Construa sua própria URA (IVR) no seu Asterisk

Senhores(as), é muito simples e fácil usar o Asterisk para atender suas chamadas e direcionar para uma URA. URA (Unidade de Resposta Audível) nada mais é do que aquele atendimento automático que todo PABX faz. Se vocês estão tentando montar uma URA, siga este roteiro.

[ Hits: 162.744 ]

Por: Cauê Fozzatti Garcia em 13/05/2008


Construção da URA



Partindo do princípio que você já tenha um tronco de entrada de ligações configurada no seu Asterisk, vamos dar início no atendimento da ligação prosseguindo até a URA.

Todas estas linhas de comando abaixo devem ser salvas no arquivo:

/etc/asterisk/extensions.conf

Atendimento da ligação:

[did-incoming]
exten => _6100,2,Goto(ivr,s,1)
  • O [did-incoming] é o responsável por atender as chamadas entrantes no meu asterisk. Por isso a linha abaixo está atendendo a ligação e transferindo para uma a IVR.
  • (exten) podemos verificar que a segunda linha irá atender tudo que chegar com o parâmetro 6100. No meu caso tenho um link de E1 no servidor, e a operadora só me transmite os quarto últimos números do meu número real. Exemplo meu número é 4001-6100, a operadora só me envia que chegou uma ligação para o 6100.

[ivr]
exten => s,1,Answer
exten => s,2,NoOp(Ligação entrou na URA)
exten => s,n,Background(/var/lib/asterisk/sounds/bemvindo_a_empresa_X)
exten => s,n,NoOp(Digite a opção/1-suporte/2-comercial/3-financeiro)
exten => s,n,WaitExten(6)

exten => 1,1,NoOp(Chamada foi para Suporte)
exten => 1,2,Dial(SIP/@104|60)

exten => 2,1,NoOp(Chamada foi para Comercial)
exten => 2,2,Dial(SIP/@105|60)

exten => 3,1,NoOp(Chamada foi para Financeiro)
exten => 3,2,Dial(SIP/@106|60)

exten => t,1,NoOp(Tempo esgotado)
exten => t,2,Dial(SIP/@107|60)
exten => t,3,Hangup

Explicação do blocos:

Bloco - 1:
  • s,1,Answer - A ligação entra na ura e é atendida;
  • s,2,NoOp(Ligação entrou na URA) - Ele imprime no console do asterisk a mensagem entre parêntesis;
  • s,n,Background(/var/lib/asterisk/sounds/bemvindo_a_empresa_X) - ele irá tocar a música que está no caminho indicado;
  • exten => s,n,NoOp(Digite a opção/1-suporte/2-comercial/3-financeiro) - Ele imprime no console do asterisk a mensagem entre parêntesis;
  • exten => s,n,WaitExten(6) - Aguarda até 6 segundos para a pessoa digitar a opção da URA;

Bloco - 2 / 3 / 4:
  • 1,1,NoOp(Chamada foi para Suporte) - Imprime no console do asterisk a mensagem entre parêntesis;
  • 1,2,Dial(SIP/@104|60) - Se a pessoa discar a opção correta, no caso 1,2,3; o PABX irá chamar o ramal indicado, neste caso o ramal 104;
  • 1,3,Hangup - Desliga a ligação.

Bloco - 5:
    exten => t,1,NoOp(Tempo esgotado) - Imprime no console do asterisk a mensagem entre parêntesis;
  • exten => t,2,Dial(SIP/@107|60) - Caso passe o tempo e a pessoa não digite nenhuma opção ou se a pessoa digitar uma opção inválida, ele irá transferir para o ramal 107;
  • exten => t,3,Hangup - Desliga a ligação.

Pronto, sua URA está montada!!!

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Páginas do artigo
   1. Construção da URA
   2. Converta arquivos WAV para GSM para serem utilizados no Asterisk
   3. Criando os ramais do seu PABX
   4. Como fazer ligações?
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Comentários
[1] Comentário enviado por ajfarias em 14/05/2008 - 21:28h

Uma curiosidade, vc estou na FIAP no curso de Redes no perioda da manha em 2005 e 2006?

[2] Comentário enviado por caue.garcia em 15/05/2008 - 08:48h

iai Aghnaldo, eu era da sua sala na facu ...
rs...
me acho aqui...
rs... iai fico legal este artigo ??

[3] Comentário enviado por liliansc em 07/12/2009 - 17:32h

Artigo muito bem escrito e objetivo.
Queria saber caso eu só tenha um ramal a ser chamado na ura com a gravação, como faço para as opções só serem direcionadas só pra ele. Não sei se estou me fazendo entender.

Pegando o exemplo abaixo no caso eu só teria um único ramal (104) para Suporte/Comercial e Financeiro, é possível?

exten => 1,1,NoOp(Chamada foi para Suporte)
exten => 1,2,Dial(SIP/@104|60)

exten => 2,1,NoOp(Chamada foi para Comercial)
exten => 2,2,Dial(SIP/@105|60)

exten => 3,1,NoOp(Chamada foi para Financeiro)
exten => 3,2,Dial(SIP/@106|60)

[4] Comentário enviado por m3teleco em 04/07/2013 - 15:18h

Caso tenham alguma dificuldade eu trabalho com URA e montagem do PABXIP entre outros servicos
Torpedo de Voz - Torpedo SMS - Asterisk - Ura -Voip - Redirecionamento de Chamadas - Suporte em Asterisk e Central IP, Interligar matriz e filiais - reduzir custo em telefonia - central ip - ata - linksys
http://www.m3telecom.com.br

[5] Comentário enviado por vcesar1984 em 07/04/2015 - 16:57h

Boa tarde,
Trabalho na área de TI onde utilizamos o VOIP para os ramais internos e temos uma URA configurada apenas para o setor de informática, a plataforma utilizada é DEBIAN, e utilizamos o asterisk,
Funciona mais ou menos assim, todos os ramais da TI conseguem falar entre si sem passar pela URA, e todos os outros ramais ao tentarem falar com a TI, automaticamente cai na URA.
A pessoa que configurou o asterisk e a URA foi desligado da empresa e estou tentando resolver um pequeno problema, a pessoa que foi desligada, deixou vários ramais já configurados, entretanto esses ramais ao efetuarem ligações para a TI, cai na URA, e preciso que não caia. Como que faço para alterar isso? já verifiquei o arquivo queues.conf , sip.conf, extension.conf
imagino que seja alguma coisa com relação a grupo de ramal mais não encontro nada. Como faço para um ramal efetuar ligação sem passara pela URA.
Consegui explicar mais ou menos minha duvida?
Obrigado pela ajuda.


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