NoobieTux
(usa Debian)
Enviado em 15/09/2011 - 17:04h
Fala kaique.oli.94. Tudo beleza?
Cara... se você ainda conhece muito pouco de programação a primeira dica que eu te dou é COMER os livros da série ¨Use A Cabeça¨.
Sério. São ótimos livros. A forma que eles estruturam as idéias é muito massa.
Os livros ¨Head First¨ são uma série consagrada muito recomendada para iniciantes. São livros engraçados que mostram as coisas de uma forma muito descontraída. Você vai absorver muito mais conteúdo porque eles realmente se preocuparam em criar um esquema de aprendizado elaborado nas nossas falhas de atenção. Eu recomendo muito que você procure saber sobre estes livros.
Pelo que percebi você não está querendo uma intranet... Você, provavelmente, quer desenvolver uma área administrativa, algo restrito, que somente certas pessoas podem ter acesso. Isto, em partes, se parece com intranet, mas são conceitos diferentes.
Olha. De cara eu posso te dizer que os livros que você deve procurar primeiro são:
1 - Use a Cabeça – Html com Css e Xhtml -> Vai te ensinar a estruturar a parte visual do site de acordo com os padrões da W3C e outros órgãos. Uma das grandes falhas de desenvolvedores novatos é a falta de preocupação com padrões. Esse livro te ensina conceitos e técnicas muito fodas. É algo que você realmente tem que se preocupar, ainda mais com a quantidade absurda de plataformas (computadores, browsers, tablets, smartphones, tv, etc).
Um lance que você com certeza vai ter que se preocupar também é com escalabilidade e alterações futuras. Dependendo do jeito que você estrutura o seu projeto você terá muita dor de cabeça ou muita tranquilidade, se precisar alterar o projeto.
2 - Use a Cabeça – PHP com MySQL -> Um livro muito bom que vai te ensinar os principais conceitos e técnicas para o desenvolvimento de sites com PHP e com o SGBD MySQL.
Mas isso também depende da linguagem que você vai utilizar. PHP é uma linguagem consagrada. Sei lá... cerca de 80% ou mais dos sites que existem são feitos nesta linguagem.
Eu adoro PHP, apesar de certos problemas que a linguagem possui. A parte de orientação a objetos não me convence. Não consigo achar PHP elegante neste quesito, apesar de funcionar muito bem.
O fato de o livro também te ensinar a trabalhar com bancos de dados MySQL é um fator que vai contribuir muito pro seu projeto pois você já vai aprendendo direitinho como os usuários se comunicam com o banco de dados de forma transparente.
Eu recomendo que você, já que é iniciante, tente fazer o projeto usando PHP ou uma outra linguagem simples. Outra alternativa é Ruby on Rails.
3 - Use a Cabeça – Rails -> Só pra explicar, caso você não saiba: Ruby é uma linguagem muito simples e divertida. O aprendizado é rápido e o material disponível para aprendê-la tem aumentado cada vez mais. Hoje é possível encontrar sites dedicados ao ensino específico dessa linguagem como por exemplo o projeto Aprenda a Programar (sugiro que visite):
http://aprendaaprogramar.rubyonrails.com.br/
Continuando: Rails é um framework. O que é um framework? É um conjunto de soluções que aceleram e auxiliam o desenvolvimento. Por exemplo, o Rails é um framework para a linguagem Ruby (não somente Ruby, mas principalmente) que acelera o desenvolvimento de aplicações.
Este livro que estou sugerindo ensina justamente os principais pontos do framework. Se você tem alguma experiência com operações simples (C.R.U.D.) vai se espantar com o Rails. Por exemplo...
No PHP eu gasto cerca de... sei lá... 15 linhas pra fazer cada uma dessas operações.
Com Ruby on Rails eu faço um C.R.U.D. completo com 6 comandos (contando, inclusive, o comando de criação do projeto e start do servidor).
A linguagem Ruby, junto com o Rails, possuem aspectos apaixonantes. Isso sem contar que nós temos representantes do Ruby on Rails que são muito admirados lá fora como o Fábio Akita e o Carlos Brando. Só o que esses dois caras ensinam nos seus blogs já é algo que podem te fazer crescer violentamente como profissional.
Ruby on Rails vem crescendo tanto que vem sendo considerada na criação de grandes projetos. O Twitter, por exemplo, era em Ruby on Rails.
4 - Use a Cabeça – Web Design -> Se você quer fazer algo legal, bonitinho e utilizando técnicas fortíssimas para prender a atenção do usuário em determinados recursos visuais, recomendo este livro. Acredito que não seja algo muito primordial no seu projeto, mas vale a pena a leitura.
Agora... se já de cara você quer fazer uma coisa que pode virar um produto robusto e comercializável (não que os outros não possam ser) e tem tempo hábil para aprender a linguagem e as ferramentas de auxílio recomendo os livros da série para Java ou C#. (Use a Cabeça – Servelets & JSP ou Use a Cabeça – C Sharp)
Projetos feitos nestas linguagens possuem maior aceitação no mercado por serem tecnologias consagradas. Tipo... a demanda para Java e C# é muito grande e profissionais que as dominam são bastante procurados e valorizados.
Se você está começando com desenvolvimento por agora eu te dou uma idéia: Escolha uma tecnologia forte para se profissionalizar. Agarre-a com paixão mesmo e tente sempre evoluir na mesma. Participe de eventos relacionados e busque sempre as novidades que aparecem. Neguinho que domina Java, C# e C++ sempre tem emprego.
E recomendo adotar uma tecnologia secundária para projetos sazonais. Sei lá... PHP, Python (que é muito foda também), Ruby on Rails.
Sempre há demanda por projetos feitos nas mesmas.
Existe uma infinidade de linguagens e tecnologias cara. Se você aprender lógica, você será capaz de trabalhar com todas elas. Lembre-se que um profissional completo deve ser capaz de andar bem em vários cenários, portanto manjar de Gerência de Projetos e Análise de Sistemas pode te ajudar bastante, principalmente nesse sistema que você tá querendo fazer, portanto UML e Padrões de Projeto são fundamentais para uma boa esquematização dos requisitos. Existem livros da série para os dois também.
Outra coisa... se você vai fazer esse projeto provavelmente terá que oferecer algum dinamismo nas suas páginas e possibilitar que as informações estejam disponíveis ao usuário da maneira mais eficiente possível. Um bom aliado neste sentido é o AJAX, que é JavaScript com XML. Existem também livros da série Use A Cabeça para para essas tecnologias.
Use a Cabeça – JavaScript e Use a Cabeça – AJAX
Tipo... você pode pensar que é muita coisa pra estudar e aprender, mas estes livros otimizam muito o aprendizado pois eles focam muito na aprendizagem cognitiva. Eles foram escritos de uma maneira muito descontraída que te faz percorrer as páginas sem perceber. Quando você acorda simplesmente se dá conta de que aprendeu muito sem fazer quase nada de esforço.
Só para você ter uma idéia os livros são tão simples que não são recomendados como material de referência.
Se você está iniciando agora eu sugiro estes livros. Existem mais um monte de material recomendado, mas é o tal negócio... existem infinitas maneiras de resolver um determinado problema e chegar em um resultado satisfatório. Esta é a dica que eu te dou. Mas principalmente: vá com calma e tenha disciplina.
Outra coisa: você pode pensar que eu já sou programador que manjo muita coisa mas não é bem assim. Sou tão noob em programação quanto em Linux. Só estou te dando estas dicas porque já aprendi um pouquinho e posso afirmar que se você percorrer este caminho se dará bem. Eu, particularmente, tenho muita vontade de ser um bom analista desenvolvedor e até mesmo um gerente de projetos. Mas tomei a consciência disto recentemente.
Outra coisa: eu tenho alguns projetos desenvolvidos. Se quiser posso te ajudar te passando alguns códigos. Eu recomendei mas não li todos estes livros. Sei que são bons porque muitas pessoas me recomendaram. A gente pode ler e aprender junto, trocando idéia e tals.
Bem... é isso. Não vou prolongar mais porque já falei bastante e, pelo visto, você tem muito material pra ler. XD
[]'s ... =)