Me sinto honrado pelo primeiro artigo aqui no VOL e, espero a compreensão dos demais membros e porque não dos leitores, por erros que eventualmente ocorram neste artigo.
Elive é uma distribuição Linux baseada na Debian
GNU/Linux e com características gráficas bastante agradáveis, pois se não já bastasse ter como padrão a beleza do gerenciador de janelas
Enlightenment, mais conhecido como e17, os seus desenvolvedores capricharam na customização, chegando a tal ponto de alguns usuários mais apaixonados vibrarem quando carregam as primeiras imagens da Elive no PC.
Deixando a emoção de lado, é bom citar que os seus desenvolvedores conseguiram atingir o ponto ideal de três coisas importantíssimas para o sucesso de uma distribuição
Linux, ou seja, a leveza, a beleza e a quantidade de aplicativos e ferramentas necessárias para a tarefa diária do usuário, tudo isso sem poluir muito o ambiente gráfico.
A distribuição
Para conhecer mais detalhes da Elive acesse a homepage
www.elivecd.org. O download da versão estável, ou seja a Topaz, é feito pelo os seguintes endereços:
ISO
http://elive.cmhacks.com/stable/elive_2.0_Topaz_new-kernel_up002.iso
TORRENT
http://linuxtracker.org/download.php?id=7e9687659ebb4ad45e3774622db6a809fc0b6e06&f=elive_2.0_Topaz_new-kernel_up001.torrent
A versão Elive Topaz 2.0 pode ser usada gratuitamente em live-cd. Para instalar no HD o usuário deve prestar uma pequena contribuição a comunidade, divulgando a Elive em sites mundo a fora, mas se o usuário não tiver tempo ou for daqueles um pouco preguiçoso, pode fazer uma doação para seus desenvolvedores de USD 15 que receberá o módulo para completar a instalação. Se o usuário não tiver tempo ou coragem e nem dinheiro, a Elive não vai privar você de conhecê-la, restando a opção de instalar uma outra versão não tão estável quanto a Topaz, como a Zeitgeist.
Módulo da instalação
O processo de gravação da imagem das principais distribuições Linux é bem simples, como também o seu uso como live-cd, por isso não vou me aprofundar e fazer um passo-a passo do assunto, apenas abordar aqui o tratamento do module-install, mas quem ainda tiver dificuldades existe um vasto conteúdo para pesquisa na internet sobre o assunto.
Depois de baixar e gravar a imagem iso, ao iniciar o CD aparece quase que instantaneamente uma tela de escolha do idioma, em seguida escolha a opção "Elive Normal Mode".
Escolha as opções para habilitar suporte ao sistema de arquivos NTFS (Full Enable NTFS with write support), em seguida "Install Elive", clique em aceitar, selecione "ic" quando perguntar a sua resolução, agora a parte que me impressionou, ela reconheceu o driver de vídeo e pergunta se quer instalar a versão mais recente "version nvidia-new", clique em aceitar, no meu caso a versão instalada foi a 185.18.36-2.
A Elive está carregada e pronta para ser usada em live-cd.
Para instalar no HD clique no botão da figura abaixo:
Selecione a opção 2, ou seja, "Modo fácil, apenas com algumas perguntas".
Ajuda extra na instalação pressione OK.
Cita a necessidade da doação e se o usuário não tiver condições existe outras alternativas, pressione "OK".
Na próxima aba o usuário pode escolher um particionador ou a opção de disco já particionado se o mesmo tiver particionado. Em seguida você escolhe a partição que deseja instalar a Elive.
Preste atenção nesta aba, se você já obteve o módulo através de doação ou ajudando na divulgação da Elive, escolha a opção 2. Eu já! Se não escolha "1. Obter o módulo" e você será redirecionado a homepage da Elive para fazê-la.
Com o módulo, o usuário indica a sua localização podendo completar a instalação.
Conclusão
Realmente a Elive é bem trabalhada e mostra ser robusta e estável. O kernel 2.6.30.9-elive-686 se mostra eficaz com aquela gama de hardware mais complexo.
Embora a maneira que seus desenvolvedores arranjaram para conseguir doações gere uma certa polêmica, é bom lembrar que ser livre não significa sempre ser gratuito, mas este é um assunto para ser discutido em uma outra ocasião e, também não tira o seu bom conceito de beleza, leveza e praticidade.