Não existe uma única distribuição Linux que atenda a todos os requisitos de ambientes e usuários, sendo assim a melhor saída pode ser catalogá-las para encontrar a melhor solução para cada situação.
Bom, do mesmo modo que cataloguei as distribuições, podemos
catalogar usuários. São os tipos:
Corporativo: Enfoque empresarial nas soluções, este
procura soluções ideais para seus serviços, em geral é um usuário
que vai se utilizar do office + programas específicos da área.
Normalmente está integrado a uma rede.
Doméstico: enfoque em programas gerais, tem até um
office em casa, mas em geral só se utiliza das funções básicas e
em geral tem jogos e outros aplicativos diversos.
Especial: Usuário que utilizará o computador para um
determinado fim e apenas este, a máquina ou será um terminal de
som, um media center, um terminal internet, um programa simples
pra ser integrado em redes. Nunca muda o foco do ambiente.
[1] Comentário enviado por conectado em 18/01/2005 - 10:06h
olá, eu estou muito interessado em usar o linux mas ainda não sei como adquirir e como instalar as ferramentas nescessárias ( sou meio leigo no assunto! essa é a verdade.) gostaria de uma dica para começar a usa-lo pois não aguento mais os problemas do ruindows. o firefox melhorou a velocidade da minha conexão mas o q eu queria mesmo era ingressar no mundo linux. obrigado pela atenção e fique em paz!
[2] Comentário enviado por c3s4rbs em 18/01/2005 - 15:29h
Excelente artigo!!!
Achei muito interessante a forma como vc dividu em categorias os diferentes usuários e ambientes... Isso é uma grande ajuda pra quem quer implementar uma solução Linux!
Mais uma vez, excelente ;-)
[3] Comentário enviado por m4sk4r4 em 18/01/2005 - 22:42h
Olá Diogo,
Muito bom este artigo, me deu uma outra visão, como dividir usuários domesticos, ambientes corporativos e que distribuições devo adotar, bom nesse caso ainda pretendo fazer teste em algumas distribuições, mais uma coisa que você citou no artigo, e onde eu me enquadro perfeitamente é, minha paixão pelo slackware, fiquei preso a ela, depois desse artigo, vou procurar uma distro amante amante, hehehe
[4] Comentário enviado por jos_mau em 18/01/2005 - 22:52h
Conectado minha opinião é que comece com o kurumin4 porque o site http://www.guiadohardware.com.br explica quase tudo do alfinete ao fuguete e a instalação de grande parte dos programas se faz por scripts.
[6] Comentário enviado por dibetao em 19/01/2005 - 11:26h
Realmente as distribuições kurumin estão cada vez mais 10. kurumin4 é realmente irrefutável. Eu sou um exemplo do que só conhecia computador pelo windows, hoje acho o linux o melhor que o windows em tudo o que preciso e fico triste ao ver pessoas que nao entendem o que ainda quer dizer LIBERDADE!!!
[7] Comentário enviado por nictuku em 19/01/2005 - 15:43h
Análise muito boa. Sugiro discutir mais profundamente, em um outro artigo, o papel das distribuições que você chamou "corporativas".
Eu pessoalmente sempre luto pra convencer clientes e usuários de que essas distribuições não são as melhores. Muitos gerentes de TI ainda insistem em implementar servidores RedHat 9, por exemplo, se baseando em falsas impressões de que são mais "profissionais".
Soma-se a isso o fato preocupante de que muitas empresas de consultoria e suporte Linux adoram "empurrar" distribuições comerciais para seus clientes simplesmente porque podem lucrar com a venda de licenças e caixinhas.
Minha preferência é sempre pelas distribuições desenvolvidas pela comunidade, não importa o caso.
[9] Comentário enviado por theobr em 20/01/2005 - 10:13h
Uma pequena correção, no que você chama de "Tradicionais Corporativos", quando você diz "...contam com suporte corporativo e não comunidade...", isso não procede, uma vez que isso não acontece nem com a Micro$oft. Só é procurar que você vai ver em forum usuários desses Linux Corporativos prestando suporte melhor que a própria empresa Desenvolvedora, sem receber um tostão se quer.
A vantagem de ter uma "Tradicionais Corporativos" em casa ou no serviço é que você conta com a ajuda do suporte da empresa + a comunidade. Ao contrário das outras que só tem a comunidade.
Ex: Se você precisar de uma ajuda no config de um servidor da tua rede, vais querer expor a toda comunidade como a tua rede foi estruturada e teu server que está rodando mal configurado!. Isso é deixar a porta da frente aberta durante a noite e contar que nada vai acontecer.
Essas Distro como afirmo novamente tem a vantagem do suporte + a comunidade, onde quem você contacta em determinado momento pode fazer toda a diferença!