O SWAT é uma ferramenta de configuração do Samba. Funciona via web e é capaz de fazer todas as configurações básicas e avançadas do Samba, além de iniciar, parar e reiniciar os serviços, manter os usuários do servidor e ter alguns assistentes para configurações básicas. E aí? Vai encarar o SWAT?
[ Hits: 118.327 ]
Por: Dailson Fernandes (fofão) - http://www.dailson.com.br em 26/11/2009
Para acessar o SWAT, abra um browser da sua preferência (Firefox, Internet Explorer...) e coloque o seguinte endereço:
http://ip-da-maquina:901
Exemplo:
http://192.168.0.1:901
A primeira tela que aparece é a de autenticação. É necessário que você logue com o usuário root. O root tem todos os poderes de configuração sobre o SWAT. Caso você logue com um usuário comum apenas algumas poucas opções irão aparecer.
Tela de Autenticação do SWAT
Logo após uma autenticação bem sucedida, o SWAT apresenta a tela inicial e todas as opções.
Tela Inicial do SWAT
Os menus são os botões e a tela inicial é apenas para acesso do HELP onde você tem um manual completíssimo das funções do Samba.
O menu do SWAT é apresentado em forma de botões no início da página web. Vamos agora conhecer cada uma destas opções.
Menu do SWAT
GLOBALS
Para iniciar, vamos clicar no botão GLOBALS que irá alterar e configurar todas as opções da sessão GLOBALS do Samba.
Note que temos as opções exatamente iguais as opções da sessão GLOBALS do Samba. Basta alterar e clicar no botão "Commit Changes".
Nota importantíssima: Após qualquer alteração nesta página é obrigatório clicar no botão Commit Changes para que o SWAT grave suas opções no arquivo /etc/samba/smb.conf. Caso você faça alguma alteração e clique em qualquer outro menu acima, tudo o que você fez será perdido. Então não esqueça... Alterou... Botão Commit Changes apertou... ;)
Orientações sobre o botão Commit Changes
O SWAT mostra apenas o que é essencial e prático para configuração do Samba. Mas se você quiser fazer uma configuração bem aprofundada é necessário que você pressione o botão Advanced. Este botão irá apresentar todas as opções da sessão GLOBALS. Não se assuste quando você pressionar este botão... Apenas aprecie...
[9] Comentário enviado por Ignorante em 16/02/2010 - 14:15h
Acabei de fazer um servidor Samba 3.4.0 + Swat (Limpinho, default), mas quando eu acesso, ele pede para autenticar, quando eu me autentico ele entra bonito, mas ele me da só a opcão Home, Status, View e Password. Ha! eu só consegui me logar como Usuario (não root).
[10] Comentário enviado por leandrobahia em 04/05/2010 - 17:10h
boa tarde se pode mim ajudar, eu intalei a swat e não aparece toda as opção, so aparece as seguitem, HOME,STATUS,VIEW e PASSWORD, como fasso para aparecer as outra opções?
muito obrigado!!
[18] Comentário enviado por fabioled em 30/11/2011 - 01:59h
Bacana o tutorial gosto de trabalhar com o Samba e gostei muito dessa ferramenta.
Você chegou a utilizá-la com uma base LDAP, instalei ela aqui e inicialmente ainda não consegui identificar uma maneira de usar a integração. Como ela possui muitas opções na seção Advanced ainda não encontrei. Mas caso já tiver tido essa experiência com a ferramenta poderia compartilhar.
[20] Comentário enviado por caje em 06/01/2012 - 10:19h
Será que alguem me poderia dar uma ajuda...Estou a tentar pela primeira vez utilizar o SWAT, mas na password sempre que tento criar um novo utilizador recebo a indicação que falhou. O que pode estar a causar isto?
Neste processo estou também a tentar conectar uma máquina com Win7 à máquina onde instalei tenho o UBUNTU com o SAMBA instalado e não consigo... porque me estará a ocorrer isto?
[21] Comentário enviado por ctfalci em 28/02/2012 - 10:51h
Desculpa Dalison, mas 9.5 num artigo desse?
O povo do VOL ta louco!
Esse artigo é 10. Cara demais mesmo eu não sabia dessas opções. Mas com esse SWAT da pra configurar bem mais fácil o SAMBA. Na verdade eu tinha configurado com o vi. depois eu li seu artigo e instalei na minha máquina para praticar.
Obrigado.
[22] Comentário enviado por m4cgbr em 24/05/2012 - 03:01h
Na minha opnião, o SWAT ẃ bom para quem já conhece a linha de comando e o samba, caso contrário, configurando diretamente pelo SWAT, fica dificil de um usuário iniciante por exemplo entender o que acontece por baixo de tudo, ou seja, fica dependente do SWAT.
Além disso acho mais rápido configurar via terminal (na minha opnião).
[23] Comentário enviado por Gilmar Santos em 28/05/2012 - 08:58h
Parabéns pelo artigo. Simples e prático me ajudou bastante. Já havia feito meu smb.conf manualmente para uso pessoal e resolvi buscar outras formas de configurar o mesmo. O webmin foi bem vindo, mas o SWTA é bem mais prático.
[25] Comentário enviado por gahost em 28/07/2012 - 11:55h
Olá eu instalei tudo certinho, que quando clico em qualquer butção por exemplo em share e manda editar fica tudo branco não mostra mais nada so mostrar se atualiar a pagina.