Neste artigo falamos um pouco das novidades do MenuetOS. Desde a publicação do artigo do Cabelo em 2003 até hoje, são inúmeras novidades e atualizações deste fantástico mini-sistema operacional que cabe em um simples disquete, e para finalizar temos inúmeros screenshots para comparar o passado com o presente. Confira!
Desde que nosso amigo Cabelo escreveu seu artigo sobre o MenuetOS, muita coisa mudou desde o dia da publicação (03/10/2003). De lá pra cá o Menuet deu uma boa evoluída, apesar de possuir ainda muitos problemas de estabilidade.
Mas antes vamos relembrar um pouco do que é o MenuetOS. Ele é um pequeno sistema operacional todo escrito em Assembler, que cabe em um simples disquete, com inúmeras aplicações próprias, jogos, suporte a rede e internet, interface gráfica com suporte a resolução de tela 1024x768 com 16M de cores, trabalha com kernel protegido, servidor http e de email, etc.
Dentre as novas características:
Implantado o suporte a plataforma 64 bits.
Leitura a Fat12/Fat32 , Proteção de memória, FASM 1.60, Editor de Texto, aplicações 32 e 64 bits ( Doom, Quake, Dosbox, Freecell, .. )
Controlador de processo por Ctrl/Alt/Del
Acelerador gráfico MTRR
Boot experimental pelo disco rígido (64 bits)
Player de CD de áudio
Scanner de dispositivos PCI
Cliente IRC (64 bits)
Cliente TFTP
Cliente DNS
Suporte a protocolos UDP e ICMP
Suporte a FPU
Servidores FTP, HTTP, Mp3
Cliente Telnet
Browser Web em modo texto
Cliente NNTP
Leitor de Email
Melhor suporte a cliente de email, http, www, editor de texto
[2] Comentário enviado por knowlink em 08/02/2007 - 14:21h
Testei o M32 0.84 rodando a partir de um disquete e também a partir do qemu e a instabilidade pode ter sido causada por alguma incompatibilidade entre o qemu e o M32. Não fui muito a fundo, mas com boot a partir do disquete o M32 rodou muito bem se travamentos por mais de 24h enquanto no qemu o recorde foi de apenas 4h.