O gDesklets é um aplicativo que dá uma turbinada na área de trabalho, criando menus animados, gráficos de desempenho da rede, processador, memória, etc. Ainda tem previsão do tempo, relógios e muito mais. Neste artigo vou mostrar as facilidades de instalação e configuração, tentando atingir uma linguagem para os iniciantes do Linux.
Agora que já sabemos como inserir, vejamos algumas opções de personalização dos controles. Criaremos um tema bem bacana, inclusive com papel de parede. Siga apenas os passos:
1. Abra o gDesklets.
2. Do lado esquerdo, escolha a categoria System/CPU.
3. Agora, do lado direito, escolha FTB-cpu-plot com um clique duplo.
4. Movimente o mouse para inserir o controle na sua área de trabalho.
5. Depois de inserido, clique sobre o controle com o botão (oposto) direito do mouse e escolha Configure desklet.
Na janela que aparecerá é possível escolher a cor da borda, da fonte e da linha do gráfico. Também é possível escolher um ícone para o fundo, o nome da fonte e as bordas. Neste exemplo mexeremos na borda inferior.
6. Na aba Apearence, clique no item Bottom, de forma que somente ele fique desmarcado, conforme a figura do exemplo. Na verdade você escolheu apenas retirar a borda inferior do controle.
Agora vamos inserir mais alguns controles e juntá-los, um abaixo do outro. Estes controles mostrarão gráficos de desempenho da rede, e da memória.
7. Nas categorias do lado esquerdo, escolha a opção System/Memory.
8. Agora, do lado direito, escolha o item FTB-mem-plot.
9. Coloque-o na sua área de trabalho logo abaixo do item anterior.
10. Para movimentar e ajustar a posição deste novo controle, clique sobre ele com o botão direito (oposto) e escolha move desklet.
Observe que a borda superior não permite encaixar no controle de cima, mas se retirarmos esta borda podemos encaixá-los facilmente.
11. Da mesma maneira que você retirou a borda inferior do controle anterior (passos 5 e 6), retire as bordas superiores e inferiores deste novo controle.
12. Agora insira o último controle. No lado direito escolha a categoria System/Net, e do lado esquerdo escolha FTB-net-plot.
13 Agora, faça os mesmos procedimentos anteriores para remover a borda e juntar os três controles de forma que fiquem semelhantes ao exemplo da figura.
Agora que você já sabe como personalizar os controles, adicione quantos quiser e personalize-os a seu gosto.
Vejamos agora como criar um menu de acesso rápido para os programas que você mais usa. Este menu ficará na parte inferior da tela.
14. Do lado esquerdo escolha a categoria Toolbar/Launchers, e do lado direito escolha a opção StarterBar.
Veja que o novo controle possui apenas um ícone, referente a pasta home. Para configurar outros itens, continue com os passos abaixo:
15. Clique com o botão direito (oposto) e escolha a opção New Starter.
16. Digite um nome para o seu atalho, depois digite o comando para chamá-lo e depois uma breve descrição. Escolha também um ícone e pronto.
Outra dica bacana também é a respeito da inicialização automática do desklet ao iniciar o Ubuntu. Veja como:
17. Para fazer isso vá em Sistema > Preferência > Sessões.
18 Na janela que abriu, clique em Novo e digite um nome e o comando gdesklets.
Agora, da próxima vez que você iniciar seu computador, o gDesklets já será aberto automaticamente com os seus itens.
[4] Comentário enviado por evilrick em 12/06/2007 - 12:26h
Muito bom. Realmente o gDesklets é muito legal. Minha única bronca com ele é ainda não ter conseguido configurar o desklet com informações sobre o clima.
[8] Comentário enviado por malacker em 12/06/2007 - 22:51h
AGRADEÇO A TODOS PELOS COMENTÁRIOS E PELAS CONTRIBUIÇÕES.
Acho que o desenvolvimento do Linux (em todos os seus aspectos) deve ser sempre assim: de forma coletiva, unindo experiências e opiniões, mesmo que divergentes. Agradeço a quem enriquecer este artigo com outras dicas e opiniões úteis.
[11] Comentário enviado por goodiro em 15/06/2007 - 03:20h
Quando iniciei o gdesklets no terminal pela primeira vez, ele entrou no gerenciador dele e tal, mais no terminal em background me apareceu essa msg:
/usr/lib/gdesklets/utils/ErrorFormatter.py:118: RuntimeWarning: Python C API version mismatch for module gtop: This Python has API version 1013, module gtop has version 1012.
module = _old_imp(name, globs, locls, fromlist)
[14] Comentário enviado por Ubuntido em 28/08/2007 - 15:12h
nao consigo me conectar ao servidor de configuração do gdesklets, aparece isso: Cannot establish connection to daemon: timeout!
The log file might help you solving the problem.
[15] Comentário enviado por celso annes em 12/09/2007 - 09:53h
Ja faz um tempo que uso o gDesklets so não descobri como faço uma coisa, exemplo:
quando maximizo uma janela ela encobre o gDesklets, gostaria q ela ficasse sempre visivel e que maximizando uma janela ela não ultrapassasse o o limite do gDesklest, sabe como fazer isso?
ficou muito bom seu artigo.
[20] Comentário enviado por luizhacker em 22/12/2007 - 02:34h
Uso o Debian lenny/sid com o KDE 3.5.8, instalei os gDesklets mas eles não ficaram com o fundo (background) tranasparente como os que você mostra como exemplo, os meus ficaram com o background preto, como faço pra deixa-los transparentes?
[23] Comentário enviado por mendezqi em 01/04/2008 - 03:04h
Uso o Ubuntu 7.10 (gutsy gibbon), já usava o gdesklets normalmente no 7.04 (feisty fawn). No feisty os desklets ficavam com o fundo transparente, mas no gutsy o fundo aparece preto... não habilita a transparência. Sabe como resolver?
[25] Comentário enviado por Luciano Hammond em 07/05/2008 - 13:21h
Faz 5 dias q estou com o Ubuntu,e é meu primeiro contato com Linux...Sou totalmente novo nisso...rsrsrs
Gostei muito do Gdesklets,mas fiz uma besteira:Eu adicionei sem querer uma barra de ferramentas bem no meio do meu desktop,mas acontece q ela não está inteira na tela...A parte prá clicar e remover a barra tá fora da tela e eu não sei mais o q fazer prá tirar essa barra...Podia me ajudar,por favor?
[28] Comentário enviado por lmarcosleite em 03/07/2008 - 11:52h
No meu Ubuntu Ultimate já veio dentro da pasta acessórios. Foi só ativar e "brincar" à vontade. Entretanto, o psi-pager não funcionou e nem consegui remover. Alguém sabe como fazê-lo funcionar normalmente ou como removê-lo?
[31] Comentário enviado por andreuebe em 24/09/2010 - 11:46h
tobiasmf
Faça o seguinte:
1) Em Aplicativos --> Acessorios --> Terminal
2) Digite:
sudo gedit /etc/apt/sources.list
3) Localize todas as linhas que começam com:
# deb
e retire o sinal #, ficando somente:
deb
ATENÇÂO: A não ser que tenha o CD do Linux no leitor, mantenha o # na primeira linha:
# deb cdrom:[Edubuntu 10.04 _Lucid Lynx_ - Release amd64 (20100429.1)]/ lucid
(deixe assim)