A proposta do artigo é dar aos usuários de Linux e músicos noções do que terão que encarar para substituir o famoso Guitar Pro, que infelizmente não é livre e não funciona no Linux. O artigo mostra as principais diferenças entre os dois softwares e pretende mostrar os primeiros passos para a utilização do DGuitar.
É um programa de visualização de arquivos nos formatos gp3, gp4 e gtp criados pelo Guitar Pro, ou como dito na página do projeto: "DGuitar is a Guitar Pro viewer". Portanto, antes de continuar a explicar sobre o DGuitar em si, devo explicar o que é o Guitar Pro, ao qual o DGuitar é alternativo:
O Guitar Pro 5 (versão mais atual) é um programa de edição e construção musical bastante difundido entre estudantes de música, com ele pode-se visualizar de maneira prática tablaturas e partituras musicais (guardadas nos arquivos dos formatos já citados) bem como escutar essas músicas através de arquivos midis gerados a partir das informações editadas. É um programa bastante completo para músicos, traz diversos recursos úteis, como afinador digital, metrônomo, etc. Quem o conhece que testemunhe, o Guitar Pro é ótimo. Entretanto tem dois problemas graves: não é livre e não funciona no Linux.
Eis que surge uma alternativa, o DGuitar, um programa livre e multiplataforma (usa a tecnologia Java), para resolver o problema de nossos tão obstinados corações que tanto clamam por liberdade.
[2] Comentário enviado por fsamoreira em 20/04/2006 - 18:56h
pois é, na época que eu escrevi o artigo não tinha o outro do guitar pro. apanhei um monte tentando rodar o guitar pro no linux antes de descobri o dguitar.
mas, mesmo funcionando o guitar pro no linux acho muito melhor investir na nossa alternativa livre que em vários aspectos tem mostrado alternativas interessantes ;)