CSS - Manual de Estilo (parte 2)

Neste segundo artigo veremos como aplicar estilo ao plano de fundo de elementos, aplicar estilo aos textos e também entender o que é o Modelo da Caixa e como utilizá-lo para deixar nossas páginas web mais estilosas.

[ Hits: 23.477 ]

Por: Juliao Junior em 04/09/2009


Fontes



Usando folhas de estilo, é preciso entender a diferença entre fontes chamada "serif" e "sans-serif". As fontes "serif" possuem um acabamento mais cuidadoso, com linhas em suas extremidades para tornar o formato mais elegante. As fontes "sans-serif" não possuem tal acabamento. Em telas de computador, as fontes "sans-serif" são consideradas mais confortáveis para a leitura.

Podemos então especificar as fontes de duas formas: apenas informando o nome genérico da "família" de fontes, tal como "Serif", ou ainda especificar qual a família de fontes que queremos usar, tal como "Times New Roman".

Indicando apenas a família de fontes, permitimos que o navegador escolha a fonte baseado apenas na indicação "genérica" que passamos para ele. Assim, se uma fonte não estiver disponível, o navegador escolhe outra da mesma família.

A melhor alternativa talvez seja partir de uma fonte específica para uma família de fontes. Ou seja, usamos a fonte que realmente queremos, mas também indicamos algo mais genérico. Dessa forma podemos ter pelo menos algum controle do que será exibido pelo navegador de nossos visitantes. Veja um exemplo:

p{font-family:"Times New Roman",Georgia,Serif}

Conforme visto acima, separamos as indicações das fontes por vírgulas; e quando uma fonte possui mais de uma palavra, colocamos entre aspas.

Além de indicar a fonte, podemos alterar seu estilo. Usamos aqui a propriedade "font-style", com um dos valores: normal, italic, oblique. O valor "oblique" é similar ao valor "italic", mas não é tão bem suportado por todos os navegadores.

p.normal {font-style:normal}
p.italic {font-style:italic}
p.oblique {font-style:oblique}

Temos o controle do tamanho do texto em CSS, mas é preciso uma palavra de cautela. Não devemos fazer ajustes para confundir títulos com parágrafos e vice-versa. Para isso, use sempre as tags de HTML, como <h1> e <h6> para títulos, ou <p> para parágrafos.

Quando não indicamos o tamanho da fonte, seu padrão é 16px. E podemos usar um tamanho absoluto ou relativo. Indicando um tamanho absoluto, não permitimos que o usuário redimensione as fontes. Isto não é muito bom, simplesmente por questão de acessibilidade. Mas pode ser útil, se sabemos exatamente qual o tamanho físico real do dispositivo de leitura que será usado. Já uma especificação relativa de tamanho é o que normalmente conhecemos, com as fontes podendo ser redimensionadas ao gosto do visitante.

Siga o exemplo abaixo e indique exatamente o tamanho do texto em pixels. Aparentemente esta formatação não funciona no Internet Explorer.

h1 {font-size:40px}
h2 {font-size:30px}
p {font-size:14px}

Para contornar o "problema" indicado acima, sobre o Internet Explorer, você pode usar outro tipo de formatação. Use um tipo de unidade, chamado "em". Um "em" (1em) indica o tamanho normal do texto. Com ele indicamos a proporção do texto normal com os demais. Assim, se usamos "2em", teremos uma fonte com o dobro de tamanho. Se usamos "1.5", teremos uma fonte com 50% a mais de tamanho, e assim por diante. A fórmula para calcular é: pixels/16 = em

Abaixo, veja o mesmo exemplo que vimos acima com pixels, agora usando "em":

h1 {font-size:2.5em}
h2 {font-size:1.875em}
p {font-size:0.875em}

Se você quer segurança total, use porcentagens. Isto é suportado por todos os navegadores. Novamente, o mesmo exemplo acima, agora com porcentagens.

body {font-size:100%}
h1 {font-size:250%}
h2 {font-size:187.5%}
p {font-size:87.5%}

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Aplicando estilo ao background
   2. Estilos em textos
   3. Fontes
   4. Modelo da Caixa
Outros artigos deste autor

Administração de sistema via WEB

Guia introdutório do Linux IV

Convença outros a usar Linux!

Guia Introdutório do Linux

CSS - Manual básico sobre estilo

Leitura recomendada

Extensões imperdíveis para quem usa o Git (e o GitHub) no Brackets

Entendendo validações e operações aritméticas com Javascript

JavaScript - Programação orientada a objetos

AJAX - Parte 1

Manual de XHTML

  
Comentários
[1] Comentário enviado por giselinhaconfere em 04/11/2010 - 10:59h

modo de instalaçõa dos programas e como efetuar danwold

[2] Comentário enviado por giselinhaconfere em 04/11/2010 - 11:00h

como efetuar danwold

[3] Comentário enviado por giselinhaconfere em 04/11/2010 - 11:00h

o que é firewall


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts