Buckminster
(usa Debian)
Enviado em 28/11/2013 - 00:35h
Você repetiu teu tópico?
Tem um outro tópico teu igual a esse com 15 respostas, inclusive a minha abaixo.
Quando eu comecei a estudar Linux também tinha somente um PC. Quebrei a máquina umas 30 vezes e cada vez tinha que formata-la. Mas não pode desistir.
Veja bem, você tem somente um PC, instale o Linux em dual-boot para testes. Ou instale dois Linux, um para seu uso pessoal e outro para testes. Escolha uma distribuição que mais lhe agrade. Recomendo começar com Debian. Dizem que Debian é para usuários avançados, porém eu discordo. Ou escolha uma distribuição que mais lhe agrade.
Para quem está querendo aprender, deve usar o Linux mais na linha de comando do que na interface gráfica, principalmente para servidores.. Só assim você começará a entender não só o funcionamento do Linux, mas de informática de um modo geral.
Vá lendo as apostilas e executando os comandos na prática. Execute um comando e veja o que ele faz. E faça anotações, isso é muito importante. Tenho aqui pilhas de cadernos com anotações.
Não tente no início decorar comandos, primeiro você tem que entender o quê o comando faz.
Entre nos arquivos, faça uma bagunça geral. Se o sistema não inicializar, formate e comece de novo. Afinal, é para testes mesmo. Na próxima vez você saberá o que fazer e o que não fazer.
Lembro que uma vez "fritei" um processador para ver até que temperatura ele aguentava (na época os processadores não tinham dispositivos de segurança contra aquecimento). Fiquei dois meses sem computador até poder comprar um processador novo. Nunca mais fiz isso.
Não estou dizendo para você fazer a mesma coisa. Mas para trabalhar com informática o cara deve ter paciência e persistência. Ninguém nasce sabendo. Todo e qualquer aprendizado demanda tempo.
Eu mesmo não gosto dessas definições de usuário iniciante, intermediário e avançado.
A informática de um modo geral é um campo muito vasto. O cara pode ser um "tampinha" em redes, mas pode ser uma negação em programação.
Sugiro você ir aprendendo os conceitos básicos primeiro de hardware e software. Mexa no BIOS da tua placa-mãe. Em relação a isso a única coisa que recomendo a não fazer é atualização de BIOS, pois você pode perder a placa-mãe.
Em relação a software vá lendo sobre conceitos básicos como Lógica de Programação, vá lendo sobre como funciona o Linux, sua estrutura de arquivos, etc.
Na prática o que você deve fazer é "fuçar" no sistema. Ninguém aprende somente lendo apostilas senão colocar os comandos em prática para ver o que eles fazem.
Instale programas, se a instalação não der certo na primeira vez, desinstale e comece do zero. Sempre fazendo anotações para lembrar o que você já fez, isso é muito importante.
Faça pesquisas no Google, hoje em dia a informática é praticamente autossuficiente em informações. Você encontra praticamente de tudo na internet.