Blender para todos! - Parte IV

Caros, estamos agora perto do fim desta pequena, mas extremamente enriquecedora, série pela democratização do
3D.
Vamos aprender a trabalhar com textos 3D e efeitos translúcidos! Boa leitura pessoal!

[ Hits: 17.267 ]

Por: Guilherme RazGriz em 05/03/2012 | Blog: http://razgrizbox.tumblr.com


Configuração, Mórficos e Translúcidos



Configuração de Texto

Voltando à aba responsável pelas configurações de texto.

Navegue até o campo denominado 'Fonts', lá é possível trocar o padrão da fonte, alinhar o texto do jeito que desejarmos e muito mais!

Vamos começar trocando a fonte do nosso texto, para tal, basta clicar sobre o pequeno ícone que representa uma pasta de arquivos:

Feito isso, basta navegar pela sua pasta de fontes e escolher a desejada!

No caso do exemplo do dia, escolhi uma fonte bem apropriada!

O nome deste padrão é 'Open Logos', e o mesmo pode ser encontrado no Website dafont.com

Depois, vamos editar o texto conforme nossa vontade, para depois pressionar a tecla N, a fim de ajustar o ângulo do nosso texto, e outras propriedades que forem necessárias.


Agora, vamos para a próxima página, onde iremos aprender a dar efeitos de transparências aos nossos objetos!

Mórficos e Translúcidos

Dando prosseguimento, vamos agora selecionar o nosso texto já posicionado, a fim de dar a ele novos efeitos derivados do material que o recobre!

- Mas antes de mais nada, o que é efetivamente um material no Blender?

Material nada mais é, do que uma "película" que dá textura e determina aparência final do nosso objeto no ato da sua renderização!

Retornando à aba de materiais com o objeto desejado selecionado, vamos habilitar transparência e reduzir o valor do alpha, apenas para ver o que acontece!

Veja que o objeto deixou de aparentar ser totalmente sólido, e que a pouca luz permite ver suas entranhas!

Agora, vamos trazê-lo para perto da luz, assim o efeito fica plenamente visível. Reparem como o valor do alpha está bem baixo. =]

Visto isso, você pode adicionar mais luz para tornar o efeito ainda mais incrível!

Ainda falando sobre luz, existem outros efeitos para uniformizar a luz ambiente nos nossos projetos, mas não veremos isto nesta série.

Hora de partir para a montagem final do nosso projetinho!

Agora que nós já sabemos como mover, rotacionar e redimensionar objetos, chegou a hora de montarmos um pequeno projeto funcional!

Tudo começa com a nossa querida câmera, ou seja, se ela não pode 'ver' o nosso projeto, de nada adiantarão os nossos esforços, certo?

Nós não precisamos dela para criar, apenas para sermos vistos! Então, vamos alternar o nosso modo de visão para o da câmera, assim saberemos como o nosso projeto será visto!

- Pela perspectiva da câmera, temos o seguinte cenário: Repare que o retângulo pontilhado claro, representa o campo de visão de nossa câmera, sendo o resto o que ela não vê:

Dito isso, temos 2 opções, fazer o nosso projeto ficar dentro do campo de visão da mesma, ou movê-la, pois ela também é um objeto!
Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. A B C
   2. Configuração, Mórficos e Translúcidos
   3. Renderização
Outros artigos deste autor

Blender - Como fazer um planeta 3D

O MP3 player e o Ogg Vorbis

Programação visual (módulo 1)

Edição pesada de imagens com o Gimp (parte 2)

Edição pesada de imagens com o Gimp (parte 3)

Leitura recomendada

Blender para todos! - Parte I

Instalando e configurando desktop 3d no Debian Etch 64 bits

Mais um guia de instalação XGL no Fedora Core 5

O reflexo a partir de um plexo

Guia SSD no Linux: tudo que você precisa saber e o que precisa esquecer!

  
Comentários
[1] Comentário enviado por afrancisco em 23/06/2012 - 18:51h

Gostaria muito fuçar no Blender, mas sequer consigo instalá-lo no meu ubuntu 12.04. Ja tentei via ppa, repositorios e quando executo retorna isso:


Xlib: extension "GLX" missing on display ":0".
/build/buildd/blender-2.63+svn48207/intern/ghost/intern/GHOST_WindowX11.cpp:197: X11 glXQueryVersion() failed, verify working openGL system!
initial window could not find the GLX extension, exit!

Vc saberia me dizer o que é isso?
Abraços.

[2] Comentário enviado por razgriz em 19/07/2013 - 02:05h

Hum... parece haver um problema com seu driver de vídeo, veja se esse pacote está instalado > "libgl1-mesa-dri"

para ubuntu e "debians" : $ sudo apt-get install libgl1-mesa-dri

Se não der certo vamos ver o que mais pode ser.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts