Sem dúvida que é um marco para o mundo open source. Publicada por Eric S. Raymond e traduzida para o português por Erik Kohler, A Catedral e o Bazar conta toda a história e os primeiros passos do movimento Open Source.
Eu analiso um projeto bem sucedido de código livre, o Fetchmail, que foi executado como um teste deliberado de algumas teorias surpreendentes sobre a tecnologia de programação sugerida pela história do Linux.
Discuto estas teorias nos termos de dois estilos fundamentais diferentes de desenvolvimento, o modelo "catedral" da maior parte do mundo comercial contra o modelo "bazar" do mundo do Linux. Mostro que estes modelos derivam de suposições opostas sobre a natureza da tarefa de depurar o software.
Faço então um argumento sustentado na experiência do Linux para a proposição que "Dados bastante olhos, todos os erros são triviais", sugiro analogias produtivas com outros sistemas auto-corrigíveis de agentes egoístas, e concluo com alguma exploração das implicações desta introspecção para o futuro do software.
Este artigo é uma tradução do clássico documento "A catedral e o bazar", que pode
ser encontrado em sua forma original em:
[8] Comentário enviado por fabio em 10/11/2006 - 12:03h
Fala GNU, neste caso apóio a publicação aqui no VOL. Motivo: a tradução está publicada no Geocities.
Possíveis problemas:
1. Geocities é beeeem mais lento que o VOL;
2. Vai que um dia a conta deixa de existir ou o artigo sai do ar.
Defendo que um texto, principalmente os úteis, estejam sempre espelhados em mais de 1 site, pois tudo nessa vida tem princípio, meio e fim e isso também vale para sites. É mais ou menos o conceito de mirrors de pacotes de distros, se só houvesse um, quando o servidor cair fica todo mundo na mão :)
[9] Comentário enviado por User-kuruma em 10/11/2006 - 14:23h
Excelente, esse texto tem aplicação não só na área de software, mas também traz lições para criação e desenvolvimento de projetos de outras áreas. As lições que se pode extrair do texto tem aplicação nas mais diversas áreas de produção e desenvolvimento de serviços para a sociedade em geral.
[11] Comentário enviado por yetlinux em 12/11/2006 - 23:36h
E como alguns já escreveram por aí, não aqui, que o site Domínio Público estaria com o pé na cova, nada melhor que relembrar o que ele pode ter de útil.