No desenvolvimento de projetos com o
Arduino um dos componentes fundamentais é o protoboard. Ele é um componente que é utilizado para a construção dos protótipos, antes de se tornarem um produto final. Ele dá liberdade para o projetista testar os componentes sem fazer tudo definitivamente.
O protoboard é composto de linhas e colunas divididas em duas partes. Observe a imagem:
Este é um protoboard padrão encontrado nas lojas de eletrônica. Observe que o dividi em dois setores e cada um destes tem suas respectivas funcionalidades.
- Setor responsável pela alimentação elétrica. Os pontos são conectados entre si horizontalmente (veja a linha vermelha conectando-os horizontalmente). Uma linha pode ser destinada para o positivo e a outra linha para o negativo;
- Setor responsável pela conexão dos componentes do sistema. Os pontos são conectados entre si verticalmente (veja a linha vermelha conectando-os verticalmente). Quando um jumper ou componente se conectar a um ponto da coluna todos os demais pontos estarão energizados.
Vejamos as conexões do Arduino com o protoboard e seus componentes eletrônicos que serão a parte de hardware e que serão controlados pelo programa feito no Arduino. Veja a imagem abaixo:
Vamos analisar as conexões do Arduino com o protoboard e seus componentes. Se nós prestarmos atenção aos dois LEDs vemos que ambos têm resistores conectados na mesma coluna que uma de suas pernas. Do Arduino saem dois jumpers, um da porta digital 8 e outra da porta digital 12. Cada uma destas portas conectam-se a um resistor e este, por sua vez, conecta-se ao LED.
Por fim o LED tem um jumper que tem como destino a linha azul do setor 1, responsável pelo negativo. Como as portas digitais trabalham com dois valores: ligado e desligado, a energia que acenderá os LEDs sai diretamente destas portas, quando o código "escrever" for enviado na porta digital com o valor "1", 5 volts de corrente contínua serão enviadas para o LED. O resistor está presente para que o LED não queime pois ele trabalha com uma voltagem menor que 5 volts.
Observando no setor do Arduino que denominamos de "1. Pinos de eletricidade" vemos que sai um jumper do pino GND ou negativo e se conecta na linha azul no protoboard. Nosso sistema tem dois elementos eletrônicos - os LEDs, que se conectam ao negativo do protoboard e este se conecta ao Arduino. Num protótipo maior pode-se ter muitas conexões positivas e negativas. Neste nosso primeiro projeto conectando os pinos negativos ao protoboard utilizaremos apenas um pino negativo do Arduino.