Acessar remotamente é ver e controlar outra máquina sem estar fisicamente diante dela. O artigo descreve de maneira introdutória o uso de ferramentas que permitirão o acesso remoto de máquinas Linux e Windows de várias formas. Útil principalmente para situações de suporte ou a quem quiser acessar a máquina residencial à distância.
Para uma máquina acessar outra máquina pela internet ou pela rede local você terá que (1) configurar a máquina servidor e (2) acessar com a máquina cliente. Como já foi dito antes, a máquina servidor será acessada pela máquina cliente.
Abaixo são mostradas as configurações de servidores, tanto Linux como Windows. Se você pretende acessar uma máquina Windows usando uma máquina Linux, por exemplo, configure o "servidor Windows" e use o "cliente Linux".
Descobrindo o IP
Para fazer o acesso remoto você precisa saber o IP da máquina servidor. Se o acesso for pela internet, você precisará do IP público; se for acessar uma máquina na sua rede local, basta o IP local fornecido pelo roteador.
Para saber o IP público basta acessar o site www.myip.com.br com a máquina servidor.
Para saber o IP local da máquina servidor Linux use o comando:
ifconfig
Para saber o IP local da máquina servidor Windows, vá em menu Iniciar -> Executar -> digite "cmd" (sem aspas) e tecle enter. Vai abrir uma tela preta. Digite "ipconfig" e tecle enter. Surgirão algumas informações. Atente para "Endereço IP".
Configuração do servidor Linux
Na máquina servidor Linux, inicie o Vino com o comando:
vino-server &
Se preferir, coloque esse comando para ser iniciando automaticamente com o Gnome no menu
Sistema -> Preferências -> Aplicativos de sessão. Dependendo da sua distribuição, essa opção já pode estar ativada.
Agora abra o Vino pelo menu
Sistema -> Preferências -> Área de Trabalho remota.
Marque a primeira opção, "Permitir que outros usuários vejam sua área de trabalho". Se quiser permitir o controle, além da visualização, marque a opção "Permitir que outros usuários controlem sua área de trabalho."
Para uma maior segurança marque a opção "Você deve confirmar cada acesso à esta máquina" e se quiser, marque a opção "Exigir que o usuário digite esta senha". Assumiremos que você marcou essas duas opções e escolheu uma senha. Pronto, servidor Linux configurado.
Um ícone surgirá na área de notificação. Clique sobre ele com o botão direito do mouse e escolha "Desconectar" para encerrar o serviço. Dependendo da sua configuração, o ícone só aparecerá quando alguém estiver conectado.
Configuração do servidor Windows
Na máquina servidor Windows, inicie o TightVNC Server pelo
menu Iniciar -> Todos os programas -> TightVNC -> TightVNC Server
Marque a opção "Accept socket connections" e coloque uma nova senha nas duas caixinhas. Clique em "Apply" e em "Ok". Pronto, servidor Windows configurado. Perceba que um ícone surgirá perto do relógio.
Para encerrar o serviço basta clicar sobre o ícone perto do relógio com o botão direito do mouse e escolher "Close TightVNC Server".
[6] Comentário enviado por samir.ma em 25/08/2009 - 23:17h
Opa eu estou desenvolvendo um sistema para acesso remoto muito simples, funciona tudo via web sem necessidade de instalar nenhum software, alem do java.
[7] Comentário enviado por maran em 26/08/2009 - 10:20h
@percival,
Bom normalmente assim comoé feito o acesso remoto apenas digitando o nome da maquinas,assim como tambem é possivel em uma impressora ao invez de emsua porta usar onumero ip apenas um nome...
Apenas precisa ter seus servidores dns instalados em tal rede!
[8] Comentário enviado por neltavares em 26/08/2009 - 13:26h
Bom... caso o SO das maquinas cliente e servidor for windows e ambas estarem com IPs privados (rede local) podera ser usado o Hamachi...
Espero ter contribuido com a informação....
[15] Comentário enviado por xirux em 13/12/2009 - 07:29h
Muito bom o artigo Xerxeslins, pratico e util...
Gostaria de saber desbloquear portas no meu Dlink 500G, nunca pude acessar minha rede interna via Web. Instalei o no-ip, porem as configuracoes de modem sao complicadas, entao ate eu descobrir como fazer isso acredito que nao vai rodar( assim como meu Apache e meu vsFTP)!
[21] Comentário enviado por obernan em 07/07/2010 - 10:42h
Ola amigo, achei seu artigo muito bom, fera mesmo sua iniciativa de ajudar quem e iniciante nesta area, so ficou faltando algumas coisas, mas no geral ficou muito bom, se tiver alguma duvida e kser esclarecer estou a disposiçao !!!!!!!!
Abraço Parabens
[22] Comentário enviado por fredsobrito em 08/10/2010 - 12:54h
É a melhor referência aos vino e vinagre que encontrei até agora. Já tá no favoritos... =D
Mas tive um problema no vino. Ao marcar "Permitir que outros usuários vejam sua área de trabalho" Aparece "Sua máquina é acessível somente através da rede local." =(
Sabe como resolvo isso?
Uso: Ubuntu 10.04 e Vinagre 2.30.2. Não sei a versão do Vino.
[23] Comentário enviado por xerxeslins em 08/10/2010 - 23:21h
fredsobrito,
infelizmente não tenho como testar aqui.
Talvez essa mensagem não altere em nada o procedimento.
Desculpe a falta de informações. Dei uma googlada também e nãoa chei nada relevante sobre isso. Mas há um tutorial que ensina a fazer esse processo e parece que funciona mesmo com essa mensagem. O endereço é:
[24] Comentário enviado por removido em 13/10/2010 - 08:41h
Não seria mas fácil usar o próprio TS(Terminal Server) com acesso via RDP para os servers Windows, ao invés de ter que instalar uma ferramenta VNC?
Ai no desktop, use o utilitário "rdesktop" ou o "kdrp" no KDE....
[26] Comentário enviado por secktor em 15/12/2010 - 15:54h
Muiito bom ! Uma boa alternativa é o teamviewer, que alem de ter versão windows, Linux e Mac OS X também conta com uma versão mobile, todas super faceis de usar !
[30] Comentário enviado por officina2 em 01/02/2011 - 00:40h
Olá amigos, muito bom o artigo, gostei muito. Gostaria de responder a pergunta de vosso amigo "percival". Com relação ao uso de um serviço DNS, pode ser usado sem problema, sugiro o uso do no-ip ou mesmo do DynDNS. Qualquer dúvida, entre em contato. Abraços
[32] Comentário enviado por cainf em 15/02/2011 - 21:06h
Ja achei era nas configurações do programa la tem se pede ou nao a confirmação, agora so preciso ver para acessar mesmo que o usuario não digite a senha pois até entao so funciona depois que o usuário logar, abraço