A proposta do artigo é dar aos usuários de Linux e músicos noções do que terão que encarar para substituir o famoso Guitar Pro, que infelizmente não é livre e não funciona no Linux. O artigo mostra as principais diferenças entre os dois softwares e pretende mostrar os primeiros passos para a utilização do DGuitar.
Primeiramente o DGuitar, que atualmente está na versão 0.5.6 (23/12/2005), não é um programa de edição dos arquivos do gp3, gp4 e gtp, como dito anteriormente, "DGuitar is a Guitar Pro VIEWER", ou seja, é apenas um visualizador para os arquivos gerados através do próprio Guitar Pro. Lembrando que o DGuitar está em desenvolvimento, talvez em versões posteriores o DGuitar suportará a edição dos arquivos.
O DGuitar foi desenvolvido em Java e por conta disso é multiplataforma. Ou seja, ele funciona no Windows, no Linux, MacOS e qualquer outro sistema operacional ou plataforma que tenha o Java Runtime Environment 1.4 instalado corretamente, o que no final das contas não é nenhuma dificuldade.
Ele é bastante leve e portátil, tanto pelo tamanho do arquivo, que não chega aos 2 MB, tanto pelos arquivos das músicas (gp3, gp4 e gtp), que não passam de poucos KB cada um, que por serem bastante difundidos os arquivos do Guitar Pro, podem ser obtidos facilmente através da Internet.
[2] Comentário enviado por fsamoreira em 20/04/2006 - 18:56h
pois é, na época que eu escrevi o artigo não tinha o outro do guitar pro. apanhei um monte tentando rodar o guitar pro no linux antes de descobri o dguitar.
mas, mesmo funcionando o guitar pro no linux acho muito melhor investir na nossa alternativa livre que em vários aspectos tem mostrado alternativas interessantes ;)