Backup Database MySQL Automatizado
Backup em shell script automatizado para banco mysql. Essencial para quem tem muitas databases para fazer backup. ---Script-Backup-Database-MySQL --Th14go-- Script para backup de várias databases MySQL do mesmo servidor, contém informações em todo seu escopo, o backup é executado utilizando o mysqldumb do próprio MySQL, após ocorrer o backup de todas as databases, é iniciado o processo de compactação. É gerado LOG de backup e compactação para auditoria de execução do script posteriormente, fique a vontade em dar dicas e melhorar o script. Editar variáveis: #Variáveis para SQL dos BCK #Variáveis do MySQL# #Databases# git clone https://github.com/Th14go/script-bck-mysql ./script-bck-mysql Rotina de Backup - Crontab $ crontab -e (inicia tarefa com o agendador de tarefas crontab, em "root") 00 19 * * * /bck-bases-mysql.sh #Backup será executado todos os dias as 19:00hr Para garantir reinicie o serviço do crontab: # service crontab restart
Por: Thiago Henrique Lopes
Backup Database Firebird
Backup de Database Firebird, utilizando o gbak e shell script. Criamos o script para backup de banco e compactação e remoção de arquivos antigos, após utilize o cron para agendar seus backups conforme sua necessidade. O backup e log é feito em máquina remota, utilizando o protocolo rsync para transferência. Se não sabes como utilizar o backup remoto, procure sobre como editar o FSTAB aqui mesmo na comunidade Viva o Linux.
Por: Thiago Henrique Lopes
Backup Incremental com Rsync
Backup utilizando a ferramenta de linha de comando rsync. O rsync utiliza o protocolo remote-update, o que aumenta assustadoramente sua velocidade e diminui a quantidade de dados transferidos, pois são trocados entre os servidores somente as diferenças entre dois grupos de arquivos. Existem dois métodos para executar o backup rsync, uma forma segura no destino no fstab ou inseguro, apresentarei as duas formas. Dependências: # apt - get install cifs - utils --- para suporte ao cifs Verificar suporte montagem cifs: # cat /proc/filesystems | grep cifs nodev cifs (resultado se tiver suporte) Criar diretório: # mkdir /mnt/backup Editar FSTAB: # nano /etc/fstab Forma insegura: //10.9.1.100/backup /mnt/backup cifs username=user,password=senha,user,dir_mode=0777,file_mode=0777 0 0 Desta forma fica visível no fstab sua senha do computador da rede de destino do backup; Forma segura: # cd / # nano .pwdrsync.txt username=usuario password=suasenha chmod 600 .pwdrsync.txt //10.9.1.100/backup /mnt/backup cifs credentials=/.pwdrsync.txt,user,dir_mode=0777,file_mode=0777 0 0 Para confirmar se deu tudo certo, montar as unidades: # mount -a -> montar todas unidades.. Deverá aparecer a unidade montada com o destino remoto. Execução do script, lembrando de alterar as variáveis!
Por: Thiago Henrique Lopes
Passkeys: A Evolução da Autenticação Digital
Instalação de distro Linux em computadores, netbooks, etc, em rede com o Clonezilla
Título: Descobrindo o IP externo da VPN no Linux
Armazenando a senha de sua carteira Bitcoin de forma segura no Linux
Enviar mensagem ao usuário trabalhando com as opções do php.ini
Instalando Brave Browser no Linux Mint 22
vídeo pra quem quer saber como funciona Proteção de Memória:
Encontre seus arquivos facilmente com o Drill
Mouse Logitech MX Ergo Advanced Wireless Trackball no Linux
Compartilhamento de Rede com samba em modo Público/Anônimo de forma simples, rápido e fácil
Como abrir o pycharm no linux [RESOLVIDO] (4)
VMs e Interfaces de Rede desapareceram (12)