Acessar remotamente é ver e controlar outra máquina sem estar fisicamente diante dela. O artigo descreve de maneira introdutória o uso de ferramentas que permitirão o acesso remoto de máquinas Linux e Windows de várias formas. Útil principalmente para situações de suporte ou a quem quiser acessar a máquina residencial à distância.
Você pode abrir a ferramenta cliente usando o comando:
vinagre &
Ou pelo menu Aplicativos -> Internet -> Visualizador da Área de trabalho remota.
Aqui não tem muito o que fazer. Basta seguir os passos:
Clique em "Conectar";
Uma janela irá abrir pedindo o IP. Se for acessar uma máquina na rede local, coloque o IP da máquina local. Se for acessar pela internet, coloque o IP público.
Insira o IP da máquina servidor;
Clique em "Conectar";
Se o servidor está configurado para pedir senha, será pedido uma senha:
Digite a senha e clique em "Autenticar".
Se você configurou o servidor para pedir permissão para efetuar a conexão, então a conexão só se realizará se o usuário da máquina servidor aceitar o pedido. Se você deixou essa opção desmarcada, a conexão ocorrerá logo após colocar a senha correta.
Pronto, você pode ver e controlar a outra máquina, seja ela Windows ou Linux usando o Linux! Utilize os menus superiores para deixar em tela cheia ou não.
Conectando com o cliente Windows
Abra o TightVNC Viewer
através do menu Iniciar -> Todos os programas -> TightVNC -> TightVNC Viewer.
Uma caixinha irá abrir pedindo o IP. Haverão também três opções de conexão:
Low-bandwidth connection: para conexões lentas
Default connection option: para conexão padrão
High-speed network: para redes de alta velocidade
Marque a opção desejada, coloque o IP do servidor e clique em "Connect". Aguarde um pouco.
Será pedido uma senha, se você configurou o servidor para pedir senha.
Se você configurou o servidor para aceitar o pedido de conexão, o usuário da máquina servidor terá que aceitar o pedido para que a conexão seja feita.
Coloque a senha e tecle "Enter". Agora você poderá acessar o servidor, seja ele Linux ou Windows. Utilize os menus superiores para usar em tela cheia ou não.
[6] Comentário enviado por samir.ma em 25/08/2009 - 23:17h
Opa eu estou desenvolvendo um sistema para acesso remoto muito simples, funciona tudo via web sem necessidade de instalar nenhum software, alem do java.
[7] Comentário enviado por maran em 26/08/2009 - 10:20h
@percival,
Bom normalmente assim comoé feito o acesso remoto apenas digitando o nome da maquinas,assim como tambem é possivel em uma impressora ao invez de emsua porta usar onumero ip apenas um nome...
Apenas precisa ter seus servidores dns instalados em tal rede!
[8] Comentário enviado por neltavares em 26/08/2009 - 13:26h
Bom... caso o SO das maquinas cliente e servidor for windows e ambas estarem com IPs privados (rede local) podera ser usado o Hamachi...
Espero ter contribuido com a informação....
[15] Comentário enviado por xirux em 13/12/2009 - 07:29h
Muito bom o artigo Xerxeslins, pratico e util...
Gostaria de saber desbloquear portas no meu Dlink 500G, nunca pude acessar minha rede interna via Web. Instalei o no-ip, porem as configuracoes de modem sao complicadas, entao ate eu descobrir como fazer isso acredito que nao vai rodar( assim como meu Apache e meu vsFTP)!
[21] Comentário enviado por obernan em 07/07/2010 - 10:42h
Ola amigo, achei seu artigo muito bom, fera mesmo sua iniciativa de ajudar quem e iniciante nesta area, so ficou faltando algumas coisas, mas no geral ficou muito bom, se tiver alguma duvida e kser esclarecer estou a disposiçao !!!!!!!!
Abraço Parabens
[22] Comentário enviado por fredsobrito em 08/10/2010 - 12:54h
É a melhor referência aos vino e vinagre que encontrei até agora. Já tá no favoritos... =D
Mas tive um problema no vino. Ao marcar "Permitir que outros usuários vejam sua área de trabalho" Aparece "Sua máquina é acessível somente através da rede local." =(
Sabe como resolvo isso?
Uso: Ubuntu 10.04 e Vinagre 2.30.2. Não sei a versão do Vino.
[23] Comentário enviado por xerxeslins em 08/10/2010 - 23:21h
fredsobrito,
infelizmente não tenho como testar aqui.
Talvez essa mensagem não altere em nada o procedimento.
Desculpe a falta de informações. Dei uma googlada também e nãoa chei nada relevante sobre isso. Mas há um tutorial que ensina a fazer esse processo e parece que funciona mesmo com essa mensagem. O endereço é:
[24] Comentário enviado por removido em 13/10/2010 - 08:41h
Não seria mas fácil usar o próprio TS(Terminal Server) com acesso via RDP para os servers Windows, ao invés de ter que instalar uma ferramenta VNC?
Ai no desktop, use o utilitário "rdesktop" ou o "kdrp" no KDE....
[26] Comentário enviado por secktor em 15/12/2010 - 15:54h
Muiito bom ! Uma boa alternativa é o teamviewer, que alem de ter versão windows, Linux e Mac OS X também conta com uma versão mobile, todas super faceis de usar !
[30] Comentário enviado por officina2 em 01/02/2011 - 00:40h
Olá amigos, muito bom o artigo, gostei muito. Gostaria de responder a pergunta de vosso amigo "percival". Com relação ao uso de um serviço DNS, pode ser usado sem problema, sugiro o uso do no-ip ou mesmo do DynDNS. Qualquer dúvida, entre em contato. Abraços
[32] Comentário enviado por cainf em 15/02/2011 - 21:06h
Ja achei era nas configurações do programa la tem se pede ou nao a confirmação, agora so preciso ver para acessar mesmo que o usuario não digite a senha pois até entao so funciona depois que o usuário logar, abraço