Escrita de um número em octal na tela em Assembly Puro para Linux 64 bits (GNU Assembler)
Este pequeno programa em Assembly tem uma antiga versão em formato de 32 bits: http://www.vivaolinux.com.br/script/Escrita-de-um-numero-em-octal-na-tela-em-Assembly-Puro-para-Linux-x86-(GNU-Assembler)/ Esta versão está no formato 64 bits, para criação de objeto e linkedição em formato ELF64. De modo semelhante à primeira versão, o código usa a pilha para a reordenação dos dígitos após a sequência de divisões. Também foi escrito para usar variáveis globais, que não são tão adequadas ou elegantes como variáveis locais ou a pilha, visando facilitar a compreensão e dar uma visão mais intuitiva ao programa. Conforme os restos sucessivos são obtidos, são empilhados, sendo ainda acrescidos do endereço inicial da string "digit", de modo que o valor empilhado aponta exatamente - é um endereço de memória, um ponteiro mesmo - para o dígito que será impresso. Conforme vão sendo desempilhados, os dígitos são impressos. O último item desempilhado é um ponteiro para o caractere "new line" armazenado ao final do código. Este caractere identifica o fim da escrita dos dígitos, feita através de um cmp (comparação). As diferenças entre a versão de 32 bits e a de 64 bits são notadamente visíveis no uso das interrupções, modo de chamá-las e registradores. - Interrupção de escrita 32 bits: 4 - Interrupção de escrita 64 bits: 1 - Interrupção de encerramento 32 bits: 1 - Interrupção de encerramento 64 bits: 60 - Chamada de interrupção 32 bits: "int 0x80" - Chamada de interrupção 32 bits: "syscall" - Registradores usados no código com interrupções de 32 bits: eax. ebx, ecx, edx - Registradores usados no código com interrupções de 64 bits: rax. rdi, rsi, rdx No caso dos registradores, percebe-se que em 64 bits houve uma pequena mudança na analogia usual.
Por: Perfil removido
Firewall para web server
Esse é mais um simples script para ser usado em servidor web, dá pra ter uma ideia do que usar e talvez do que não usar.
Por: Perfil removido
Escrita de número em hexadecimal em Assembly Puro para Linux 64bits (Nasm - Netwide Assemble)
A primeira versão deste código foi publicada no formato de 32 bits: http://www.vivaolinux.com.br/script/Escrita-de-um-numero-em-hexadecimal-na-tela-em-Assembly-Puro-para-Linux-x86-(Nasm-Netwide-Assemble/ Esta versão foi criada no formato de 64 bits, para criação de objeto e linkedição em formato ELF64. Semelhante ao outro, este código utiliza-se da pilha para a reordenação dos dígitos após as divisões sucessivas. Também escrito para usar variáveis globais, não tão adequadas ou elegantes como variáveis locais ou a pilha, visando facilitar a compreensão uma visão intuitiva do programa. Conforme os restos das divisões são obtidos, serão empilhados, sendo acrescidos do endereço inicial da string "digit", de modo que o valor empilhado aponta exatamente - é um endereço de memória, vulgo ponteiro - para o dígito que deve ser impresso. Conforme são desempilhados os valores, os dígitos vão sendo impressos. O último item a ser desempilhado é um ponteiro para o "new line" armazenado ao final do código. Este caractere identifica o final da escrita dos dígitos, feita através de um cmp (comparação). As diferenças entre a versão de 32 bits e a de 64 bits ficam visíveis no uso das interrupções, chamadas de interrupções e registradores. interrupção de escrita 32 bits = 4 interrupção de escrita 64 bits = 1 interrupção de encerramento 32 bits = 1 interrupção de encerramento 64 bits = 60 chamada de interrupção 32 bits = "int 0x80" chamada de interrupção 32 bits = "syscall" registradores usados no código com interrupções de 32 bits = eax. ebx, ecx, edx registradores usados no código com interrupções de 64 bits = rax. rdi, rsi, rdx No caso dos registradores, percebe-se que em 64 bits houve uma pequena mudança na analogia usual.
Por: Perfil removido
Criando usuário no sistema operacional Debian 8
Script básico para adicionar usuário no sistema operacional Debian 8 "Jessie", no qual pergunta qual o nome do usuário e login.
Por: Perfil removido
Listando processos via /proc/PID
Esse script lista os processos via /proc/.
Por: Perfil removido
Atualizando o Passado: Linux no Lenovo G460 em 2025
aaPanel - Um Painel de Hospedagem Gratuito e Poderoso
O macete do Warsaw no Linux Mint e cia
O que você quer para sua vida ao usar o Linux?
Visualizar arquivos em formato markdown (ex.: README.md) pelo terminal
Dando - teoricamente - um gás no Gnome-Shell do Arch Linux
Audio intermitente xubuntu notebook positivo c14 vision (0)
Encontrar o comando completo de uma janela [RESOLVIDO] (2)
Instalação de Ubuntu em SSD (interno) como se fosse um dispositivo ext... (2)
Zorin OS - Virtual Box não consigo abrir maquinas virtuais (10)