O Avast representa a solução multipremiada de proteção contra vírus, incluindo software anti-spyware e anti-rootkit para uma segurança adicional. Suas rápidas atualizações automáticas já são utilizadas por mais de 50 milhões de utilizadores em todo o mundo, assegurando uma proteção contínua contra todas as formas de software malicioso (malware).
A empresa de soluções em antivírus Alwil está disponibilizando mais uma versão do seu fantástico software Avast.
Para obter a última versão dele, entre na página de download do Avast, baixe uma cópia do programa para seu computador, o Avast é gratuito para o uso em casa desde que se registre na base de dados da Alwil (eles se orgulham dos milhões de registrados em sua base de dados), então entre no site de registro de usuário Avast, preencha o formulário e submeta este aos cuidados da equipe da Alwil Software, se você escolheu uma licença de uso pessoal, em alguns minutos o sistema deles enviará um e-mail para você fornecendo a chave de uso pessoal para o antivírus.
Após os passos acima você terá em seu sistema um arquivo com um nome mais ou menos assim: avast4workstation-1.0.8-1.i586.rpm, claro que a versão e a extensão podem ser diferentes, na área de download existem pacotes pré-compilados para distribuições Linux Debian Like e RedHat e existe o pacote TGZ para as outras. Caso você use RedHat ou distribuições que usam o empacotamento RPM, baixe o pacote para uma área onde você tenha permissão de escrita e passe o seguinte comando para instalar o pacote em seu sistema.
# rpm -Uvh avast4workstation-1.0.8-1.i586.rpm
Os usuários da distribuição Slackware Linux podem fazer da seguinte forma:
Para os usuários de distribuições baseadas em Debian existe um pacote compilado, basta baixar e clicar em cima para instalar.
Caso você tenha baixado o arquivo avast4workstation-1.0.8.tar.gz, terá que descompactá-lo em qualquer lugar onde você tenha permissão para escrita e pronto, bom seria se você o instalasse dentro de /opt/avast/, no entanto os ícones do menu do KDE ou GNOME não serão criados, para resolver este problema, execute o seguinte comando:
Vá ao diretório onde você instalou o Avast e:
# cd lib/avast4workstation/share/avast/desktop
# ./install-desktop-entries.sh install
Para desinstalar basta ir ao diretório onde você instalou o Avast e passar os seguintes comandos:
# cd lib/avast4workstation/share/avast/desktop
e passar o comando:
# ./install-desktop-entries.sh uninstall
e remova você mesmo manualmente o diretório onde você o descompactou.
[1] Comentário enviado por lucianofsjr em 17/10/2008 - 17:03h
daqui a alguns muitos anos quando o linux se tornar mais popular que o ruindow$ eu uso um antivirus no meu linux!! por enquanto prefiro deixar o avast e seus concorrentes para usuarios do ruindow$!!
[2] Comentário enviado por fabio em 17/10/2008 - 17:13h
Olá dylon,
Mas um antivírus para Linux é muito útil em diversas situações, principalmente se seu Linux for um servidor de arquivos (onde usuários Windows gravam arquivos) ou servidor de e-mail (por onde passam mensagens com arquivos anexos que podem ter vírus).
E além disso, se seu Linux for somente desktop, você pode evitar receber um arquivo com vírus e distribuí-lo sem saber (mesmo que este não afete seu sistema).
[7] Comentário enviado por renato.leite em 18/10/2008 - 11:37h
Muito bom seu artigo, apezar de na minha opnião uso de anti-virus em sistemas linux, ser um pouco inutil...
Em servidores de arquivos ainda vai, mas o grande anti-virus do linux é a propia estrutura dele, por isso penso que é "inutil" o uso de anti-virus no linux ( principalmente em desktops ). So para tirar virus de arquvios windows que acho util, para servidores de arquivos.
[8] Comentário enviado por hideoux em 18/10/2008 - 13:17h
valeu!
eu já havia lido sobre o clamav... e dediquei 2 minutos para tentar instalá-lo... o que não deu em nada... acabou indo par a minha lista das 100 coisas que eu precisava fazer com mais afinco no linux (ocupava a 98ª posição... rsrsrrs)
estou instalando o avast aqui... e está indo tudo bem...
eu nem entro em discussões sobre vírus em linux pois sei que eu preciso de um anti-vírus... compartilho muitos diretórios do linux com windows... seja por samba ou no prórpio computador...
[9] Comentário enviado por robersonfox em 18/10/2008 - 13:29h
Dylon, Diluviorh: O Linux é imune a vírus, no entanto, ele transmite, caso você receba uma mensagem de correio eletrônico com um Cavalo de Tróia, por exemplo, se você enviar esta mensagem para alguém esta pessoa estará sendo infectada pelo Trojan, a não ser que ela também seja imune.
[10] Comentário enviado por renato.leite em 18/10/2008 - 13:47h
é mais para o cara trasmitir esse Cavalo de troia, ele tem que ser um doido ehehe. mas mesmo assim quantas vezes voce recebeu um virus no email e enviou para alguem ? são coisas muito dificeis de acontecer, para um usuario linux. ( não to falando que os usuarios linux, são mais espertos do que os do windows ).
Voce vai usar muito pouco o anti-virus por isso penso que não é tão necessario. acho o uso de anti-rootkits até valido, mas anti-virus e antispyware, não.
[11] Comentário enviado por paulorvojr em 18/10/2008 - 16:08h
linux imune a vírus?, se informe melhor por favor. realmente maioria ou ate todos são baseados em códigos maliciosos que afetam plataforma windows, e linux tem superioridade em areas até de usuários administrativos, segurança, mas nunca foi nem nunca será imune.
faça uma pequena analogia, antes não se ouvia falar em root-kits em linux, hoje é todo dia. e root-kits existem antes mesmo de nos dois nascermos claro em sistemas operacionais da época.
[13] Comentário enviado por renato.leite em 18/10/2008 - 19:02h
Ola paulovojr,
Imuni ele não é mesmo, não existe sistema totalmente seguro :X
Ja que algumas coisas do sistema tem que ter vamos dizer essa falha de segurança, para funcionar perfeitamente. So que o linux é muito dificil de se colocar um virus. Acho que quando o Carl Robers disse que é imuni ele quis dizer isso. ( Pelo menos eu acho )
[14] Comentário enviado por cicerferreira em 19/10/2008 - 02:11h
Tenho o kurumin instalado, e também Windows. O windows é para minha mulher usar já que ela não se adaptou muito com linux. Instalei avast para escaneiar o Ruindow e uma maneira muito facil de colocar o icone do avast é entre na pasta /usr/lib/avast4workstation/share/avast/desktop e arraste o icone(avast.desktop) para o desktop pronto.
[17] Comentário enviado por lucianofsjr em 20/10/2008 - 15:51h
não uso um servidor uso apenas um desktop no trabalho, uso ubuntu 8.04, muitas vezes o virus "ise32.exe", que é um vírus que se espalha pela rede e manda pacotes para o modem travando o modem e consequentemente derrubando a internet. esse virus nunca nem passou perto da minha maquina!! todos aqui são usuarios ruindow$. e se plataformas ruindow$ tem uma grande diferença para as linux (não ha "regedit", .dll, ...) que geralmente é o que os virus danificão, intão pra que um desktop com antivirus?
[18] Comentário enviado por valtinho em 20/10/2008 - 15:55h
Baixei o arquivo .deb aqui no ubuntu e ele nao instalou a parte grafica... ele roda somente em modo texto. Tenho que fazer alguns testes aqui pois estou configurando um servidor para compartilhar com maquinas windows e so falta um antivirus.
Tem algo a ser feito?
[19] Comentário enviado por lucianofsjr em 20/10/2008 - 17:03h
cara ja instalei em um servidor (Fedora C6) o kaspersky 4.7, procura alguma versão compativel com a tua distro do ubuntu. Fora o Kaspersky nunca testei nem um antivirus me linux!!
[20] Comentário enviado por removido em 20/10/2008 - 22:42h
Amigos, instalei no ubuntu de meu amigo e so funfa em modo texto mas nao ha problema ate melhor nao consome tanta memoria na hora de procurar virus, usa os comando:
para todo o pc usa avast /
para a pasta do user avast
e para atualizar o avast usa o comando avast-update
no pc que instalei uma beleza demora menos que na grafica.
[22] Comentário enviado por robersonfox em 21/10/2008 - 01:47h
Para criar o atalho no menu principal basta entrar no diretório
$caminho-da-instalação/avast4workstation/share/avast/desktop e executar como super usuário (root) o arquivo install-desktop-entries.sh install em um terminal.
[23] Comentário enviado por albfneto em 21/10/2008 - 18:54h
embora antivirus não sejam tão necessários em linux, podem ser usados para checar apartição Windows, ou nos servidores que estão gerenciando terminais Win.
Mesmo os rootkits, são muito poucos!
[24] Comentário enviado por dtomadon em 23/10/2008 - 10:17h
Olá sou novo no fórum e no linux em geral, uso ubuntu hard, tenho o avast instalado ,
justamente pela necessidade de enviar arquivos a amigos que usam rwindows,
instalei também o clamav, para testar os dois
o avast sempre detecta a maioria dos vírus nos testes que executei com cds contendo vírus,
o clamav detecta sempre menos , em um outro fórum li que o avast da muito falso positivo,
alguém sabe me dizer se procede está informação, até mais!!!