h
Na minha opnião, o SWAT ẃ bom para quem já conhece a linha de comando e o samba, caso contrário, configurando diretamente pelo SWAT, fica dificil de um usuário iniciante por exemplo entender o que acontece por baixo de tudo, ou seja, fica dependente do SWAT.
Além disso acho mais rápido configurar via terminal (na minha opnião).
[23] Comentário enviado por Gilmar Santos em 28/05/2012 - 08:58h
Parabéns pelo artigo. Simples e prático me ajudou bastante. Já havia feito meu smb.conf manualmente para uso pessoal e resolvi buscar outras formas de configurar o mesmo. O webmin foi bem vindo, mas o SWTA é bem mais prático.
[25] Comentário enviado por gahost em 28/07/2012 - 11:55h
Olá eu instalei tudo certinho, que quando clico em qualquer butção por exemplo em share e manda editar fica tudo branco não mostra mais nada so mostrar se atualiar a pagina.