Quem nunca abriu o Thunderbird, o Evolution ou outro cliente de email que não o Outlook e se deparou com um anexo chamado "winmail.dat", o qual você não consegue abrir? Neste artigo irei demonstrar como fiz para converter este anexo novamente para o formato enviado pelo remetente.
O que demonstrei neste artigo foi uma maneira que encontrei de facilitar as vidas do Administrador de Rede e dos usuários; existem outras maneiras de fazê-lo, mas esta foi a que mais fez sentido ao ambiente que eu suporto.
Qualquer pessoa é livre para utilizar a mesma solução, se lhe for útil, lembrando que talvez não seja a melhor opção para seu ambiente; utilize com moderação, faça testes e, principalmente, backup das configurações antes de qualquer nova implementação.
Caso perceba que pode acrescentar algo à este tutorial, convido-o a postar suas experiências através de comentários ou escrever um novo artigo; como diz o Mestre Jedi Cabelo: cooperar é melhor do que competir.
Por fim, existe um "ticket" aberto junto ao desenvolvimento do Thunderbird para incluir o suporte à arquivos TNEF; não sei como funciona a seleção de features para inclusão em novas versões, mas talvez um número expressivo de "votos" para incluir este suporte faça-os abraçar esta idéia.
[4] Comentário enviado por paulorvojr em 13/05/2009 - 12:55h
So a microsoft para complicar a vida, o que estava tudo certo vem ela e complica, concordo que a ideia é boa, os winmail.dat (tnef) é usado para preservar a estrutura da formatação do email, cores, fonte, imagens, anexos tudo, e com isso ele gera um pacote e cria um extensão, so que a mancada ou MARKETING da microsoft é crio uma extensão que somente outlooks 2003, exchanges e outlooks da vida entendem, ai o nosso pobre postfix, sendmail, qmail não entende e temos que criar formas para ajeitar.
Bastava a microsoft ser amiga e criar um tipo de arquivo ou ideia que fosse compativel com tudo, é o que a maioria de softwares livres fazem, a ideia de hoje é compatibilidade e portabilidade, viver isolado da problema.
bom artigo !! uso postfix e ja usava esse método do perl dos cban.com