RLFontan
(usa elementary OS)
Enviado em 24/05/2019 - 17:47h
GERMAN0 escreveu:
Tem ferramentas parecidas?
Tem, no sentido de que ambos são Linux portanto as aplicações serão muito semelhantes.
O openSUSE tem uma ferramenta diferente, que só o openSUSE tem, para administração do sistema, chamada YaST... mas para o usuário comum imagino que, para a maioria, não faça muita diferença, e seja até uma ferramenta um pouco confusa.
Além disso, se você tiver algum interesse em usar o filesystem btrfs, saiba que o openSUSE arruma isso muito facilmente pra você por padrão, com direito ao snapper configurado bonitinho no gerenciador de inicialização... mas talvez, se você for iniciante, você não precisará e talvez nem deva usar o btrfs, e sim o consolidado ext4. Apesar disso, btrfs certamente deverá ser uma mão na roda para quem quer usar o Tumbleweed.
É uma distro muito popular na Europa, aqui no Brasil nem tanto.
E portanto, a documentação e o suporte que você terá em português será um pouco menor, saiba disso desde já. Apesar disso, tem um grupo brasileiro legal e grandinho de openSUSE no Telegram:
https://t.me/opensusebr
Acham que vale a pena usá-la como distro principal?
Olha, se você gostar, sim. Certamente o openSUSE anda no meu radar pessoal para escolha de distro pessoal por exemplo, mas de uma maneira
geral talvez haja opções mais práticas, vai depender também de seu uso pessoal. Eles tem duas versões: Leap e Tumbleweed... acho isso bem maneiro... embora já tive dor de cabeça com pacotes muito antigos no openSUSE Leap, que acabaram me forçando, por razões práticas, a migrar para o Tumbleweed... a migração foi tranquila, mas não gostei de ter tido que migrar.
A versão Tumbleweed é mais estável que o Arch Linux?
Sim! Fora que se você configurar o Tumbleweed com o btrfs, ele fará snapshots de seu sistema, e caso um dia você atualize o seu sistema usando:
# zypper dup (Obs: No Tumbleweed, é este comando que deve atualizar o openSUSE! Se você usar outra comando vai dar zica!)
E o Tumbleweed quebre, é possível fazer o sistema dar um
rollback (voltar para uma imagem anterior da raiz de seu sistema, para quando ele não estava quebrado) evitando grandes dores de cabeça.
Particularmente considero openSUSE uma distro interessante, que está sim no meu radar para escolha de distros principais, que tem a vantagem de oferecer duas versões interessantes... porém, o openSUSE pode ser uma distro um tanto quanto confusa, bem como aparenta fazer o usuário passar por pequenos probleminhas que ele eventualmente não passaria em outra distro.
Obs: Recomendo ver o vídeo abaixo caso você venha a usar o btrfs.
Se não manjar de inglês, abre um tópico depois aqui no fórum sobre btrfs, que a gente troca uma ideia.