Criptografando arquivos para enviar pra sua nuvem
Copie somente os arquivos importantes que você deseja criptografar para ~/pranuvem e os que não precisar de criptografia você copie direto para o diretório da sua nuvem facilitando assim os acessos aos mesmos já que não estão criptografados. Após ser criado o arquivo criptografado bkp*.tgz.enc, o arquivo tgz será excluído e o arquivo criptografado será movido para o diretório da sua nuvem e todos os arquivos do diretório ~/pranuvem serão excluídos pois os mesmos arquivos existem nos diretórios de origem do seu computador, onde este diretório servirá apenas com ponto intermediário dos arquivos a ser enviado para a nuvem e para criar a listagem dos conteúdo do arquivo criptografado, pois se você tiver vários pacotes criptografados com muitos arquivos dentro ficaria muito difícil recuperar um arquivo tal deste pacote da nuvem sem saber em qual pacote o mesmo está no caso de existir muitos pacotes criptografados na sua nuvem. Abaixo um exemplo do conteúdo do arquivo filelistnuvem.txt dos 2 primeiros backups de teste enviados para a nuvem: Backup 1: Qui Jul 9 21:21:52 AMT 2015 36K ./Sem título 1.odt 12K ./my torre de hanoi.jpg 24K ./fundo.png 5,6M ./games/racers.swf 5,6M ./games 40K ./postar.odt 252K ./Transportando arquivos com segurança no pendrive com Cryptkeeper.odt 5,9M . 5,9M total Arquivo de backup: 5,9M bkp-09-07-2015-21;21;52.tgz.enc Backup 2: Qui Jul 9 21:32:56 AMT 2015 8,0K ./myfirewall 92K ./avarias.txt 92K ./varias.txt 96K ./2573tlk.jpg 292K . 292K total Arquivo de backup: 164K bkp-09-07-2015-21;32;56.tgz.enc AVISO: cuidado para não errar a repetição da senha solicitado pelo OpenSSL, pois se isto ocorrer o script pulará para a próxima ação e excluirá todos os arquivos do diretório ~/pranuvem ser ter sido criado o arquivo criptografado. Outras: Use a mesma senha em todos os pacotes criptografados para não se perder depois e utilize uma senha forte com adição de números e caracteres especiais também de no mínimo 10 caracteres.
Por: Fernando T. Da Silva
ZVideo Edição
ZVideo Edição é um conjunto de scripts feitos em Zenity para fazer screencast do desktop ou em janela com a especificação da região do desktop, facilmente usando o FFmpeg, além de fazer cortes em vídeos usando o MEncoder. Para instalar no sistema faça: # tar -xzvf zvideo-edicao-v2.tgz -C / Será criado um atalho no menu "Multimídia" como o nome de "ZVideo Edição".
Por: Fernando T. Da Silva
Montagem fácil de pendrive
Script em Zenity para montagem fácil de pendrives em Window Managers simples como WindowMaker, fluxbox, qvwm etc.. Primeiro crie o script verpen em /usr/local/bin com permissão de execução, x. Conteudo: # detectar device do pendrive inserido na porta usb dmesg | grep sdb1 | cut -c22-30 >> /tmp/pen dmesg | grep sdb2 | cut -c22-30 >> /tmp/pen dmesg | grep sdc1 | cut -c22-30 >> /tmp/pen dmesg | grep sdc2 | cut -c22-30 >> /tmp/pen dmesg | grep sdd1 | cut -c22-30 >> /tmp/pen dmesg | grep sdd2 | cut -c22-30 >> /tmp/pen Depois em /mnt crie as pastas sdb1, sdb2, sdc1, sdc2, sdd1 e sdd2. Copie o script zmontapen para /usr/local/bin. Insira o pendrive e execute o script zmontapen, escolha o ponto de montagem que tem o mesmo nome do device detectado para montar o pendrive. Notas: O script utiliza o gerenciador de arquivos xfe para abrir o ponto de montagem, altere no script pelo seu gerenciador preferido. Necessário editar o arquivo /etc/sudoers e colocar a linha: seulogin ALL=NOPASSWD:/bin/mount, /bin/umount
Por: Fernando T. Da Silva
ZVideo1.1 - Conversor de formatos de vídeo para divX
O ZVideo1.1 é um script que converte vários formatos de vídeo para divx e derivados, além de converter para outros formatos e diversas dicas na ajuda que vai além do converter vídeo. Com o zvideo não precisa mais se desgastar procurando suas anotações pra saber quais opções deve utilizar com o mencoder, já que está tudo montando no script. Requisitos é ter o mplayer com mencoder, ffmpeg, zenity e opcional Firefox para ver a ajuda. O ZVideo1.1 é composto por 23 arquivos de script separados, mas que pode ser executado pelo menu principal. Se tiver receio, consulte todos os arquivos examinando o código antes de instalar e depois pra instalar como root faça: tar -xzvf zvideo1.1.tgz -C / Ao instalar será criado um atalho no grupo Multimídia no menu de programas com o nome de ZVideo 1.1. Sinta-se a vontade para modificar os scripts a seu gosto.
Por: Fernando T. Da Silva
Montar pasta remota NFS em Zenity
Simples script em Zenity para apenas montar uma pasta remota NFS na sua rede local. Nota: Para abrir o compartilhamento remoto automaticamente com o seu gerenciador de arquivos preferido no final da linha que tem o comando mount, coloque: ; xfe "$montagem" & Onde "xfe" é o seu gerenciador de arquivos. Exemplo: sudo mount -t nfs -o soft "$servidor" "$montagem" ; xfe "$montagem" &
Por: Fernando T. Da Silva
Enviar mensagem ao usuário trabalhando com as opções do php.ini
Meu Fork do Plugin de Integração do CVS para o KDevelop
Compartilhando a tela do Computador no Celular via Deskreen
Como Configurar um Túnel SSH Reverso para Acessar Sua Máquina Local a Partir de uma Máquina Remota
Configuração para desligamento automatizado de Computadores em um Ambiente Comercial
Compartilhamento de Rede com samba em modo Público/Anônimo de forma simples, rápido e fácil
Cups: Mapear/listar todas as impressoras de outro Servidor CUPS de forma rápida e fácil
Criando uma VPC na AWS via CLI
Tem como instalar o gerenciador AMD Adrenalin no Ubuntu 24.04? (7)