lcavalheiro
(usa Slackware)
Enviado em 18/06/2013 - 12:31h
izaias escreveu:
Para quem usa o Ubuntu em portáteis, é necessário sim. Não tenho portáteis, mas quem usa diz que a memória SWAP é usada quando o note/netbook entra em suspensão/hibernação.
Para criar a SWAP, use o GParted. Geralmente usa-se a mesma quantidade de RAM, mas uma partição de 2 GB está ótimo. Depois de criada, no próprio GParted, dê um clique direito nela e marque a opção para ativar a SWAP.
Complementando o que o amigo Izaías disse...
1) A swap é necessária sempre, pois ela faz o mesmo trabalho que o arquivo de paginação de memória do Windows faz. Ou seja: ela é o despejo para todas as tarefas secundárias em execução na memória. Assim, se de repente você inventa de editar um vídeo, por exemplo, o que é uma tarefa que exige muito da máquina, o sistema vai mandar tudo aquilo que não for importante pra swap para liberar o máximo de memória possível pra sua brincadeira.
O que não é necessário é que a swap seja uma partição. Você pode criar um arquivo swap com os comandos
# dd if=/dev/zero of=/mnt/swap bs=1M count=1024
# mkswap /mnt/swap
# swapon /mnt/swap
Esses comandos criam um arquivo swap de 1GB, para alterar o tamanho do arquivo swap altere o valor do parâmetro count. Adicione sua nova swap ao /etc/fstab:
/mnt/swap swap swap defaults 0 0
Perceba que por este método você não precisará do GParted.
Particularmente eu prefiro criar em uma partição do que em um arquivo por conta de segurança e estabilidade, mas aí é gosto e gosto é que nem cotovelo: cada um tem os seus e todos tentam lamber quando alguém lhes diz que isso é impossível.
2) Em portáteis ela é a responsável por sua hibernação, e nesse caso não tem desenrolo: o tamanho da swap deverá ser de pelo menos o dobro da RAM instalada. Se vai ser uma partição ou um arquivo, tanto faz.