Construa sua própria URA (IVR) no seu Asterisk

Senhores(as), é muito simples e fácil usar o Asterisk para atender suas chamadas e direcionar para uma URA. URA (Unidade de Resposta Audível) nada mais é do que aquele atendimento automático que todo PABX faz. Se vocês estão tentando montar uma URA, siga este roteiro.

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Por: Cauê Fozzatti Garcia em 13/05/2008


Como fazer ligações?



Criando regra de discagem para PSTN e comunicação entre ramais. No arquivo:

/etc/asterisk/extensions.conf

Tomando como base que estou usando um link de E1 para fazer as ligações e ele está instalado em São Paulo ddd 11. Meu link é da Intelig e por isso minhas ligações serão usando o 23, que é o código deles.

Quando você cria um ramal deve definir a qual contexto ele faz parte. Neste caso meus ramais fazem parte do contexto: [from-internal]

Neste contexto as ligações deve ser feitas da seguinte forma:

Ligações entre ramais:

Você quer ligar para o ramal 107, então você deve dicar o número do ramal.

Ligações para qualquer lugar do Brasil:

0+DDD+número do fone, exemplo: 01122334455

Ligação para qualquer lugar do mundo:

00+código do pais+código da cidade+número, exemplo 00541148574828

[from-internal]
;ligação entre ramais
exten =>; _1X.,1,Dial(SIP/${EXTEN})
exten =>; _X.,2,Hangup

;saida pstn
exten =>; _9.,1,Dial(Zap/g1/${EXTEN},60)

exten =>; _011X.,1,Dial(Zap/g1/${EXTEN:3},60)
exten =>; _X.,2,Hangup()

exten =>; _0X.,1,Dial(Zap/g1/023${EXTEN:1},60)
exten =>; _X.,2,Hangup()

exten =>; _00X.,1,Dial(Zap/g1/0023${EXTEN:2},60)
exten =>; _X.,2,Hangup()

exten =>; _0800.,1,Dial(Zap/g1/${EXTEN},60)
exten =>; _X.,2,Hangup()

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Páginas do artigo
   1. Construção da URA
   2. Converta arquivos WAV para GSM para serem utilizados no Asterisk
   3. Criando os ramais do seu PABX
   4. Como fazer ligações?
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Comentários
[1] Comentário enviado por ajfarias em 14/05/2008 - 21:28h

Uma curiosidade, vc estou na FIAP no curso de Redes no perioda da manha em 2005 e 2006?

[2] Comentário enviado por caue.garcia em 15/05/2008 - 08:48h

iai Aghnaldo, eu era da sua sala na facu ...
rs...
me acho aqui...
rs... iai fico legal este artigo ??

[3] Comentário enviado por liliansc em 07/12/2009 - 17:32h

Artigo muito bem escrito e objetivo.
Queria saber caso eu só tenha um ramal a ser chamado na ura com a gravação, como faço para as opções só serem direcionadas só pra ele. Não sei se estou me fazendo entender.

Pegando o exemplo abaixo no caso eu só teria um único ramal (104) para Suporte/Comercial e Financeiro, é possível?

exten => 1,1,NoOp(Chamada foi para Suporte)
exten => 1,2,Dial(SIP/@104|60)

exten => 2,1,NoOp(Chamada foi para Comercial)
exten => 2,2,Dial(SIP/@105|60)

exten => 3,1,NoOp(Chamada foi para Financeiro)
exten => 3,2,Dial(SIP/@106|60)

[4] Comentário enviado por m3teleco em 04/07/2013 - 15:18h

Caso tenham alguma dificuldade eu trabalho com URA e montagem do PABXIP entre outros servicos
Torpedo de Voz - Torpedo SMS - Asterisk - Ura -Voip - Redirecionamento de Chamadas - Suporte em Asterisk e Central IP, Interligar matriz e filiais - reduzir custo em telefonia - central ip - ata - linksys
http://www.m3telecom.com.br

[5] Comentário enviado por vcesar1984 em 07/04/2015 - 16:57h

Boa tarde,
Trabalho na área de TI onde utilizamos o VOIP para os ramais internos e temos uma URA configurada apenas para o setor de informática, a plataforma utilizada é DEBIAN, e utilizamos o asterisk,
Funciona mais ou menos assim, todos os ramais da TI conseguem falar entre si sem passar pela URA, e todos os outros ramais ao tentarem falar com a TI, automaticamente cai na URA.
A pessoa que configurou o asterisk e a URA foi desligado da empresa e estou tentando resolver um pequeno problema, a pessoa que foi desligada, deixou vários ramais já configurados, entretanto esses ramais ao efetuarem ligações para a TI, cai na URA, e preciso que não caia. Como que faço para alterar isso? já verifiquei o arquivo queues.conf , sip.conf, extension.conf
imagino que seja alguma coisa com relação a grupo de ramal mais não encontro nada. Como faço para um ramal efetuar ligação sem passara pela URA.
Consegui explicar mais ou menos minha duvida?
Obrigado pela ajuda.


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