Após ter criado o cubo que se movimenta nos eixos x, y e rotaciona em torno de z como se fosse um demônio da Tazmania, podemos fazer com que o objeto sofra com a gravidade. Para isso devemos adicionar um plano abaixo do cubo.
Retorne para a câmera 7 (Top).
Retire a seleção de todos os objetos clicando em 'A' e posicione o cursor 3D no centro do cubo clicando com o botão esquerdo do mouse sobre esse local.
Clique na barra de espaço sobre a 3D View e depois vá em 'Add' > 'Mesh' > 'Plane'.
Clique no botão com o ícone de um pequeno quadrado azul (Scale Manipulator Mode), isso permite redimensionar o plano. Torne o plano maior que o cubo nos eixos x e y. Altere a 3D View para 1 (Front) e mova o plano para baixo do cubo no eixo z. Utilize o pequeno triângulo vermelho (Translate Manipulator Mode) para fazer isso.
Agora que temos o cubo e o plano, podemos fazer com que o cubo pule e caia de volta no plano. Para fazer isso, clique com o botão direito sobre o cubo para selecioná-lo. Observe que no painel inferior, do lado esquerdo, existe a palavra 'Static' (se não existir, verifique se ainda está na tela Logic). Static representa o tipo do objeto. Clique na seta ao lado da palavra e altere o tipo do objeto para Dynamic. Isso fará com que o objeto respeite a gravidade. Assim, mesmo que o cubo não estiver encostado no plano, a gravidade empurrará o objeto para o plano, que é Static.
Agora adicionaremos a possibilidade de o cubo saltar, mesmo que isso pareça estranho.
Adicione dois sensores ao cubo, um do tipo 'Keyboard' e outro do tipo 'Touch'. No sensor 'Keyboard', configure-o para a barra de espaço do teclado.
Adicione um controlador do tipo AND e adicione também um sensor de movimento, igual aos anteriores. Mas agora, altere Loc no eixo z e atribua valor 2.0.
Pronto, agora ligue os dois novos sensores ao novo controlador e depois ligue o novo controlador ao novo atuador.
Teremos então,
- Entrada do Controlador AND: Touch Sensor e Keyboard Sensor (barra de espaço).
- Saída do Controlador: Atuador para movimento Loc no eixo z.
Clique em P e veja o resultado testando além da movimentação, que é restrita ao plano a partir de agora, os saltos utilizando a barra de espaço.
Clique na url para baixar o segundo exemplo:
Exemplo2BlenderGameEngine.blend - 4shared.com. Este é o primeiro exemplo incrementado com a gravidade e os saltos do cubo.
Pronto, finalizamos o segundo exemplo do artigo.
A finalidade do segundo exemplo foi exibir o funcionamento da Bullet no Blender.
Criei ainda um terceiro exemplo:
Exemplo3BlenderGameEngine.blend - 4shared.com, esse último segue apenas para visualização.
O último exemplo permite que ao se movimentar, teclando também em 'S', o cubo se movimente de uma maneira mais veloz.