Parece ser impossível gravar as ações que nós fazemos em nosso desktop, mas no Linux isso é possível. Podemos também anexá-lo ao conceito de vídeo-aula, que poderá ajudar no auto aprendizado da comunidade como um todo.
[ Hits: 50.517 ]
Por: José Cleydson Ferreira da Silva em 25/11/2009
Já a algum tempo o uso de vídeo-aula tornou-se um aliado para pessoas que queiram aprender ou ensinar a distância, com o uso da internet e sites que possibilitam a publicação de vídeos, está se tornando a realidade a publicação de vídeos auxiliares ao auto aprendizado. Quem nunca se deparou com vídeos no Youtube ensinando a configurar algum tipo de software, arquivo de configuração ou outro tipo de tarefa que utilize o computador?!
Já era de se esperar que de uma certa forma seria interessante esse contexto para a comunidade Open Source, pois a filosofia de ensino quebra a barreira da distância e passa utilizar de veículos de comunicações de uso livre, como sites de publicação de artigos técnicos, vídeos e entre outros.
Há algum tempo venho pensando em complementar os meus artigos com vídeos que possam ilustrar melhor o contexto aplicado, para que os leitores possam absorver melhor o conhecimento que está sendo transmitidos. Esse esforço pode minimizar alguns erros de configuração da parte de quem está lendo determinado conteúdo de um artigo ou dica que aqui está escrito.
O conceito de vídeo-aula nasceu na década de 80, que tornou viável com a popularização dos famosos videocassetes, que utilizavam fitas VHS, Alguém ainda lembra deles? Já na década de 90 os DVDs passaram os tornaram obsoletos de forma rápida e cruel. Hoje o modelo de negócio está mudando a internet os tornam muitas vezes inviáveis e com isso um novo negócio está por vir.
Por muitas vezes me deparei com vídeos sobre Gimp no Youtube, que o Guilherme RazGriz disponibiliza e outros mais, e percebo uma grande vantagem em fazer vídeos, principalmente para iniciantes em Linux.
Como estamos falando de software livre, um dos melhores programas para fazer esse tipo de vídeo-aula é o Gtk-RecordMyDesktop, que faz toda gravação das ações e execuções de seus desktop. O software é livre e de código aberto, foi desenvolvido em python e sua versão atual é a 0.3.8.
[7] Comentário enviado por rai3mb em 26/11/2009 - 20:26h
Que pena que não deu certo aqui, eu uso uma placa NVIDIA e aparece uma msg de erro quando clico em Gravar dizendo que : "Gravação terminada. recordMyDesktop sai com sucesso: 768, Descrição: IMpossível abrir/configurar a placa"
[10] Comentário enviado por mateus.ml em 27/11/2009 - 21:50h
Cara, tá tudo bem claro, valeu pelas dicas, mas eu acabei tendo um pequeno probleminha: minhas video-aulas estão saindo com o tempo defasado! O áudio sai depois do vídeo e consequentimente é cortado ao final. Tem idéia do que pode ser?
[11] Comentário enviado por cleysinhonv em 28/11/2009 - 08:56h
Olá mateus.ml,
Com certeza, mas será preciso que você tenha um processador bom, vá na aba performance e mude a quantidade de frames por segundo para quarenta (40). E habiliteo modulo Encode on the fly.
[13] Comentário enviado por mateus.ml em 29/11/2009 - 10:53h
Aconteceu o seguinte:fiz as modificações e o vídeo acabou saindo muito rápido, até mais do que antes. Fiz um vídeo com 9 minutos testando diversas vezes a sincronia e o resultado foi que, em um minuto e pouco todo o vídeo tinha sido rodado e o aúdio continuou rodando até completar em seu tempo normal. 0.o Bom, quanto ao processador, uso um AMD turion 64. Bom... o problema persiste, talvez a quantidade de frames deva ser menor, sei lá... se alguém aí tiver alguma dica tô aceitando! Valeu pela ajuda desde já!
[15] Comentário enviado por eldermarco em 30/11/2009 - 17:10h
Rapaz, uma eu tentei fazer a gravação com esse programa, mas o video gerado sempre fica descontinuo. Pula de uma cena a outra sem passar pelas cenas intermediárias. Quais valores exatamente você usou para fazer a gravação? Eu tentei com 50 quadros/s mas como não mexo com videos, não sei o quanto é bom. Além do que, não sei quanto as outras opções na Aba' de 'Avançado'
[16] Comentário enviado por cleysinhonv em 30/11/2009 - 19:02h
Olá eldermarco,
Use uma quantidade menor de frames por segundo, e procure fazer uma vídeo de teste com + - 2 minutos, quando usamos muitos frames o processador trabalha no gargalo e começa a cortar algumas "cenas", se seu processador for um pouco mais fraco, use as configurações 15 frames. E verifique se possui placa de vídeo aceleradora instalada isso pode ajudar.
Tente ai caso não conseguir poste ai e tentaremos resolver esse problema.
[17] Comentário enviado por mateus.ml em 01/12/2009 - 22:35h
Boas novas!
Tentei utilizar a linha de comando com ajuda de um colega meu, e infelizmente apareceu uma mensagem de erro referente o jack. Mas depois parei para analisar melhor essa questão do processador e resolvi desativar os meus efeitos visuais pra ver se "limpava um pouco a barra". O resultado foi ótimo. GRAVANDO SEM PROBLEMAS! \o/. Valeu pela dica e pelo tutorial, vai ser de bom uso!
[18] Comentário enviado por cleysinhonv em 02/12/2009 - 07:34h
Olá mateus.ml,
Que bom que deu certo, as vezes acontece algumas coisas que ainda não sabemos como resolver, a questão dos efeitos pode ser tratada na aba variados. Mas já resolveu então blza, agora preciso ajudar o eldermarco, a resolver um problema que ele está, quando elabora os vídeos dele.
[19] Comentário enviado por cordobel em 15/12/2009 - 10:24h
Bom dia José Cleydson. O seu vídeo de exemplo ficou muito bom.
Acredito que seria muito interessante para os colegas você postar as informações de seu hardware, processador, memória e quem sabe velocidade de gravação do HD.
E também informar como você configurou o programa. Assim servirá de referência para o pessoal.
[20] Comentário enviado por cleysinhonv em 15/12/2009 - 13:28h
Olá cordobel
Obrigado por comentar, vou escrever abaixo a configuração do hardware, e as configurações que usei foram as configurações padrão quando instalado, eu sempre faço isso para caso ocasione erros eu possa saber a real necessidade de testar.
CONFIGURAÇÃO DO HARDWARE (Não riam da minha cara)
Processador: Intel(R) Pentium(R) 4 CPU 2.40GHz / Socket 478
Memória: 2 GB
Placa de vídeo: NV34 [GeForce FX 5500] = 256 MB
[24] Comentário enviado por mavi em 24/12/2009 - 16:28h
Olá amigo. Parabéns pela iniciativa.
Eu tenho uma dúvida: será que é possível diminuir a resolução na gravação do vídeo?
Minha resolução é 1280x800. O vídeo está sendo gravado nessa resolução e meu note não é robusto para aguentar essa resolução de gravação, o vídeo fica lentíssimo. Numa resolução mais baixa acredito que daria pra fazer o vídeo sem lentidão. Rodei o comando man recordmydesktop, mas não consegui entender se há a possibilidade de fazer isso que gostaria.
Se você ou alguém souber como fazer para gravar em resoluções menores e postar aqui, ficaria muito grato.
[25] Comentário enviado por cleysinhonv em 28/12/2009 - 07:49h
Olá Mavi,
Concerteza a resolução alta pode causar lentidão, talves seria interessante colocar uma resolução mais baixa para fazer o vídeo, ou desmarque algumas opções da aba variados.
[26] Comentário enviado por rai3mb em 31/01/2010 - 15:43h
Olá eu estou usando o XvidCap para fazer vídeos aulas, ele é muito bom, não tem muitas opções mas a qualidade do vídeo é ótima, dar pra gravar os vídeos com eles e adicionar o audio depois :-). fica muito bom
[30] Comentário enviado por removido em 26/03/2010 - 12:13h
Seria interessante se os redatores do VOL usassem mais ferramentas do tipo para dinamizar seus artigos, principalmente para ensinarem comandos ou configurações complicadas que são muito mais fáceis de se explicar fazendo do que descrevendo.
[31] Comentário enviado por cleysinhonv em 26/03/2010 - 14:22h
Olá Lucas,
Obrigado, também concordo com a sua susgestão seria interessante uma sessão de vídeos ensinando a fazer configuraçẽos. E outras coisas mais, veja só, outro dia ajudei um rapaz do Rio de Janeiro a configurar o tomcat, após isso ele fez vídeo aulas e ficou muito interessante.
[33] Comentário enviado por gostt em 05/05/2010 - 08:18h
Ola, bom dia.
Parabéns pelo artigo, ficou muito bom.
A propósito, que tema é esse que voce esta usando, que mostra os apletes do lado direito e a barra na parte inferior da tela? gostei muito.
[37] Comentário enviado por robsoncassol em 11/06/2010 - 09:34h
Ola, Parabéns pelo artigo.
Estou com um problema, estou tentando utilizar o gtk-recordmydesktop mas não consigo gravar mais de 30 segundos (no melhor dos casos).
O Programa não apresenta erros, contudo depois que clico em "Parar gravação" no tray icon, o software começa a encodar o arquivo gerado e trava em 0%.
A resolução é de 1440x900 < (isso é o problema ?).
A taxa de gravação esta em apenas 10 frames.
Sistema operacional kubuntu 8.04
[40] Comentário enviado por Eliab venancio em 24/06/2010 - 09:15h
Parabéns Claysinho .. Òtimo artigo principalmente para nós incentivadores do linux que muitas vezes podemos ensinar ou mesmo apresentar algo através desta video-aula.
[41] Comentário enviado por cleysinhonv em 24/06/2010 - 09:41h
Olá Pessoal,
Esse artigo realmente está bacana, é estimulando entender o titulo. Agradecimentos nos ajudam a escrever mais e melhor. Indiquem para as demais pessoas.
[46] Comentário enviado por rogerio pg em 03/03/2011 - 01:20h
tentei fazer um video para mostrar meu desktop para os amigos , quando eu girava o cubo ficava piscando oque poderia ser ? estou com o driver da placa ge force 8400gs instalado tudo certo
[51] Comentário enviado por possiventura em 31/01/2012 - 03:26h
cleysinhonv ,
para colocar o vídeo criado no youtube é necessário converter o formato ( até o ubuntu 9.10 karmic não era..começou com o lucid ) .
o que uso é o winff mas as vezes falha .que aplicativo usar ?
tadeu filippini
[54] Comentário enviado por m4cgbr em 08/10/2012 - 03:34h
Que legal, parabens pelo artigo. Eu o utilizo, porem usando com hardware convencional, e o linux fica muito lento. Tenho uma maquina comum Core 2 Duo com 4 Gb, esses dias estou testando em um Mac OS com menos memoria 2Gb aquela nova serie, chama-se mac-favela, ups sorry, mac-mini e para esse tipo de trabalho e absurdamente notavel a diferenca.
No Windows uso o BB FlashBack Recorder com uma placa aceleradora, mas tambem nada animador, o programa e excelente, porem para processar muito lento. Nunca curti Mac, sempre achava que era gogó de fanboy, mas ao utilizar na pratica esses ultimos dias é incostetavel. Pretendo comprar um para mim.
Acredito ser o Know How juntando as melhores combinacoes de hardware e software.
Obrigado pelo seu artigo.
Ahh, eu tambem usava o Istanbul, porem, nao sei se estou errado, mas notei que usam o mesmo recorder e etc.
[56] Comentário enviado por cleysinhonv em 18/07/2013 - 14:07h
Oi Tadeu,
É possivel fazer a configuração no software, mas para isso sua placa deve ter o módulo da placa instalado. Mas acredito é possivel fazer a gravação com o audio do sistema por default.