Instalou o Ubuntu em seu computador, mas não sabe por onde começar a configurá-lo e usá-lo? Neste artigo eu trago uma apanhado de dicas e links, visando ajudar os usuários de primeira viagem dessa distro tão amada.
Repositórios... O que são e como habilitá-los ou adicioná-los?
Lembra que eu disse que não é necessário sair pela internet buscando programas em sites de downloads para o Linux? Pois bem, agora eu vou explicar o porque disso.
Quando você manda a Central de Programas, ou o Synaptic, ou a linha de comando instalar algum programa, eles imediatamente baixam e instalam esse programa pra você. Mas eles tem que baixar esses programas de algum lugar, não é mesmo? Pois é justamente desses "repositórios" que os programas são baixados durante a instalação dos mesmos.
Entenda um repositório como um "site" onde se encontram todos os programas que você poderá instalar no seu Ubuntu. Quando você habilita ou adiciona mais um repositório ao seu Ubuntu, você está determinando mais um "site" para que ele possa buscar o programa que você quer.
Vou dar um exemplo mais palpável (esse exemplo é fictício, pois os sites usados no exemplo, não podem ser usados como repositórios do Ubuntu):
Imagine que o www.baixaki.com.br é um dos repositórios do seu Ubuntu, quando você manda instalar determinado programa, o sistema busca esse programa no Baixaki, faz o download e instala-o pra você, tudo automaticamente.
Mas suponha que o Baixaki não tenha todos os programas que você quer. Nesse caso você terá que habilitar ou adicionar mais um "site" (repositório) para que o seu sistema busque os programas que você quer. Assim sendo você poderia adicionar o www.superdownloads.com.br à sua lista de repositórios. Dessa maneira, quando você mandasse o sistema instalar determinado programa, ele faria a busca nesses dois "sites" (repositórios).
Por padrão o Ubuntu já vem com alguns repositórios adicionados, mas apenas dois deles vem habilitados. Você pode conferir isso indo em: Sistema > Administração > Canais de software (pode ser que seja requisitado, a sua senha de segurança).
Clique na aba "Programas do Ubuntu". Você verá uma lista de opções (que são os repositórios padrões do Ubuntu), sendo que apenas as duas primeiras deverão estar habilitadas. Se assim estiver, marque também as outras duas opções seguintes.
Logo em seguida clique na aba "Outro software". Caso alguma tenha alguma opção desmarcada, marque-as. É nessa aba que aparecerá os repositórios que você vai adicionar posteriormente.
Na aba "Atualizações" é aconselhável que você deixe marcado apenas as duas primeiras opções.
Quando você clicar em "Fechar" poderá aparecer uma pequena janela informando que "A informação sobre programas disponíveis está desatualizada", clique em "Recarregar" e espere o processo concluir.
Mas a maneira mais fácil de adicionar novos repositórios é justamente através da linha de comando. Sempre que determinado programa possuir um repositório próprio, haverá uma maneira simples de adicioná-lo e habilitá-lo na sua lista.
Ex.: O Oracle VM VirtualBox (programa usado para instalação de máquinas virtuais) possui um repositório próprio. Para instalar esse programa é necessário que você adicione e habilite o seu próprio repositório. Para isso basta você abrir o terminal (também conhecido como linha de comando, consola, console...) e digitar os comandos indicados pela dica que se encontra no seguinte link:
Logo após adicionar um novo repositório (e antes de instalar o programa desse repositório) quase sempre será necessário, também, adicionar a sua respectiva chave de segurança, para confirmar que o mesmo é seguro, e para que seu sistema possa instalar programas desse repositório. No caso do Oracle VM VirtualBox, basta digitar o seguinte comando:
Depois de adicionar a chave de segurança você deve dar o seguinte comando para atualizar a sua lista de programas:
sudo apt-get update
Logo após você pode instalar o programa com o comando:
sudo apt-get install virtualbox-3.2
Assim terminamos essa singela explicação do que vem a ser um repositório no Ubuntu. Não se preocupe se você não compreendeu-a por completo, com o tempo você irá assimilando melhor todo esse bombardeio de informações.
[1] Comentário enviado por alexft07 em 15/06/2010 - 10:27h
Ótimo artigo!
Sinceramente, se tivessemos um desses para cada distribuição, dificilmente os novatos ficariam presos em alguma distribuição especifíca.
Vou add nos meus favoritos para o caso de precisar instalar ou reinstalar o sistema.
[3] Comentário enviado por removido em 15/06/2010 - 12:51h
Finalmente o artigo foi publicado, eu já estava um pouquinho preocupado hehehehehe.
Poxa vida amigos, que bom que gostaram.
Izaias, é gratificante receber o seu apoio, pois somo parceiros e estamos juntos aqui nessa labuta.
Isso me motiva a continuar escrevendo, pois logo logo estará pronto o meu próximo artigo (nos mesmos moldes que este, acho que vai mais umas semaninhas) sobre o Slackware. E sei que esse será um desafio muito maior. Mas quero me dedicar bastante para poder continuar ajudando e encorajando a galera que está chegando agora ao Linux.
Desculpe se eu dei uma sumidinha do fórum, hehehehehe.
Eu não produzi nenhum vídeo, apenas tirei o screenshot que aparece na 6ª página. Meu note não é tão forte pra fazer gravações com tantos efeitos hehh.
[4] Comentário enviado por paulinhorm em 15/06/2010 - 13:52h
Parabéns pelo artigo colega...eu instalei o Ubuntu a 2 meses e estou a cada dia ficando apredendo mais...e o seu artigo
me ajudou bastante para aprimorar aos conhecimentos......continue assim......
[6] Comentário enviado por removido em 15/06/2010 - 13:57h
ggxadrez, parabéns por esse artigo, bastante explicativo. A cada dia vejo que nossa comunidade só tende a crescer, o que não falta são bons materiais, além da boa vontade dos colegas em ajudar os novos usuários. Um artigo como esse dá um maior brilho ao momento pelo qual passamos.
[7] Comentário enviado por Claudio Novais em 15/06/2010 - 16:01h
Muito Boa esta sua compilação, está de parabéns!
Já agora, muito obrigado, em nome da equipa do Ubuntued, por ter referenciado o nosso trabalho várias vezes. Faltou apenas referir que é muito fácil pôr também a barra do painel do Gnome transparente!
[8] Comentário enviado por removido em 15/06/2010 - 16:13h
Nosinhora!!! Fico lisonjeado em receber a visita da galera do Ubuntued, vocês realizam um trabalho primoroso. Visito o http://ubuntued.info/ , regularmente.
[9] Comentário enviado por julio_hoffimann em 15/06/2010 - 18:30h
Gedimar,
Sua contribuição vai ser, sem dúvida, tida pelos membros do VOL como referência e não só por eles. Sou relativamente novo aqui na comunidade, mas já tive a oportunidade de presenciar exatamente o que você falou, muitos iniciantes tendo os mesmos problemas, as mesmas perguntas e as mesmas respostas.
Ajudo sempre que posso na seção de perguntas do site e já me deparei muito com suas contribuições. Com esse artigo você conseguiu fazer um apanhado de todos os problemas que me lembro enquanto redijo este comentário. A comunidade ganha força cada vez mais com artigos dessa magnitude e posso dizer que se depender de mim seu artigo irá para a lista da Google dos links mais acessados de 2011.
Fiquei rindo sozinho quando li esse trecho: "Eu sabia! Tava demorando pra esse nerd falar em comandos, em tela preta, em códigos de programação e talz!", sem palavras.
Fica aqui meus parabéns e o desejo de poder colaborar e trocar idéias com membros como você! Parabéns!
[11] Comentário enviado por removido em 15/06/2010 - 23:30h
Galera, eu já estou cansado de ler e reler esse artigo pra encontrar possíveis erros.
Peço por favor, que caso alguém encontre algum erro, que me contate por email, que eu reporto a solicitação de correção para o Fábio (que foi quem publicou o meu artigo).
Eu já mandei duas petições de correções pra ele, estou no aguardo, vamos ver se ele "arruma". São duas imagens que não estão carregando, e o link do superdownload que não está redirecionando para o site.
[14] Comentário enviado por lugigo em 16/06/2010 - 09:38h
Um super "bazinga", pra você, parabéns pelo material e por seu tempo e contribuição, ficarei antenado aguardando novas dicas sobre o ambiente gráfico, apesar de trabalhar com servidores GNU/Linux a mais de 5 anos, a parte gráfica é meu fraco.
[16] Comentário enviado por juliaojunior em 16/06/2010 - 19:26h
Karamba, hein? Muito bom mesmo. Um artigo para se guardar. Ja esta nos favoritos!!
O engracado: eu acabei de instalar o Ubuntu em meu note, e entrei no VOL para ver algum artigo q fosse tipo um guia, para nao ter perigo de esquecer nada. Ai dou de cara com essa megaultraartigo. Parabens!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
[20] Comentário enviado por removido em 24/06/2010 - 15:23h
Que bom edivando, fico feliz que atingi os leitores certos, pois foi pensando em usuários como você (que ainda são novos no Linux) que eu escrevi o artigo.
[24] Comentário enviado por removido em 01/09/2010 - 09:51h
Oi cara voce é muito bom mesmo, um excelente mestre, pois sua explicação e muito objetiva e de facil entendimento para iniciantes assim como eu, de uma idade bem avançada e que ainda assusta a informatica, podes cre que eu ate achei mais facil o Linux do que o Windows por causa de sua explicação, muito bem meu filho nota 1000 para vc. e não ligue para os que te criticam, pois deve ser de pura inveja,continues assim modesto e muito bom. Meus parabens
[25] Comentário enviado por CarlosBotelhoCHB em 29/09/2010 - 11:04h
Cara! Simplesmente parabéns!!!
Sou novato no linux e já experimentei algumas distribuições, optei por olhar o Ubuntu e não estou me arrependendo, principalmente pq tem pessoas assim que tem objetivo de ajudar a quem quer entrar neste mundo Open Source, não que em outras distros não tem quem quer ajudar, mas pessoalmente, o Ubuntu é o que mais tem suporte iniciante básico com extraordinária didática!
Obrigado ao pessoal do Viva o Linux por fazerem pessoas como eu, até então preso em um SO proprietário, a abrir as mentes para iniciar em um SO opensource excelente como o Ubuntu(e tbm várias outras distros).
[26] Comentário enviado por Fabio_Farias em 01/10/2010 - 16:47h
Estava lendo seu artigo e percebi como você foi detalhista nas informações. Parabéns meu amigo! Ficou maravilhoso. Ótimo guia para iniciantes no Ubuntu.
Ficou muito bom mesmo! Continue contribuindo assim com a comunidade de usuários de Linux.
[28] Comentário enviado por marun em 07/12/2010 - 08:18h
Estou muito orgulhoso de você GEDIMAR, ta vendo que você tem maior jeito para dar aulas de linux e escrever tutoriais .!.
Parabéns cabra e sucessos .!.
abraço do marun(um cabra amigo)