Mas não se assuste :), só é estranho no princípio. A interface do programa é, após adquirir certo hábito, um tanto amistosa e bastante rápida, facilitando a tarefa de modelagem. Você terá a impressão que o Blender assumiu o controle do micro, pois ele ocupa 'toda' a tela. Na parte superior temos uma barra com menus, no centro uma grande área cinza (esta é a região 3D onde veremos nossos objetos) e abaixo uma área com botões e opções de configuração diversas.
Algo que é preciso entender logo de início é que o Blender diferencia entre a digitação da área alfanumérica e do teclado numérico (aquela porção do teclado que fica separado à direita, parecido com uma calculadora). Assim alguns comandos funcionam com teclas específicas e não apenas com o caractere. Para facilitar nossa linguagem, usaremos a forma "CALx" para teclas do teclado numérico, onde x é a tecla a ser digitada. Por exemplo, CAL5 significa o digito '5' do teclado numérico. Enquanto usaremos "ALFAx" para o teclado alfanumérico. Por exemplo, ALFA5 significa o dígito '5'.
Esta figura quadrada que você vê no centro da região 3D é na verdade um cubo. Mas estamos olhando para ela de cima para baixo. Para ver o cubo melhor, tecle em seqüência CAL8 CAL4 CAL4 (ou seja, as teclas 8, depois 4 duas vezes, nesta ordem). Agora você terá uma visão melhor do cubo!
Certamente você percebeu que as teclas do teclado numérico serão úteis para a visualização do ambiente 3D. Realmente, cada tecla tem uma função. As teclas CAL2, CAL4, CAL6 e CAL8 servem para 'rotacionar' nossa posição em relação ao ambiente, enquanto CAL1, CAL3, CAL5, CAL7 e CAL9 nos colocam em posições pré-definidas de visualização. Faça alguns testes. Se você estiver usando um mouse com botão de rolagem, gire-o e veja o que acontece: você se aproxima ou se afasta da cena.
Algumas combinações dos botões do mouse com as teclas CONTROL, ALT e SHIFT também dão efeitos de visualização interessantes. Tente algumas destas:
- Botão esquerdo do mouse + botão de rolagem;
- CONTROL + ALT + movimento do mouse para cima ou para baixo.
Abaixo segue alguns dos 'símbolos' que usaremos neste artigo:
- ALT - tecla ALT
- CTR - tecla Control
- SH - tecla Shift
- SP - tecla ESPAÇO
- ENTER - tecla ENTER
- ESC - tecla ESC
- MD - botão direito do mouse
- ME - botão esquerdo do mouse
- MM - botão central do mouse
- MR - botão de rolagem do mouse