Blender para todos! - Parte IV

Caros, estamos agora perto do fim desta pequena, mas extremamente enriquecedora, série pela democratização do
3D.
Vamos aprender a trabalhar com textos 3D e efeitos translúcidos! Boa leitura pessoal!

[ Hits: 17.688 ]

Por: Guilherme RazGriz em 05/03/2012 | Blog: http://razgrizbox.tumblr.com


Configuração, Mórficos e Translúcidos



Configuração de Texto

Voltando à aba responsável pelas configurações de texto.

Navegue até o campo denominado 'Fonts', lá é possível trocar o padrão da fonte, alinhar o texto do jeito que desejarmos e muito mais!

Vamos começar trocando a fonte do nosso texto, para tal, basta clicar sobre o pequeno ícone que representa uma pasta de arquivos:

Feito isso, basta navegar pela sua pasta de fontes e escolher a desejada!

No caso do exemplo do dia, escolhi uma fonte bem apropriada!

O nome deste padrão é 'Open Logos', e o mesmo pode ser encontrado no Website dafont.com

Depois, vamos editar o texto conforme nossa vontade, para depois pressionar a tecla N, a fim de ajustar o ângulo do nosso texto, e outras propriedades que forem necessárias.


Agora, vamos para a próxima página, onde iremos aprender a dar efeitos de transparências aos nossos objetos!

Mórficos e Translúcidos

Dando prosseguimento, vamos agora selecionar o nosso texto já posicionado, a fim de dar a ele novos efeitos derivados do material que o recobre!

- Mas antes de mais nada, o que é efetivamente um material no Blender?

Material nada mais é, do que uma "película" que dá textura e determina aparência final do nosso objeto no ato da sua renderização!

Retornando à aba de materiais com o objeto desejado selecionado, vamos habilitar transparência e reduzir o valor do alpha, apenas para ver o que acontece!

Veja que o objeto deixou de aparentar ser totalmente sólido, e que a pouca luz permite ver suas entranhas!

Agora, vamos trazê-lo para perto da luz, assim o efeito fica plenamente visível. Reparem como o valor do alpha está bem baixo. =]

Visto isso, você pode adicionar mais luz para tornar o efeito ainda mais incrível!

Ainda falando sobre luz, existem outros efeitos para uniformizar a luz ambiente nos nossos projetos, mas não veremos isto nesta série.

Hora de partir para a montagem final do nosso projetinho!

Agora que nós já sabemos como mover, rotacionar e redimensionar objetos, chegou a hora de montarmos um pequeno projeto funcional!

Tudo começa com a nossa querida câmera, ou seja, se ela não pode 'ver' o nosso projeto, de nada adiantarão os nossos esforços, certo?

Nós não precisamos dela para criar, apenas para sermos vistos! Então, vamos alternar o nosso modo de visão para o da câmera, assim saberemos como o nosso projeto será visto!

- Pela perspectiva da câmera, temos o seguinte cenário: Repare que o retângulo pontilhado claro, representa o campo de visão de nossa câmera, sendo o resto o que ela não vê:

Dito isso, temos 2 opções, fazer o nosso projeto ficar dentro do campo de visão da mesma, ou movê-la, pois ela também é um objeto!
Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. A B C
   2. Configuração, Mórficos e Translúcidos
   3. Renderização
Outros artigos deste autor

Filamentos para Impressão 3d: Um Teste a Toda Prova

Deformar ou recriar?

Um pouco de pintura digital

Tempestade de cor

Alguém aí falou em deformação?

Leitura recomendada

Ripar DVD com DVD Shrink no Insigne Linux

Alterando as imagens de splash no Ubuntu

Modelagem realista com o Blender

Avidemux - Corrigindo arquivos com "crash"

Instalando o compiz no Arch Linux

  
Comentários
[1] Comentário enviado por afrancisco em 23/06/2012 - 18:51h

Gostaria muito fuçar no Blender, mas sequer consigo instalá-lo no meu ubuntu 12.04. Ja tentei via ppa, repositorios e quando executo retorna isso:


Xlib: extension "GLX" missing on display ":0".
/build/buildd/blender-2.63+svn48207/intern/ghost/intern/GHOST_WindowX11.cpp:197: X11 glXQueryVersion() failed, verify working openGL system!
initial window could not find the GLX extension, exit!

Vc saberia me dizer o que é isso?
Abraços.

[2] Comentário enviado por razgriz em 19/07/2013 - 02:05h

Hum... parece haver um problema com seu driver de vídeo, veja se esse pacote está instalado > "libgl1-mesa-dri"

para ubuntu e "debians" : $ sudo apt-get install libgl1-mesa-dri

Se não der certo vamos ver o que mais pode ser.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts