Alguém aí falou em deformação?

Pois é, falamos um pouco disso a algum tempo, mas agora vamos ver como esse pequeno (grande) efeito pode deformar também o conceito do nosso trabalho, seja ele de qualquer natureza.

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Por: Guilherme RazGriz em 30/03/2006 | Blog: http://razgrizbox.tumblr.com


Montando



Muito bem, com base no que aprendemos com os documentos anteriores, vamos montar o que planejamos com o material que separamos.

É meio obvio que se por acaso você desejar acrescentar mais alguma coisa além do separado, é mais do que permitido caso você saiba EXATAMENTE o que esta fazendo.

Vamos falar um pouco sobre o processo de montagem do nosso exemplo, lembrando mais uma vez que O MESMO NÃO DEVE SER SEGUIDO, o seu trabalho NÃO deve ser uma CÓPIA e sim algo de SUA propriedade.

Todas as camadas receberam o efeito "multiplicar" (menos os bueiros nos olhos, estes permaneceram sem efeito, sendo apenas camadas. Todas as partes "indesejáveis" das camadas foram removidas com a ferramenta borracha, a opacidade das camadas que guardam as pinturas nas bochechas tiveram a opacidade reduzida para 60%, assim ganhando um ar mais sóbrio).


Agora vamos efetivamente começar a nossa festa, abra o filtro: Distorção interativa (não é preciso lembrar que você pode optar por aplicar o efeito em apenas uma camada ou no trabalho por inteiro).

Afundando apenas o queixo e parte do pescoço utilizando a opção: "encolher" nós temos uma aparência menos humana, como se pode notar.

Efeito aplicado ainda na caixa de diálogo:


OBS: O "serrilhado" está presente, já que a qualidade e tamanho da imagem foram reduzidas.

Resultado:


Não se prenda a apenas esta pequena amostra, experimente agora mexer nas partes superiores da figura com as outras ferramentas deste filtro, um pequeno exemplo do que ainda poderia ser feito pode ser visto na caixa de diálogo abaixo:


Ou seja, você tem inúmeras possibilidades, sendo assim podemos prosseguir.

Coordenadas Polares: Vamos fazer diferente do "habitual" (normalmente não se faz ajustes neste filtro, mas dessa vez faremos).

Abra o filtro e desmarque a opção: "Para Polar". Agora faça os ajustes que quiser, execute o filtro, copie o resultado e "desfaça" (control + z). Depois cole o resultado do filtro novamente na figura como uma nova camada, mova a mesma para onde desejar e aplique o efeito de camada que achar mais pertinente, apague as áreas "indesejáveis" com a borracha e avalie o resultado.

Caixa de diálogo do filtro:


Resultado da aplicação direta depois do procedimento mencionado acima:


Muito bem, essa foi apenas uma das possibilidades, faça uma pequena experiência para descobrir novas.

Agora vamos ver o filtro: Redemoinhos e Marteladas

Basta um pequeno "afundamento" maior para se obter um efeito de caos puro, sem mencionar que utilizando o efeito de camada "Extrair grãos" na camada da borboleta foi possível obter um choque maior.

Caixa de diálogo do filtro:


Resultado prático:


Não é preciso mencionar que existem possibilidades de aplicação diversas, incluindo ainda montagem com camadas, técnica já utilizada em conjunto com o filtro: "Coordenadas Polares".

Muito bem, dando prosseguimento, vamos agora ver o filtro: "Vento"

Um efeito muito simples, mas bem eficaz é utilizar este filtro em conjunto com o espelhamento da imagem (duplicar a imagem e inverter os lados da cópia). Para fazer o espelhamento, obviamente que é muito recomendado transformar a "cópia" da imagem em camada.

Claro que é possível através desta combinação também fazer com que apenas o efeito do filtro apareça dos dois lados, basta que o encaixe seja no mínimo próximo ao ideal e que obviamente seja feito o uso da borracha para apagar as partes indesejáveis.

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Comentários
[1] Comentário enviado por Nick em 30/03/2006 - 16:44h

NOssa!! parabens pelo artigo!!!!

[2] Comentário enviado por removido em 30/03/2006 - 22:06h

Muito legal esse tutorial. Só estou com pena da modelo da foto que passou por tal transformação.

Li seu perfil no Deviantart e vi que gosta de "ghotic arts". É bem isso o que fez com a foto. Muito bom e parabêns!

[3] Comentário enviado por robertlucas em 31/03/2006 - 02:19h

cara... Otimo artigo... realmente... passamos despercebidos por alguns efeitos... foi bem posto...
parabens...

[4] Comentário enviado por sermart em 01/04/2006 - 14:43h

È difícil encontrar artigos com dicas deste tipo e com os detalhes que você colocou, muito bom mesmo

[5] Comentário enviado por forkd em 02/04/2006 - 00:27h

Sem querer ser redundante... excelente artigo!
A modelo com a mariposa na boca me recorda um excelente filme... O Silêncio dos Inocentes...
Por isso achei que a escolha desta montagem (a mulher com a mariposa na boca) foi um pouco de encontro com o que você disse:

"Vamos falar um pouco sobre o processo de montagem do nosso exemplo, lembrando mais uma vez que O MESMO NÃO DEVE SER SEGUIDO, o seu trabalho NÃO deve ser uma CÓPIA e sim algo de SUA propriedade. "

Sou muito detalhista... No restante, parabéns!

[6] Comentário enviado por razgriz em 02/04/2006 - 00:36h

Se você conhecesse a pessoa na qual me inspirei pra fazer diria que a mariposa é "singela" ao invés de um bico de corvo ( ela fala de mais. )


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