Negócios [RESOLVIDO]

1. Negócios [RESOLVIDO]

Marcos Vinícius Dunguel Nunes
mdunguel

(usa Debian)

Enviado em 14/03/2013 - 10:52h

Qual a melhor opção para se cobrar por um serviço:
-Estipular um valor "X";
-Cobrar por Hora Técnica;
?




  


2. Re: Negócios [RESOLVIDO]

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 14/03/2013 - 11:08h

A formação de preços depende de uma série de fatores, e não há uma "receita de bolo" para isso.
Basicamente depende do tipo de serviço que você está prestando, do universo de clientes em potencial, da oferta e demanda, do local, da cidade, da concorrência, e muitos etc. etc. etc. ...
Em alguns casos será mais interessante cobrar por hora técnica, em outros por empreitada.
Para determinar a forma certa de cobrar, temos de ter um certo "faro" (se fosse o patrão quem tivesse de ter tal sentimento, nós diríamos "feeling" em vez de "faro", rsrs)
O mais importante é estabelecer um preço justo, nem que você tenha de decorar a famosa "Teoria do Preço Justo" do teólogo São Tomás de Aquino.
Basicamente essa teoria diz que o "preço justo" é aquele que satisfaz a ambas as partes.
Em boa parte dos casos, faz-se uma cobrança do tipo misto, ou seja, por hora com um mínimo predeterminado, considerando-se que determinado serviço leva em média o prazo X para ser executado.
Nesse caso há de se ter o bom senso de não cobrar por tempo demasiado em razão de imperícia.
Parte-se do princípio de que profissionais treinados realizam uma determinada tarefa em um determinado prazo (mais curto que outros tipos de profissional menos treinados) o que acaba sendo uma espécie de padrão.


3. Re: Negócios [RESOLVIDO]

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 26/03/2013 - 10:45h

O SEBRAE tem vários cursos interessantíssimos, inclusive sobre formação de preço, gerenciamento do tempo, e coias assim.
Vale a pena procurar saber mais a respeito.


4. Cobrança de Serviços

Edwal F. Paiva Filho
nicolo

(usa Ubuntu)

Enviado em 26/03/2013 - 11:31h

Se você tem o escopo do serviço MUITO BEM DEFINIDO, com incertezas muito pequenas você pode estipular o preço X, significa que é empreitada.
Você vai lucrar se gastar pouco tempo para fezer bem feito, mas vai arcar como as conseqüências se as coisas se complicarem e demorar muito.

2-Se o cliente é enrolado e não sabe o que quer, tem que cobrar por hora, não tem outro jeito. Reparos em programas, ou sistemas velhos precisa ser cobrado por hora, porque antes de abrir a lata você não sabe quantos vermes tem dentro.

3-Por empreitada só coisa que você conhece muito bem e sabe que pode deixar o cliente satisfeito com segurança, senão senta na graxa e vai acabar em encrenca.

4- POde existir um sistema misto onde uma parte muito bem definida é por preço fixo (X) e o resto por hora.

Espero ter ajudado.


5. Re: Negócios [RESOLVIDO]

Marcos Vinícius Dunguel Nunes
mdunguel

(usa Debian)

Enviado em 12/04/2013 - 09:20h

Como e quanto um consultor de TI cobra por seus serviços?



6. Re: Negócios [RESOLVIDO]

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 15/04/2013 - 12:18h

Para fazer uma tabela "a seco" baseada nos "salários pagos a profissionais de TI no eixo Rio-São Paulo" os valores estariam entre 3,00 e 63,00 a hora.
É evidente porém que um consultor freelancer não sobreviverá cobrando apenas isso, pois esses valores referem-se estritamente a remuneração de empregados, que ganham por mês, quer chova quer faça sol (algo na faixa de 700,00 a 15.000,00 mensais).

Referi-me anteriormente a procurar fazer cursos no SEBRAE.
Por que?
Para ser um consultor, alguém precisa antes de tudo de credibilidade profissional, que para todos os efeitos práticos somente é conseguida com aproximadamente 10.000 horas de trabalho e mais um currículo respeitável, atualizado e focado para as necessidades de seu público-alvo.
Para ser um freelancer de sucesso, o currículo do profissional tem de ser necessariamente bem melhor que do candidato a emprego.
Então, em primeiro lugar você tem de determinar quanto você efetivamente vale para o mercado de trabalho - e o quanto você deseja valer.
Veja bem: Simplesmente "fazer cursos" de A, B, C, D, E, F, G, etc. não é a mesma coisa que "trabalhar durante 10.000 horas" com isso que você aprendeu na escola/cursinho/faculdade.
Quem terá uma melhor remuneração por serviços de consultoria em Economia: O Prof. Dr. Delfim Neto, ou o Zé ("aluno-prodígio" recém-formado "naquela" faculdadezinha obscura e franquiada)?
Nem precisa responder, não é mesmo?

Não interessa para o mercado o que você acha que vale, mas quanto os clientes estarão dispostos a pagar pelos seus serviços.
Onde você está situado entre os 700,00 e os 15.000,00 ?

Como se vê em tese, dez consultores de TI com as mesmas qualificações poderão ter dez preços diferentes para realizar o mesmo trabalho.
E se todos hipoteticamente tiverem o mesmo preço, ganhará a concorrência aquele que tiver o melhor currículo, o que ganhar a confiança do cliente, aquele em que o cliente sentir firmeza.






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