netonardin
(usa Arch Linux)
Enviado em 03/01/2012 - 21:50h
Ubuntu:
pros: Bonito, reconhece muito bem hardware, não costuma dar problemas e é feito para desktop.
contras: anda caminhando para uma interfasse mais parecida com windows ou mac, ou seja, mais travada em termos de customização, alem do que os programas rodam com menas performance, acredito que seja porque tenha muito modo grafico, e é mantida por uma empresa.
Mint:
pros: Bonito, tem varios DEs, resolveu a "lerdeza" do ubuntu criando uma variante baseada no debian, é mantida por uma comunidade, está tentando criar soluções para os "problemas" do novo gnome3.
Contras: A versão com lxde, por exemple inicia com 300mb de ram pelo o que eu ouvi falar, fora isso sem muitos contras, é um projeto receptivo, tanto que acolheu o mate, fork do gnome2.
Debian (stable, versão oficial):
pros: Muito estavel, busca ser o mais universal possivel, podendo ser usado em quase todo tipo de pc (até em xbox), anda tentando acolher desde o usuario novato (metodo de instalação grafico, por exemplo) até os mais experiente, excelente para servidore, um repositorio "mais maior de super" grande, anda buscando variabilidade, tanto que existe uma versão com kernel do freebsd.
contras: Não costuma funcionar bem no meu pc, não sei porque, mas normalmente suas variantes (LMDE #!) costumam travar durante o boot, enfim isso é problema meu. O debian é A distro, tanto que é uma das mais antigas e continua sendo muito usada, é um modelo a se seguir a respeito do que é uma distro linux e do que é o linux em si tambem.