na minha casa ou na sua

1. na minha casa ou na sua

marcelo silva lugao
m.lugao

(usa Outra)

Enviado em 04/02/2011 - 19:25h

Olá pessoal, sou técnico de informática e trabalho por conta própria a alguns anos, sempre atendendo clientes domésticos(até porque sempre recebi muitas indicações), e nesse tempo me acostumei a trabalhar da seguinte forma:
1- carrego uma mochila enorme com várias ferramentas, cds, peças variadas para testes, hd externo para eventuais backups e etc.
2- cobro 50,00 mangos pra ir a casa do cliente tirar dúvidas, dar orçamento e etc.
3- se o problema for simples eu resolvo lá mesmo e se for cabeludo (formatação, troca de pçs. e tudo mais) eu recolho o equipamento, compro as pçs(se for o caso), faço o serviço e devolvo o equipamento.

minha pergunta é o seguinte, será que estou trabalhando errado? será que deveria me dedicar mais a empresas, para melhorar o meu ganho? será que não estou me arriscando demais com o equipamento dos clientes?


  


2. Re: na minha casa ou na sua

Rodrigo
rodrigom

(usa Debian)

Enviado em 04/02/2011 - 19:54h

Acredito que o ideal seriam as empresas, até porque uma empresa tem mais $$ que um usuário doméstico (isso varia), mas ai vem uma série de requisitos, como complexidade das tarefas, seu conhecimento se vc tem CNPJ porque geralmente empresa pede NF...

Resumindo, na minha opinião, continue atendendo usuários doméstico, e vá "garimpando" as empresas para ver até onde pode ir.

Beleza, Até logo.


3. Re: na minha casa ou na sua

Andre
sayrus

(usa Debian)

Enviado em 04/02/2011 - 19:56h

Suas perguntas são simples de responder:SIM para todas, já perdi meu tempo com clientes domésticos,parte para empresas mesmo que é o futuro...Mas isso depende muito de lugar para lugar(financeiramente) se eu cobrar R$50,00 a visita aqui desligam o telefone na minha cara.Isso você tem grande vantagem.

Quero começar com VOIP aqui somente para empresas,porque olha só,vende para 3 casas o serviço da o mesmo valor de um empresa pequena ou ate mais,é não tem aquela historia "posso pagar depois?".E assim que eu penso,falouuu


4. Re: na minha casa ou na sua

Andre
sayrus

(usa Debian)

Enviado em 04/02/2011 - 20:06h

Sobre o cnpj citado acima,eu tenho aquele empreendedor individual,pago R$64,00 por mês e já me abriu muitas portas que antes paravam quando me perguntavam se eu tinha cnpj.Ainda mais como você não paga seguro etc,com cnpj vai ficar melhor,seus direitos e como de uma empresa quando contrata um profissional.

Boa sorte!


5. Re: na minha casa ou na sua

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 04/02/2011 - 20:32h

Se você consegue tirar um salário de mais de 3.000,00 com seus clientes domésticos, recomendo-lhe continuar como está. Esse é o "rendimento pessoal" de um técnico free lancer (empreendedor) no Rio de Janeiro (mas não o seu "salário", se ele for empregado, que é cerca de 4 vezes menor).
E isso corresponde a atender a 60 clientes por mês, a média geral de atendimentos realizados por um técnico, empregado ou não (alguns atendem eventualmente mais que isso).
Com diz o velho ditado, "em time que está ganhando não se mexe".
Essa jogada do MEI (Micro Empreendedor Individual) é uma boa, porque você mata vários coelhos com uma paulada só.
Passa a ter CNPJ, inscrição do INSS, direito a aposentadoria (sempre com o mínimo de 180 contribuições) e paga uma quantia razoável mensalmente.
Apenas tem de tomar cuidado para não exceder o limite anual de 30.000,00 mas isso é bem fácil de controlar.

Quanto a se "arriscar demais com o equipamento dos clientes", se os gastos estão fugindo ao seu controle, é hora de repensá-los. Porém se não estão fugindo, pode continuar como está. De qualquer forma, você sempre precisará ter alguma boa reserva de capital para cobrir "acidentes dispendiosos" (fritar a motherboard ou crashar o HD do cliente, por exemplo). Deve ser um dinheiro guardado em algum lugar que você não pode mexer "nem que ronque trovoada"...
Ao final de um ano, deverá sobrar alguma coisa desse dinheiro. Se sobrar muito, você poderá até mesmo comprar um presente para si próprio, mas se você tiver que mexer muitas vezes no dinheiro então é sinal de que alguma coisa está andando de forma errada.


6. na minha casa ou na sua

Edwal F. Paiva Filho
nicolo

(usa Ubuntu)

Enviado em 05/02/2011 - 12:47h

Só você pode responder a sua pergunta.
Se você consegue entrar na casa dos bacanas e ainda obter indicação de um cliente para outro, você é muito especial.
Isso é um nicho onde poucos conseguem entrar. Ter cliente particular é um luxo até para médicos bons.
Os clientes particulares pagam mais que os convênios e trabalhando direto para o cliente você não em patrão, ou você é o patrão.
Isso não exclui você de ter um registro de PJ (Pessoa jurídica e trabalhar para empresas).

2-Compare quanto você ganha e quanto ganharia se trabalhasse para empresa.
Outra coisa, cliente particular é difícil de obter, a concorrência é pequena porque prevalece a relação de confiança.


7. Re: na minha casa ou na sua

marcelo silva lugao
m.lugao

(usa Outra)

Enviado em 06/02/2011 - 23:25h

Olá pessoal,
uma coisa que sinto muita falta desde que comecei a trabalhar por conta própria, foi esse dialogo com outras pessoas da mesma área ou de outras áreas, mas que tenham isenção sobre o assunto.
trabalhei como suporte técnico(faz tudo) em um hospital onde cuidava da rede, servidor, manutenção das máquinas e etc. Por isso hoje penso em trabalhar também( ou somente ) com empresas.
Ao Rodrigom e ao sayrus, acabei de fazer o mei(micro empreendedor individual) mas nunca utilizei pra esse fim e não sei como chegar e nem como é o trabalho com empresas. O que sei é que talvez tenha que fazer um p à p, combinar quantas vezes por mês irei até lá, quantas vezes vou dar suporte remoto e quanto eu vou cobrar por mês e quanto para deixar a estrutura pronta para o suporte, fazer um contrato e ver o bicho que dá.
Teixeira, eu simplesmente não consigo atender bem, mais de dois clientes por dia e nem muito menos eu não consigo ter 60 clientes pra atender
se bem que eu gostaria muito de aprender. Eu hoje atendo de 1 a 2 clientes por dia e cobro 50 mangos só pra ir até lá e dar o orçamento(o serviço eu cobro separado), cobro 100 mangos uma formatação (com limpeza incluso), mas não dá (pelo menos eu acho) pra cobrar mais de 20 em um pc que parou de funfar por causa de uma sujeirinha.
nicolo nem todos os meus clientes são da sona sul(sona chique aqui do rio) tenho cliente que mora na sona norte mas que me chama uma vez na vida e outra na morte..... ai fica realmente dificil de fechar as contas as vezes.
valeu pessoal vamos falar mais aiiii


8. Re: na minha casa ou na sua

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 07/02/2011 - 08:37h

Não é difícil chegar lá.
Se você atende BEM de 1 a 2 clientes por dia, pode perfeitamente aumentar essa faixa para 1 a 3 clientes por dia, o que possivelmente estenderia seu universo para perto de 90 clientes x R$ 50,00 x 30 dias = R$ 4.500,00 mensais.
No entanto você estaria sacrificando eternamente o seu domingo.
Se você for EMPREGADO de uma assistência técnica, notará que terá muito mais clientes a atender, com um salário médio de R$ 750,00 (e que não muda, mesmo que você atenda a um milhão de clientes) portanto, o empregador é quem "garimpa" os clientes da empresa.
Como free lancer você terá de garimpar também - afinal você é o seu próprio patrão.
Os contratos de manutenção preventiva normalmente incluem UMA visita mensal ao cliente e são cobrados por máquina (ou grupo de máquinas, tipo "PC + monitor + impressora") e essa manutenção inclui higienização periódica, reconfiguração, backup, remoção de virus, coisas assim.
Dessa forma, um só cliente pode remunerar a você como se fossem dois ou mais clientes.
Minhas recomendações são:
- Evite tanto quanto possível sacrificar seus sábados e domingos. Programe-se para trabalhar 20 a 25 dias no mês, e para isso elabore seu orçamento de forma que você possa ganhar um rendimento satisfatório nessa quantidade de dias.
- Não deixe jamais a qualidade do seu serviço cair.
- Caso seja REALMENTE necessário, trabalhe aos sábados.
- Não deixe de fazer alguns cursos no Sebrae.
Eles o auxiliarão bastante a gerir o seu negócio próprio sem gerar despesas desnecessárias, e a ser bastante objetivo.


9. Re: na minha casa ou na sua

Ricardo Lino Olonca
ricardoolonca

(usa Debian)

Enviado em 07/02/2011 - 13:50h

No começo da minha carreira eu atendia muitas passoas e tinha uma tabela de preços fixada. Pensei em sair da empresa onde trabalhava para abrir um negócio próprio. Mas faltou coragem.

Anos mais tarde, quando sai da empresa depois de 15 anos, Fui trabalhar como PJ em um grande jornal. As pessoas que eu atendia começaram a me indicar para pequenos escritórios de conhecidos. Aos poucos fui aumentando o meu leque de clientes, e hoje já possuo como clientes empresas com mais de 60 computadores.

Resolvi dar foco somente em serviços de rede e segurança. Manutenção em micro eu acabo indicando outros colegas. Costumo cobrar por hora ($80,00 a primeira hora e $40,00 as demais, independente do serviço.).

Voltei a trabalhar como CTL (não gostei de ter que me preocupar com as taxas da empresa), porém ainda tenho meus clientes empresa. É tanto que, micros pessoais, eu nem cobro prá arrumar. Digo "leva lá em casa". E se tiver que comprar peça eu falo "Vai na Santa Ifigênia, procura o box Tal, fala com siclano, e compra a peça X".

Agora, como já disseram, só você vai poder tomar essa dicisão.


10. Re: na minha casa ou na sua

Almir Júnior
absjunior

(usa Ubuntu)

Enviado em 07/02/2011 - 16:29h

Essa discursão trabalhar com Carteira assinado ao autonomo e bem complexa, eu axo que so você saberá o que é melhor... Você tem que pergunta a se mesmo:
Quanto tou ganhando?
Ta valendo a pena?
Os lucros sobrepoem o cansaso?
Consigo pagar minhas contas e manter um padrão de vida adequada?
Minha satisfação profissional (ou autoestima) está melhor do que trabalhando para uma empresa?
E o principal na minha opinião:
Minha vida pessoal está melhor agora do que quando trabalhava para uma empresa?

Se você responder essas perguntas acredito que vá conseguir responder sua pergunta.


11. suporte

abel celso da costa cardoso
abelccc

(usa Ubuntu)

Enviado em 13/05/2012 - 13:50h

Ola tambem sou profissional liberal e não troco minha tranquilidade de jeito algum. Vá em frente, valorize o seu trabalho, que este não faltará.

Por falar nisso estou precisando de um suporte urgente.

Em ubuntu com thin client e ltsp

Se puder me atender entre em contato comigo

Abel@abelccc.com



12. Re: na minha casa ou na sua

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 13/05/2012 - 21:02h

Eu recomendo veementemente fazer alguns cursos do Sebrae.
Não são cursos para simplesmente "encher linguiça" em um currículo, mas para dar uma perspectiva do que vem a ser o empreendedorismo, para aprender a vender, a poupar tempo e recursos, para formar preços, para se legalizar, para se preparar desde já para uma aposentadoria confortável, etc.
E alguns desses cursos são gratuitos.
Mesmo os que são pagos, valem cada centavo.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts