As software houses estão procurando migrar seus sistemas para um ambiente que possa ser customizável, que elas possam montar de acordo com suas necessidades. Sendo assim elas começam a utilizar software Livre, montando um sistema com ferramentas livres, como Java, C, PHP, etc, fazendo software para rodar em ambientes
Linux, pois tem muitas vantagens em questão de ser totalmente customizável e fácil de adaptá-lo ao software em si.
Várias empresas estão escolhendo o software livre para desenvolver sistema para
PDV (frente de loja) para todo ramo de atividade, pois diminui muito os custos com licenças de uso de sistema operacional, e para as empresas que desenvolvem, acaba com os custos de licença de ferramentas de desenvolvimento. Visando os custos com licenças, as empresas já vêem uma economia muito grande, podendo até investir mais em tecnologia e mão de obra qualificada.
Os profissionais
Atualmente encontrar um profissional que se enquadre as necessidades da empresa, para desenvolvimento livre, é algo bem difícil. A mão de obra qualificada está muito rara, pois a parte do software livre no mercado ainda está bem pequena, então empresas grandes investem em seus profissionais, deixando-os qualificados e aptos a exercerem sua função com qualidade. Estas empresas também, se preocupam com seus profissionais, pois como esta mão de obra ainda esta difícil, não seria tão fácil encontrar outro igual ou parecido.
Profissionais livres hoje em dia tem muito valor, mas profissionais especializados, ou seja, que realmente sabem fazer, pois tem muitos que dizem "Eu sei Linux", mas na verdade o que ele sabe mesmo é colocar um CD de instalação do SuSE por exemplo, ir dando next, next, finish, que o sistema automaticamente se instala na maquina, e só. Isto é algo muito fácil.
Um verdadeiro profissional não fica dizendo que "sabe", ele simplesmente faz! Sim, instalar um sistema operacional como o SuSE é fácil, mas e configurar um servidor Apache utilizando ele? Configurar um Samba, compartilhar uma impressora na rede ou simplesmente instalar um plugin do XMMS? São coisas que um verdadeiro profissional faz sem problemas algum.
Claro, existem profissionais que são especializados em uma área especifica, tais como montagem de VPN, montagem de um servidor Asterisk. Este seria um profissional dedicado a isto.
A área de software livre é muito grande, tendo área para todo tipo de atividade, interesse.
Migrando
As empresas que decidem migrar todo seu sistema para software livre vão precisar de um consultor para montar todo um projeto de migração, para planejar treinamento de usuários, pois estes sim estão muito acostumados com outro sistema operacional, então seria um novo aprendizado, algo que pode levar um bom tempo de adaptação.
Mas esta migração não é algo tão complexo, pois hoje em dia as distribuições Linux estão cada vez mais amigáveis ao usuário comum, então se torna mais fácil pra eles se acostumarem ao novo sistema. E com um bom treinamento básico, eles já podem fazer as tarefas mais comuns do dia-a-dia. No início, estas empresas podem gastar um bom dinheiro com mão de obra especializada para fazer esta migração, mas em pouco tempo terão seu retorno, pois vão acabar os gastos com licenças de pacote Office, sistema operacional, ferramentas de desenvolvimento, etc.
Esta é uma grande vantagem do Linux, o seu custo zero.
Falta interessados
Existem várias empresas especializadas em treinamento em Linux, mas estão faltando interessados para isto. Ainda são escassas as faculdades de software livre, isso porque não existem interessados para cursar, como ocorreu em uma das únicas faculdades de SL, em Americana/SP, que não conseguiu formar turma para as aulas e teve que cancelar o curso. Nos primeiros anos que ela começou tiveram bastante interessados, mas caiu muito, a ponto de não conseguir formar turmas.
Escolas de informática também não estão conseguindo fechar turmas para ensinar Linux. Isso é algo que cada profissional livre deveria tentar reverter, tentando incentivar o uso do Linux, de ferramentas livres. Algo que pode começar, por exemplo, instalando o OpenOffice para um usuário Windows, instalando um Firefox, aMSN e assim por diante. Pois assim os usuários do Windows já vão se acostumando com software livre e uma futura migração para o Linux será algo fácil, pois já estarão acostumados com as ferramentas mais usadas.
Conclusão
As empresas que possuem um profissional especializado e competente devem tomar cuidado com o mercado, pois estes profissionais estão sendo muito requisitados.
Temos que nos conscientizar da importância da Linux no hoje em dia, tanto em servidores quanto em desktop, pois o Linux é um sistema bem robusto e confiável. Então devemos divulgar a idéia Livre, começando dentro de casa, com os pais, irmão, parentes. Instale para eles, se proponha a tirar duvidas, ensine usar o
www.google.com.br/linux, e juntos, podemos reverter está idéia que alguns tem, que o Linux é um "sistema muito difícil", que o Linux "é ruim porque é de graça".
Na sua empresa, apresente soluções livres para eles, se proponha a montar um projeto de migração, mostre as vantagens em utilizar o Linux, em usar ferramentas livres de desenvolvimento.
Afinal, grandes empresas estão migrando seus sistemas totalmente para Linux, pois elas sabem do ganho que estarão tendo, não somente em custos, mas em ficarem livres de pequenos problemas como vírus, dados corrompidos, etc.
Vamos nos unir contra pirataria de software, vamos utilizar software livre!
Espero que gostem do artigo, pois trabalho com Linux e divulgo a idéia a todos, inclusive na empresa em que trabalho, é totalmente Livre!
Até o próximo artigo.
Eduardo C. Silva
Analista programador Linux
Skype: linuxlive