Muitos usuários ainda não estão conseguindo rodar um sistema BSD em sua máquina devido a sua complexa instalação. Neste artigo vou mostrar o DesktopBSD, um sistema BSD feito para desktops.
Ok, depois de instalado e configurado os usuários e a senha de root, vamos configurar a rede.
Primeiramente dê 2 cliques no ícone do globo azul próximo ao relógio, em seguida surgirá uma tela como esta:
Clique em redes, aqui você verá uma conexão com o nome de auto(DHCP), nós criaremos mais uma que será a da nossa rede. Supondo que nossa rede seria:
IP => 192.168.0.30
MASC. => 255.255.255.0
Gateway => 192.168.0.1
DNS1 => 201.10.120.2
DNS2 => 201.10.128.3
Vamos criar nossa rede, clique em adicionar e dê um nome para a conexão:
Agora adicione as informações da rede aqui:
Agora coloque o DNS em NameServers clicando no primeiro botão do lado direito:
Depois deste processo nossa rede está disponível para conectar em nossa interface de rede:
Agora vem a conexão da interface com a nossa configuração, clique na nossa conexão e clique em conectar, pedirá a interface para aplicar as configurações, selecione sua placa ethernet e clique em selecionar e pronto, nossa rede está configurada:
[4] Comentário enviado por fulllinux em 12/08/2008 - 14:23h
É que o VOL últimamente está trazento artigo realmente muito bons...e o seu é um deles...você e o eu!nonel estão de parabens!!!
Como sempre digo *BSD Ferve!!!
[5] Comentário enviado por fabiomattes2011 em 12/08/2008 - 14:31h
ah sim obrigado, é que faz um certo que estou cadastrado no VOL porém devido ao meu trabalho quase nem tenho tempo para postar alguma coisa, mas agora consegui um tempo e vou começar a me enturmar com vocês.
[6] Comentário enviado por albertguedes em 12/08/2008 - 14:40h
Mais um irmão para a turma do BSD hehehe
Valeu pelo artigo. O FreeBSD é um dos mais legais SOs que já usei, é bem difícil para leigos, mas pra quem é técnico é um deleite só.
Agora com essas opções de BSDs otimizadas para desktops, as coisas podem mudar.
[7] Comentário enviado por fabiomattes2011 em 12/08/2008 - 14:47h
albertguedes obrigado pelas boas-vindas.
é, realmente o FreeBSD, OpenBSD e o NetBSD não são assim tão fáceis de se configurar, mas com um pouco de insistência e otimismo a gente chega lá.
[11] Comentário enviado por kalib em 12/08/2008 - 20:05h
Pow..mandou bem em amigo?!
Parabéns pelo excelente artigo. ;]
Em minha experiência com *BSD, adorei a implementação do mesmo para Servidores... em desktops, ainda não vejo um lugar em minha máquina para ele..Quem sabe daqui a um tempo...já que cada vez mais pessoas procuram experimentar o mesmo...quem sabe daqui a um tempo irão existir muitos pacotes e opções para o mesmo.. Mas hoje ainda vejo o Linux com um carinho maior. ;]
[12] Comentário enviado por chimico em 12/08/2008 - 21:18h
Não sei se é o lugar mais apropriado ou se devia postar uma dica, mas a razão pelo que vejo que muitas pessoas não conseguem instalar um *BSD é o fato de estes sistemas enxergarem os hard disks de maneira diferente do que acontece com outros sistemas. O problema não é minimizado usando tanto o DesktopBSD ou o PC-BSD. Na hora de criar as partições sempre dá pau em algumas combinações de placa mãe e hard disks, inviabilizando a instalação do sistema, como aconteceu no meu caso.
A solução?
Na tela de boot escolha o modo 3 - Safe Mode
Depois de instalado sempre deverá usar essa opção na tela de boot.
É bem simples, mas quase ninguém comenta/ou sabe desta solução, aí os afortunados como eu batem a cabeça sem conseguir experimentar os BSDS por causa da maldita geometria do hd.
[16] Comentário enviado por Cooler_ em 20/08/2008 - 11:11h
Na boa nem acho FreeBSD tão dificil e nunca que eu usaria um PC-BSD ou um desktopBSD
sendo que posso instalar do meu geito e customizalo de maneira simples e rapida...
Ando usando como Desk e server FTP OpenBSD e não é dificil usar para min
Gentoo é bem mais dificil que um "*BSD" na instalação...
em suma se for pra usar soh FreeBSD+flux+firefox+Xmms+pidgin sem um PF ou um diferencial do freeBSD é melhor você ficar com sua maquina com o Pinguin por que se for pra usar mesmo voce pode usar ateh GnuDarwin que he moleza vendo desta meneira ;)
[17] Comentário enviado por nihil em 21/09/2008 - 16:19h
deve ser interessante esse desktopBSD, qualquer hora vou instalar aqui, já que não paro com distro nenhuma instalada aqui.
Como o handbook do Desktop está em inglês vou deixar o link do FreeBSD handbook
http://www.openit.com.br/freebsd-hb/index.html
como o Tony falou que não acha o FreeBSD dificil, é uma questão complexa, pois não é dificil para ele, da mesma maneira que todo mundo fala que o slack "é o carai" pra configurar e no entando eu instalei na minha maquina e não me matei tanto assim para fazer funcionar.
Um DesktopBSD poder ser para BSD oque um Kurumin é para o gnu/linux, uma boa opção para quem está começando, agora a única pessoa que pode realmente decidir a melhor opção é o usuário.
[18] Comentário enviado por fabiomattes2011 em 15/10/2008 - 10:15h
@nihil
Concordo contigo, quem vai decidir o que usar em sua maquina é o usuário, eu postei este artigo sobre o DesktopBSD para usuários que não tem tanta afinidade com o *BSD em si.
Lembro que a primeira versão de GNU/Linux que usei foi o Kurumin, lembro também que na época (2001) eu fiquei fascinado com o Kurumin e queria mais e mais, até que alguns amigos me falaram do Debian, e logo mais adiante descobri em um artigo na net o FreeBSD, fiquei alucinado com a estabilidade e a rapidez do sistema, mas como acontece com todo novato me matei pra instalar o X e acabei desistindo, até então que fui informado sobre o DesktopBSD, instalei e consegui rodar o X e todo o resto do meu hardware sem esforço nenhum.
Já tive em minha maquina Debian, Slackware do 9 até o 11, o OpenSuse e agora tenho o DreamLinux e o DesktopBSD, adoro esses sistemas devido a rapidez que os mesmos tem, e quem disser que só porque são distruições modificadas ou derivadas de outros sistemas tem muitos bugs é mentira, o pessoal que trabalha na remasterização de distros grandes está caprichando cada vez mais, e nunca tenho problemas em ambas as distros que uso, portanto espero que usuários de Kurumin's, Ubuntu's da vida sempre continuem usando as distros que acharem melhor e mais fácil para trabalherem, e quando tiverem a experiência necessária, partam para uma distro maior.
Hoje em dia muita gente comenta que não usa o Linux porque é difícil de mexer e de instalar programas, então amigos porque complicar mais o que já está complicado para alguns, porque não incentivar um usuário que nunca teve contato com alguma distro linux a usar um Ubuntu ou um Kurumin, ou quem sabe até um DesktopBSD, muitas pessoas tem o dom de serem autodidatas.
Fica minha opinião, muito obrigado pela atenção.
Fábio Mattes
[22] Comentário enviado por fabiomattes2011 em 12/09/2012 - 16:59h
[16] Comentário enviado por Cooler_ em 20/08/2008 - 11:11h:
Na boa nem acho FreeBSD tão dificil e nunca que eu usaria um PC-BSD ou um desktopBSD
sendo que posso instalar do meu geito e customizalo de maneira simples e rapida...
Ando usando como Desk e server FTP OpenBSD e não é dificil usar para min
Gentoo é bem mais dificil que um "*BSD" na instalação...
em suma se for pra usar soh FreeBSD+flux+firefox+Xmms+pidgin sem um PF ou um diferencial do freeBSD é melhor você ficar com sua maquina com o Pinguin por que se for pra usar mesmo voce pode usar ateh GnuDarwin que he moleza vendo desta meneira ;)
FreeBSD, OpenBSD, netBSD, os cambauBSD, usa quem quer do jeito que quiser, seja só em servidores ou Desktops entendeu, eu "tentei" contribuir com alguém que assim como eu não conseguiu instalar de primeira o BSD e sempre teve a curiosidade de usar.