Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 18/02/2011 - 12:07h
@pinduvoz:
"Os computadores não são vendidos sem SO porque é preciso saber se eles funcionam".
Nem sempre foi assim.
Nos tempos do XT, em alguns casos o sistema operacional vinha separado e TODOS os PCs funcionavam e tinham garantia de fábrica.
Acho importante frisar que o hardware desses PCs baseados nos processadores a partir do 8086, 80286, 80386, 80486, Pentium e seus derivados DEVE SER 100% COMPATÍVEL com o padrão industrial conhecido como "IBM-PC", senão serão apenas "clones" (tradução: "hardware pirata").
Vemos portanto que hardware compatível não com esse padrão, mas com o suposto "padrão Microsoft" a rigor nem sequer deve ser considerado, pois EXISTEM PATENTES ENVOLVIDAS, as quais vem sendo infringidas há muito tempo.
De forma análoga, um automóvel poderia ser vendido sem gasolina alguma, e mesmo assim ele teria de ter garantia de fábrica no sentido de que, desde que se colocasse gasolina (de qualquer marca, aditivada ou não) e houvesse paciência para esperar que ela fluisse por todos os dutos necessários até finalmente chegar ao carburador, o carro funcionaria com perfeição.
Também de forma análoga, o PC está sendo tratado como um automóvel que já vem com o tanque mais ou menos cheio de um determinado tipo gasolina que o comprador - por força de uma tal de EULA - não pode mudar, e cujos aditivos obrigatórios custam rios de dinheiro.
Acho que é por aí.