meinhardt_jgbr
(usa Debian)
Enviado em 31/01/2010 - 16:57h
As placas Atheros foram por um bom tempo uma boa dor de cabeça para seus usuários em Linux.
Busquei por mais de 6 meses, soluções para o caso da Atheros ar5007eg que vem neste NoBo (Acer Aspire 5570z), pois até a versão de kernel 2.6.28 e em algumas distros, ainda na 2.6.27 o suporte nativo a essas placas wifi não estava disponível.
Entendo que o Ubuntu Jaunty veio por padrão com kernel 2.6.26 ou 2.6.28.
Até começar a usar distros com kernel 2.6.28 em diante, somente consegui resolver o problema de ativação do wifi neste NoBo Acer, fazendo a recompilação do módulo madwifi apropriado para esta placa.
Embora o termo recompilação do kernel possa parecer assustador e complicado, na verdade neste caso não é.
Atualmente entretanto existem soluções muito mais práticas. Basta usar alguma das distros de versão mais nova, que já vem com kernel da fornada do 2.6.30, 31 cujo suporte nativo a placas wifi é muito mais amplo e o seu problema estará resolvido. Não será preciso preocupar-se com modulos / drivers em lista negra, ou mesmo recompilações de kernel.
No seu caso, partiria não para uma atualização do Ubuntu do Jauntuy J (JJ) para o Karmic K (KK), porém uma instalação limpa da ultima versão. Aparentemente, dependendo do hardware usado, algumas atualizações tem dado problemas, sendo mais aconselhável a instalação a partir de zero. Você pode confirmar isto pesquisando entre os posts aqui no VOL mesmo.